FTCMag

Projeto Primeiro Rabisco espalha positividade através de frases e handlettering

handlettering frases marina viabone primeiro rabisco mar

Marina Viabone é arquiteta, tem 25 anos e ama tudo o que traz novo sentido à vida. Arte, fotografia, lettering e DIY fazem parte do seu cotidiano. Quando ela ainda estava na faculdade, criou o hábito de desenhar todos os dias no sketchbook, para soltar a mão e ir criando com mais facilidade.

Durante esse processo, Marina foi buscando referências externas. Sentiu a necessidade de prolongar algumas criações, filtrou informações, ensinou, aprendeu, repensou e mudou. Fazia rabisquinhos de qualquer coisa, qualquer forma ou figura e escrevia alguma palavra ou frase junto, porque sempre desenhava ouvindo música e gostava de registrar no papel o pensamento que aquele som deixava em sua cabeça. 

Aos poucos foi gostando cada vez mais de ilustrar essas frases, mas lhe faltava técnica. Foi quando resolveu fazer um curso de tipografia/caligrafia para aprender sobre os diferentes estilos, técnicas e materiais. Assim surgiu o projeto Primeiro Rabisco, seu blog e uma nova plataforma aberta a sugestões, colaborações e parcerias. Hoje, o trabalho de Marina mistura inspiração, positividade, handlettering e muitos outros tipos de expressões. Marina criar palavras de maneira única e feitas à mão. Confira:

“Sou formada em Arquitetura e Urbanismo pela Belas Artes, mas nunca me restringi à arquitetura, sempre buscando referências exteriores. Hoje, meu trabalho se mistura com grafitti, design de interiores, fotografia e até mesmo com moda. Todo tipo de arte que traz um novo sentido à vida me interessa.”

FTC: Há quanto tempo cria e quais materiais utiliza? 

Comecei a focar em handlettering há um ano e meio atrás. Para desenhar no dia-a-dia continuo usando meus inseparáveis sketchbooks, e muitas canetas como as brushpens e flatpens, que são apropriadas para isso, mas uso também Posca de vários tamanhos e caneta nanquim.

 

FTC: Qual a influência das cores nos seus trabalhos?

Sou totalmente influenciada pelas cores no meu trabalho, principalmente na hora de fotografar os desenhos! Escolho tudo com muito cuidado para que os elementos combinem, e que haja uma harmonia agradável entre os diferentes tons.

FTC: Está tocando algum projeto específico atualmente? 

Já tive um projeto de handlettering no blog, o “50 Rabiscos“, que teve um retorno muito bacana das pessoas. E estou com ideia de dois projetos novos que eu acho que serão muito legais também, e que vão criar uma interação maior ainda com o público.

FTC: O que é arte para você e como você definiria a sua arte? 

Arte para mim é qualquer forma de expressão de uma ideia, sentimento ou valor. Eu acho que a minha arte é muito acessível e popular. Pessoas de vários lugares do Brasil, várias idades e de várias profissões se identificam, fico feliz demais com isso! Atingir tanta gente diferente é um barato!

FTC: Com o que você se inspira? 

Com tudo ao meu redor! Se ouço uma música de me toca de algum jeito, vejo uma foto bonita, viajo para um lugar legal, ouço uma história bacana, um filme, uma pessoa… qualquer coisa me inspira a criar algo novo.

FTC: 5 coisas que não consegue viver sem?

Meu celular, ouvir música, coisas da papelaria, café e ficar muito tempo sem fazer nada, me sinto inútil.

FTC: Uma frase da sua vida.

É uma frase do Conan O’Briean, “If you work really hard, and you’re kind, amazing things will happen.

No Facebook: /blogprimeirorabisco. No Instagram: @marinaviabone

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Sair da versão mobile