FTCMag

Projeto Marcapasso conta histórias reais de maneira inspiradora

follow-the-colours-marcapasso-leo-rapini-01

Esses dias descobrimos um canal no YouTube que semanalmente conta histórias de pessoas reais de maneira autêntica e inspiradora. O projeto chamado MARCAPASSO é parceria de Rafinha Bastos com o diretor Leo Rapini.

A ideia conta com 3 séries: HOJE – que acompanha um dia marcante na vida de uma pessoa comum, DOIS – que através de animações, conta histórias reais de pessoas que se conheceram ao acaso e, a partir deste encontro, tiveram suas vidas transformadas e PARATUDO – intervenções urbanas que visam estimular as pessoas a se abrirem ao novo, ao inusitado.

Depois de nos emocionar, rir e chorar com vários vídeos, resolvemos conversar com Leo Rapini, co-diretor do canal, para saber mais sobre a ideia e suas inspirações.

FTC: Leo, com o que você se inspira?

Leo Rapini: Vídeos, vídeos e mais vídeos. Abro o Vimeo e me perco nas histórias. Eu defino inspiração como: lembrar o porquê você faz o que faz. Agora, se eu tivesse de escolher um, seria um vídeo que já vi umas 20.000 vezes, mas que em 60 segundos é capaz de me inspirar de um jeito que poucos vídeos conseguem por conta do seu conteúdo.

FTC: Nos diga 3 sites que você adora visitar. 

Leo Rapini: Reddit, twitter e ffffound. O Reddit é uma fonte imensurável de fatos, histórias e idiotices. Resumindo, perfeito. No Twitter eu sigo uma galera muito legal. Uso muito mais como um Pinterest do que como rede social. Já o ffffound, bem.. é o ffffound hahaha.

FTC: Como as cores influenciam a sua vida e o seu trabalho?

Leo Rapini: Meu trabalho e paixão são imagens e sons. A junção dos dois é algo mágico para mim. As cores são como o pulso da imagem. Quanto mais cor, mais vida.

FTC: Uma frase que você leva para sua vida.

Leo Rapini: “Outros viram o que é e perguntaram ‘por quê?’. Eu vi o que poderia ser e perguntei ‘Por que não?’” Pablo Picasso

FTC: Conta um pouco sobre o processo de criação dos vídeos e o envolvimento com as histórias. 

Leo Rapini: O processo é longo (rs). A nossa produtora de pautas é quem nos apresenta as histórias. Algumas chegam através de nossa rede de contatos mesmo e outras vezes as histórias chegam através do nosso site. Dentre as histórias que chegam, nós escolhemos algumas para prosseguir, isto é, aprofundar informações quanto a história e também iniciar a pré-produção. A escolha das histórias é tomada em conjunto por mim, pela Juliana Kulesza, nossa coordenadora de produção e pelo Rafinha. A partir daqui é tomada a decisão entre prosseguir com a produção ou  deixar a idéia para outro momento. O processo todo, pré-produção, produção e pós-produção é ultra colaborativo. Creio que cada pessoa do nosso time tem uma qualidade específica que agrega para o projeto. Cada um dá o seu melhor e não temos medo de errar. Acredito que ainda estamos na superfície das possibilidades de contação de histórias no meio digital através de video e animação.

Humanos são seres fantásticos. Se analisarmos nossas próprias vidas como um filme, sem dúvida alguma, com uma boa edição (rs), seria um filme de sucesso. Viver é emocionante. O não saber o amanhã (o fim do filme), é o que nos motiva a descobrir o hoje. Quando somos convidados (ou nos convidamos haha) a contar um pedaço da história de alguém, nos sentimos como que atravessando um portal, aquela história passa a ser a história de cada um de nós. E é essa experiência que nós esperamos que nossos espectadores tenham ao assistir nossos vídeos.

FTC: Se fosse contar uma história sobre o FTC, o que diria? 

Leo Rapini: Que tal uma série de episódios onde contamos a história de como a Carol conheceu cada um dos colaboradores? Mas acho que acima de tudo, seria a história de um monte de gente louca que escolhe todos os dias viver seus sonhos e inspirar os outros, não só através do seu trabalho, mas também através de suas vidas. Sim, eu leio o blog.


Lembrando que o Marcapasso está à procura de histórias reais e inspiradoras. Se você, ou alguém que você conhece, vai viver alguma história que precisa ser contada, clique aqui.

No Facebook: Marcapassotv.

Sair da versão mobile