Crochê e tricô: que tal usar esses materiais de maneira moderna ou até fazer criações gigantes? Por aqui, a gente já fez uma lista de acessórios usando a técnica artesanal que até viraram tendência na decoração. A brasileira Anne Galante também apareceu em um post e provou que é mestre em transformar agulhas e linhas em tudo o que você imaginar.
Além de trazerem uma estética bacana para a casa, o tricô e o crochê dão um ar super aconchegante aos ambientes. O que antes podia ser chamado apenas de artesanato, hoje se transforma em expressão de bom gosto e estilo. A ideia está sendo usado por designers e marcas como protagonista em diversos produtos. E os maxi tricôs/maxi crochês – feitos com lãs enormes fazem bastante sucesso.
Recentemente, Veega Tankun, designer inglesa, resolveu seguir esse conceito e criar peças exclusivas. Lançou a Veega Design, sua marca independente especializada em mobiliário artesanal, iluminação e acessórios. A coleção de “móveis e acessórios que criam a sensação de um espaço confortável” destaca o uso da técnica tradicional de forma moderna, usando cores arrojadas e uma apresentação lúdica para atrair a atenção das pessoas.
O grande diferencial é que Veega mistura os fios com materiais incomuns para criar seus produtos, como borracha, papelão, feltro e cordas. A combinação de têxteis em estruturas de madeira, por exemplo, já proporciona conforto e durabilidade estrutural, como é o caso da fantástica-e-objeto-de-desejo ‘Needle Chair’ (traduzindo: poltrona agulha).
A Needlechair é feita de madeira, tricô de malha jersey de algodão e elástico – e fica linda em qualquer ambiente!
Abaixo, você confere algumas outras de suas peças para se inspirar:
Luminárias (plástico e papelão) e almofadas que misturam fios em feltro;
“O uso das cores e formas arrojadas em meus objetos sempre coloca um grande sorriso nos rostos das pessoas quando elas entram em um ambiente”, diz a designer.
Todos os produtos da Veega Design são feitos e vendidos sob encomenda. Uma pena que a artista more em Londres!