Cheiro de gasolina, tons acinzentados, visual sem graça… bem, postos de gasolina não costumam ser muito atraentes. Mas em White City – um distrito que faz parte da grande Londres – um antigo posto abandonado está chamando muita atenção após ter recebido pinturas super coloridas com um toque de psicodelia.
A instalação, Here After, foi criada pela dupla de designers gráficos Craig & Karl e celebra a transição do local em um espaço de eventos pop-up. Esse tipo de espaço é comum na Inglaterra.
Tradicionalmente, utiliza construções vazias para exibições de arte, restaurantes e performances que duram apenas algumas horas, semanas ou que se tornam permanentes dependendo da popularidade.
A sede da emissora de televisão BBC esteve em White City até 2013. Agora, o distrito está sendo remodelado como uma área residencial, e a instalação mostra que o local pode se transformar em um destino artístico e vibrante.
Para criar os gráficos, os designers se inspiraram no esquema de cores do verso dos cartões de teste retrô da BBC, que eram mostrados entre os programas, e nas setas direcionais que orientam os motoristas dentro dos postos de combustível.
Os padrões são uma homenagem ao distrito e sua história, e como está sendo reconstruído e transformado para o futuro.
“Conceitualmente, nós gostamos da ligação entre um cartão de teste e em como isso pode se transformar em um recomeço para um posto de gasolina, uma vez que encontra um uso novo e alternativo”, disseram Craig & Karl para o site Co.Design.
“E, graficamente, suas cores fortes e o design simples combinam muito dentro do nosso mundo visual. Agora, o posto de gasolina se aposentou de sua vida funcional. Pensamos que ele deve ser apreciado e expressar isto de maneira diferente”.
Curtiu o posto colorido? Confira mais trabalhos de Craig & Karl no site e Instagram dos artistas.
Além disso, inspire-se com este outro posto de gasolina desativado na Irlanda que ganhou cores e instalações artísticas como mostramos aqui, com o trabalho do grafiteiro Maser.
Via. Fotos: Jamie McGregor Smith.