“Em primeiro lugar, nós somos muito apaixonados por Porto – é nossa cidade natal e o lugar o qual pertencemos. Em segundo lugar, acreditamos que o design é capaz de contribuir de uma maneira forte e inteligente pela cidade. Acreditamos que a comunicação visual pode superar a estética e o branding, e ter a capacidade de ajudar a criar diálogos, como um mediador junto a seus habitantes. Essa é a nossa resposta a esse desafio”.
Dezoito dias. Esse foi o tempo que o estúdio criativo Ateliê Martino&Jana levou para criar uma proposta de nova identidade para a cidade do Porto, Portugal. A concorrência acirrada acabou escolhendo o projeto da White Studio, mas esse estudo é fantástico, condizente com o briefing e com o futuro da cidade.
A agência queria ajudar a elevar a percepção de uma cidade jovem, enérgica, cosmopolita, e representar isso através do branding. Os profissionais envolvidos estudaram e se aprofundaram na história local. A metodologia de criação envolveu vários componentes visuais para criar uma espécie de “vocabulário gráfico”, que poderia ser ampliado e utilizado de diferentes maneiras dependendo do contexto.
O Ateliê Martino&Jana também considerou apresentar uma identidade diferenciada para a prefeitura, por isso os gráficos são flexíveis para serem adaptados para esta finalidade. O resultado traz uma apresentação fantástica e adequada à personalidade da cidade do Porto.
Veja a identidade criada pelo White Studio, escolhida para ser oficial.
Via.