FTCMag Cooltura Projeto fotográfico ‘On location’ registra cenas da cultura pop em suas locações reais em Las Vegas
Cooltura

Projeto fotográfico ‘On location’ registra cenas da cultura pop em suas locações reais em Las Vegas

Las Vegas é conhecida mundialmente como a cidade do pecado. O que acontece em Vegas permanece em Vegas, certo? Bem, às vezes não exatamente. Pelo menos é o anseio de Mike Chapman. O fotógrafo criou o projeto On Location, em que busca resgatar antigas locações de filmes e partes históricas da cidade, a fim de divulgá-las.

O método usado por ele é simples: Chapman imprime uma fotografia e leva até o local de gravação do longa-metragem, assim como acontece no projeto Filmography, por exemplo. Porém, Mike não explora somente a sétima arte. Outros elementos da cultura pop como ensaios de bandas, gravações de videoclipes e estabelecimentos famosos da cidade também tem espaço em sua galeria de registros.

Há dois anos eu estava online procurando por locações de filmes e algumas fotos estavam alinhadas já. Assistindo alguns filmes que se passam em Las Vegas e ao reconhecer os lugares, tive uma ideia: por que não dar início a um novo projeto? Surgia então o ‘On Location’. Eu encontro locações em Las Vegas que aparecem em vários títulos e as comparo com os dias atuais“, explica o artista.

O primeiro filme ilustrado foi ‘Se Beber Não Case’ (The Hangover) usando um iPhone 5. Porém, Mike viu que o brilho intenso da tela fez com que as imagens não pudessem ser reconhecidas. Depois dessas dificuldades técnicas, só havia uma solução: imprimir as fotografias. E assim surgiram as primeiras fotos oficiais do projeto.

Se Beber Não Case (The Hangover/2009);

 Cena do filme Amor a Toda Velocidade (Viva Las Vegas/ 1964);

O processo de criação das imagens funciona da seguinte forma:

“Eu uso todo meu tempo livre para fazer a pesquisa, pois meu trabalho me mantém muito ocupado. Uso a ferramenta de imagens do Google para encontrar lugares históricos, filmes e outras mídias e também faço capturas de DVD’s, YouTube e todo o tipo de vídeos que eu possa encontrar. Às vezes eu corto a imagem para que ela possa alinhar melhor com a locação. Usualmente imprimo cinco ou mais capturas no meu dia de folga e vou até os locais. Quando é fácil reconhecer o lugar, eu vou facilmente até lá e faço o registro, mas alguns exigem mais pesquisa.  Às vezes é frustrante, mas eu sempre me divirto procurando locações que são difíceis de encontrar”.

O projeto começou a ganhar visibilidade quando Mark fez sua primeira foto com um ensaio antigo da banda The Killers, a qual foi formada em Vegas. Depois de postar a fotografia no Instagram, não levou muito tempo para que os fãs do grupo tomassem conhecimento. As notificações não paravam de surgir. Foi aí que Chapman percebeu que deveria continuar a inspirar as pessoas.

Foto do ensaio da banda The Killers;

Mark tem recebido um feedback super positivo de seu trabalho e muitas sugestões pela cidade. Até o Nevada Film Office (Departamento de cinema do Estado de Nevada, onde Las Vegas fica localizada) tem mostrado interesse em seu trabalho.

Um ponto muito interessante do projeto é que ele não está ajudando apenas a traçar um roteiro cultural da Sin City, como também preserva de maneira criativa a história da cidade dos letreiros de neon. Através das fotografias, o artista consegue manter locais icônicos “vivos”, como por exemplo, a conhecida piscina de vidro do antigo hotel The Glass Pool Inn. O prédio, construído em 1950, atraia muitos hóspedes e curiosos por causa de seu formato. O estabelecimento funcionou até a década de 90, mas foi vendido e demolido em 2003.

Chapman pensa em ampliar a ideia e procurar novas locações na Califórnia. Enquanto isso não acontece, seu foco continua em Las Vegas e em fazer com que o mundo veja a cidade com outros olhos.

Frank Sinatra em frente ao hotel The Sands (1961);

Muhammed Ali treinando em Las Vegas (1961);

Videoclipe da banda U2;

Trecho do filme Bolt(1998);

Cena do filme ‘Um carro, um rapaz e uma garota’ (Corvette Summer/1978);

Brandon Flowers, vocalista da banda The Killers, durante gravação de um videoclipe;

Cena do clipe ‘Shot At the Night’ da banda The Killers;

Cena do filme ‘A Fita Azul’ (Electrick Children/2012);

Para continuar a acompanhá-lo, siga Mike Chapman no Instagram.

Sair da versão mobile