Foi-se o tempo em que cimento e concreto eram sinônimo apenas de construção bruta no Brasil. O material deixou de ser algo apenas industrial para se tornar elemento principal na criação de novos produtos decorativos e peças com design.

Além de pisos e paredes, o concreto dá vida à objetos de vários tipos e tamanhos. São vasos, relógios, luminárias, bancos, bowls, porta coisas, penduradores, bandejas e muito mais. Dependendo da criação, a peça pode trazer um ar urbano, moderno, rústico ou sóbrio ao ambiente.

Pensando nisso, selecionamos algumas marcas de pequenos produtores brasileiros que criam objetos incríveis utilizando esse material como peça-chave. O concreto aqui é puro amor, é design, é feito à mão, é transformado em peças únicas e com certeza vai levar mais beleza para a sua casa. Difícil é escolher a favorita! Confira:

PEQUENOS PRODUTORES BRASILEIROS QUE CRIAM OBJETOS EM CONCRETO

1 – LALOU DESIGN

Natural do interior de Santa Catarina e do Paraná respectivamente, atualmente Louisi Varela e Dayane Dall’Ago vivem em Balneário Camboriú, no litoral catarinense. A marca une criatividade, elementos e texturas através do trabalho manual feminino. As duas desenvolvem objetos e decor inspirada no design industrial para ambientes descontraídos. São lindos relógios, luminárias, vasos e outros produtinhos em concreto para a sua casa ficar mais bela!

Para mais informações, ver todas as peças, preços e encomendas, confira o site e o Instagram da Lalou Design.

2 – GYPSO

Débora e Tina são duas amigas motivadas por projetos feitos à mão. Aqui o protagonista é o concreto, que é revisitado com delicadeza em pequenos objetos. Reaproveitando-se desde utilitários domésticos a refugos industriais, a diversidade de formas e características específicas das peças e do processo tornam cada objeto final único. Um dos grandes diferenciais das peças da dupla é o uso do granilite, feito a partir da mistura do cimento com pedriscos, técnica bastante utilizada em pisos na década de 40, trazendo uma linha mais colorida e viva!

Para mais informações, ver todas as peças, preços e encomendas, confira o site e o Instagram da Gypso.

3 – ESTÚDIO PLUME

Como arquitetas, Camilla e Luciana sempre tiveram contato e paixão pelo concreto. Da vontade pessoal de ambas de criar produtos feito com as próprias mãos e o interesse em explorar as possibilidades do material em menor escala procurando traduzir a funcionalidade cotidiana de um material mais bruto de maneira mais leve e delicada, nasceu o Estúdio Plume. As peças trazem design em concreto feito à mão em São Paulo. São colares, vasos, bandejas e outras peças lindas para decorar.

Para mais informações, ver todas as peças, preços e encomendas, confira o Facebook e o Instagram do Estúdio Plume.

4 – BLOKK CONCRETO

A blokk é um pequeno ateliê que surgiu da vontade de explorar o concreto e incorporá-lo de forma inesperada em objetos com linhas simples e inspiração minimalista. A marca valoriza o trabalho manual feito com dedicação e a beleza do imperfeito – mesmo as peças sendo sempre perfeitas!

Para mais informações, ver todas as peças, preços e encomendas, confira o site e o Instagram da Blokk.

5 – CONCRETEI

Uma arquiteta e um administrador unidos pelo amor ao design, criando peças únicas em concreto. A Concretei nasceu como uma forma de fugir das loucuras do dia a dia, como uma espécie de terapia. Situada em São Paulo, a “cidade de concreto”, o que de certa forma inspira as peças, feitas deste mesmo material, a marca busca sempre formas orgânicas e um design simples, acessível e encantador. Cada um dos produtos são feitos de forma artesanal, um a um, o que confere a eles detalhes únicos, tornando cada peça especial e singular.

Para mais informações, ver todas as peças, preços e encomendas, confira o site e o Instagram da Concretei.

6 – A FABRIQUETA

O estúdio de Belo Horizonte entrega suas lindas peças para todo o Brasil. São produtos únicos feitos à mão com muito cuidado, carinho e atenção aos detalhes. Tem aparadores de livros, vasos, bandejas para café, luminárias, porta trecos, objetos decorativos.

Para mais informações, ver todas as peças, preços e encomendas, confira o Facebook e o Instagram de A Fabriqueta.

7 – ESTÚDIO GRIS

Mariana Samurio, arquiteta e urbanista de Porto Alegre, é apaixonada pela estética do concreto aparente e pelas formas geométricas minimalistas. Em 2017 começou a se aventurar com esse material. Foram meses de testes e estudos aperfeiçoando a técnica e os produtos pra chegar no resultado que queria. Foi aí que surgiu o Estúdio Gris, que além de criar as peças fantásticas, se preocupa com o meio ambiente e com o impacto que os produtos têm.

É por isso que as velas são produzidas com cera à base de soja, um produto renovável, e são utilizados óleos essenciais naturais para dar o cheirinho. Tudo é feito artesanalmente, desde a mistura do concreto até o derrame da cera nos vasinhos. O legal é que nos vasinhos é possível fazer refil da vela, o que torna esse produto muito mais duradouro!

Para mais informações, ver todas as peças, preços e encomendas, confira Instagram do Estúdio Gris.

8 – COBALTO

A ideia da Cobalto nasceu da curiosidade de duas arquitetas mineiras – Ana Carolina Resende e Lígia Antunes – que viram na experimentação de diferentes materiais a oportunidade de materializar a experiência urbana em peças exclusivas, que impressionam pela geometria sofisticada e minimalista. Para dar forma a vasos, mesas e cinzeiros, as arquitetas pegam emprestado o cinza sólido das cidades, representado pelo concreto, e acrescentam cores e outros materiais que carregam plasticidade e movimento.

Para mais informações, ver todas as peças, preços e encomendas, confira o Facebook e Instagram da Cobalto.

9 – DUO SOLO

Além de transformar pequenos espaços em jardim, a Duo Solo cria bonitas peças de concreto moldadas manualmente para decorar cada canto da casa, tudo pensando no design botânico. São inúmeros tipos de vasos, apoios para as plantas, adornos para jardins e mais!

Para mais informações, ver todas as peças, preços e encomendas, confira o Instagram da Duo Solo.

10 – BENTO ATELIÊ

Bento Ateliê é um estúdio de luminárias e vasinhos feito pela família Bento. A ideia é transformar a casa através de objetos caseiros, trazendo a fabricação e personalização de vasos e acessórios feitos em concreto para a decoração de uma forma divertida.

Para mais informações, ver todas as peças, preços e encomendas, confira o Facebook e Instagram da Bento Ateliê.

Difícil agora é não querer nenhum objeto em concreto desse post! E aí, qual o seu favorito? 

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários