Surgidas a partir do interesse pelos signos, as luminárias que Bianca Cardoso batizou de luminárias astrológicas representam as constelações de cada um dos doze signos do zodíaco.

Lançadas em março de 2018, os itens criados pela carioca tem o intuito simbólico de conectar o indivíduo com suas forças positivas e impulsionadoras. A materialidade das bases circulares é o MDF, a tradicional placa de madeira reconstituída. A tinta esmalte na cor preta proporciona essa sensação de profundidade que ressalta as constelações iluminadas por luzes de LED através de cristais sintéticos.

“Nos meus estudos de astrologia, que sempre foram movidos pela curiosidade e autoconhecimento, deparei-me com as formas das constelações e instantaneamente pensei em como reproduzi-las para um ambiente de forma que estivessem ligadas ao aspecto mais profundo do ser, de forma mais real e material, saindo do campo da imaginação. Idealizei, amadureci e desenvolvi o projeto por um ano até chegar no resultado final”, conta Bianca.

A artista desenvolve um trabalho multidisciplinar. Ela já estudou Publicidade e Propaganda, Marketing, Fotografia e desenvolve trabalhos na esfera do Design Gráfico. Neste ano de 2018, pela primeira vez, se arriscou na área de Design de Produto, onde pôde alinhar suas habilidades no design com sua ligação com os astros.

O FTC conversou com a carioca, que teve as luminárias expostas no Centro Cultural Fábrica Bhering, no Rio de Janeiro. Falamos sobre seu trabalho, processo criativo e, claro, sobre astrologia. Confere:

ENTREVISTA BIANCA CARDOSO – LUMINÁRIAS ASTROLÓGICAS

FTC: Conta pra gente num tweet, quem é a Bianca?

Bianca: Uma pessoa que cria. Que abraça a arte em todas as vertentes possíveis à medida que despertam interiormente: design (gráfico e produto), direção de arte, música (cantar/ tocar/ compor), fotografia, cenografia e o que mais for possível.

FTC: Qual foi seu momento “a-ha”, seu estalo, para se interessar e criar as luminárias astrológicas?

Bianca: Eu já amava astrologia, lia bastante, me interessava. Nesse processo de curiosidade e aprendizado veio a informação sobre as constelações dos signos. Imediatamente pensei em como tornar isso “real”. Fazer uma representação disso de forma a criar uma peça trazendo o céu pra dentro de casa, conectando as pessoas com suas próprias forças e energias. Trazer luz.

FTC: Como surgiu essa sua relação com a astrologia e qual caminho ela percorreu até chegar no seu trabalho?

Bianca: Sou escorpiana. É natural para as pessoas deste signo, transitarem e sentirem-se atraídas pelo mistério. Eu sou muito interessada no que não está tão aparente ou não é tão óbvio. Minha Lua em Aquário faz de mim uma pessoa livre de qualquer ideia preconcebida, que se atira para o novo a fim de descobrir “a verdade”. Fiz meu mapa astral há uns anos e a astrologia começou a fazer um enorme sentido pra mim. Passei a vivê-la diariamente, acompanhando o movimento dos astros e suas influências na Terra. Daí a criar algo dentro desse universo era óbvio. Quis reproduzir numa peça essas constelações exatamente como elas são: luzes no espaço.

FTC: Pode contar pra gente um pouco do seu processo criativo no seu dia a dia?

Bianca: Sou uma diretora de arte e cantora que abraçou o design e sempre conciliou as três coisas. Vivo meu tempo absorta na criação de variados trabalhos artísticos e mergulho nos mais diversos universos em busca de matéria-prima. Leio, escrevo, componho, canto, estudo violão, fotografo, visito exposições, pesquiso, entro em contato com a natureza, com lugares e pessoas dos mais diferentes tipos e pensamentos. Entendo a liberdade como a chave para a criatividade. Sempre tento trazer desse mar de informações, algo para construir ao chegar à superfície.

FTC: O que te dá mais prazer no seu trabalho?

Bianca: Produzir uma luminária, cantar, compor ou criar um logo, me dá um prazer enorme, mas criar coisas originais seja em que área for é o que me move.

FTC: Uma frase que sustente o seu trabalho.

Bianca: Artista, inventa tua própria vida e vive assim. Ou seja, constrói castelos no ar e habita neles.” Alejandro Jodorowsky.

Para conferir mais sobre a artista e sobre seu trabalho com as luminárias astrológicas, visite seu perfil no Instagram e no Facebook.

Imagens feitas na loja FEIRA na Fábrica Bhering.

Affonso é arquiteto e urbanista e tem dificuldade em ficar parado. Amante dos trabalhos manuais desde pequeno, criou sua loja online logo no fim da faculdade, quando passou a comercializar objetos de decoração confeccionados por ele mesmo. Adora artes, decoração e qualquer projeto de “faça-você-mesmo”. Acredita que com criatividade e dedicação é possível transformar o espaço e as pessoas ao seu redor.

Affonso Malagutti – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários