Conheça o Autorretrato de Robert Cornelius: a primeira “Selfie” (1839) do mundo
Em 2013, o Dicionário Inglês Oxford anunciou que a palavra do ano seria “selfie”. Palavra em que o dicionário definiu como “uma fotografia que alguém tirou de si, tipicamente com um smartphone ou webcam e que foi carregada em um site ou mídia social”.
Apesar da divulgação e da técnica ser bastante recente, o “selfie” em si (se definido como sendo uma fotografia que se tira de si mesmo) está longe de ser um fenômeno estritamente moderno. O autorretrato fotográfico é surpreendentemente comum quando pensamos nos primórdios da invenção da fotografia, quando era frequentemente mais conveniente e fácil para o fotógrafo agir também como modelo.
O EXPLORADOR: ROBERT CORNELIUS
Na verdade, a mesma imagem considerada por muitos como o primeiro retrato fotográfico (essa é considerada também a primeira foto de uma pessoa já tirada) também é considerada a 1ª “selfie”. A imagem em questão foi capturada em 1839 por um químico amador e entusiasta da fotografia da Filadélfia quando tinha 30 anos de idade, chamado Robert Cornelius.
Ao instalar sua câmera na parte de trás da loja da família, Cornelius tirou a imagem removendo a tampa da lente e, em seguida, correndo para o quadro, ele se sentou por entre 3 e 15 minutos diante de seu daguerreótipo, uma versão mais primitiva da câmera fotográfica, para obter a imagem. Na parte de trás da imagem ele escreveu “A primeira fotografia com luz já tirada. 1839.”
Como surgiu a primeira fotografia colorida do mundo?
PORÉM HÁ CONTROVÉRSIAS
Alguns pesquisadores, porém, sugerem que outra pessoa haveria tirado a primeira selfie do mundo e esta teria sido, na verdade, o francês Hippolyte Bayard, em 1840. Bayard alegava ter inventado a câmera antes de Henry Fox Talbot e Louis Daguerre, mas nunca foi reconhecido. Por isso, seu autorretrato é um protesto: em sua fotografia, ele finge estar se afogando.
Hippolyte Bayard foi um pioneiro da fotografia. Em 1840, Bayard criou uma cena inusitada, como forma de protesto. Seu corpo ocupa a área central da imagem. Com os olhos fechados, ele está imóvel, envolto em um lençol branco ou de cor clara, ao lado de um chapéu. O título que Bayard deu à imagem define o sentido da cena: “Autoportrait en noyé”, “Autorretrato afogado”. … Eis a impossibilidade: estaríamos diante do autorretrato de um morto ou ele luta contra seu próprio esquecimento, contra o não reconhecimento a que a Academia e o Rei, apesar de admirarem seus “desenhos”, condenaram sua invenção? (Leia mais em: Incinerrante)
A PALAVRA SELFIE
Só por curiosidade, a denominação “Selfie” surgiu somente em 2002 na Austrália. Ela é uma abreviação de self-portrait, que, em inglês, significa autorretrato. Os australianos são conhecidos por encurtarem as palavras e colocarem a terminação “-ie” em algumas delas. O primeiro registro da palavra Selfie foi em um fórum online no país em 2002.
Via.