FTCMag Traveluv Roteiro artístico em Madrid: Descubra museus e galerias imperdíveis
Traveluv

Roteiro artístico em Madrid: Descubra museus e galerias imperdíveis

Um passeio pelas galerias de arte em Madrid: lugares criativos e museus que não podem faltar no seu roteiro para a capital da Espanha!

Viajar é uma das poucas coisas que te faz mais rico e que não pode ser roubado. Concorda com essa frase? Motivos para fazer uma boa viagem não faltam. Alguns gostam de conhecer novas culturas, uma nova gastronomia ou ter novas experiências. Outros, visitar museus e obras de arte conhecidas mundialmente.

Madrid, a vibrante capital da Espanha, é um destino imperdível para os amantes da arte e da cultura. A cidade abriga alguns dos museus mais renomados do mundo, além de diversas galerias de arte contemporânea. Para incentivar a comprar a sua passagem para Madrid, aqui vão algumas dicas das principais instituições de arte da cidade.

Museu do Prado

Entrada do Museu do Prado com a estátua de Diego Velázquez à frente (📸: Emilio J. Rodríguez Posada);

O Museu do Prado é o mais importante museu da Espanha e um dos mais importantes do mundo. Fundado em 1819, possui uma vasta coleção que abrange desde o século XII até o início do século XIX. Entre as obras-primas expostas estão “Las Meninas” de Velázquez, obra que consegue fazer com que o espectador se sinta dentro do quadro.

Obra Las Meninas, Velázquez , 1656. Conhecida como “uma pintura sobre uma pintura”, sua composição enigmática e complexa levanta questões sobre realidade e ilusão;

Lá você também poderá observar a pintura de Francisco Goya chamada “Três de Maio” que retrata a resistência espanhola contra as tropas napoleônicas. Reserve pelo menos de 3 a 4 horas para conhecer o espaço. Em seu site, você encontra informações sobre os horários disponíveis para a entrada gratuita. Caso prefira garantir o dia da sua visita, adquira o ingresso online.

Museu Reina Sofía

O museu também conta com uma extensa biblioteca especializada em arte, com mais de 100 mil livros, documentos e vídeos (📸: Divulgação);.

O Museu Reina Sofía, oficialmente conhecido como Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, é dedicado à arte moderna e contemporânea. Inaugurado em 1992, o local é famoso por sua coleção de arte espanhola do século XX, com um forte enfoque em obras de artistas como Pablo Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró.

A mais icônica do museu, “Guernica”, de Pablo Picasso, é um imenso mural que retrata os horrores do bombardeio da cidade basca de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola. A pintura é um poderoso símbolo contra a guerra e um dos trabalhos mais reconhecidos do artista.

Visita obrigatória em Madrid, o Reina Sofía tem um acervo monumental. Em destaque, Guernica, de Picasso (📸: Divulgação);

Além disso, “A Mulher na Janela” de Salvador Dalí, peça do artista que traz uma jovem (possivelmente sua irmã) olhando para o mar, destacando o uso de luz e sombra característico de Dalí e seu fascínio pelo mar e pela paisagem de Cadaqués.

Não deixe de apreciar também a bela arquitetura do edifício. O prédio conta com um impressionante átrio de cristal e a escada rolante externa, atrações por si só. Assim como o Museu do Prado, há horários disponíveis para visitação gratuita e várias exposições temporárias.

Museu Thyssen-Bornemisza

A coleção inclui grandes artistas como Ticiano, Rubens, Rembrandt, Caravaggio, Manet, Renoir, Van Gogh, Gauguin, Kandinsky, Hopper ou Picasso (📸: Divulgação);

Para fechar o famoso “Triângulo de Ouro da Arte” em Madrid, não deixe de visitar o Museu Thyssen-Bornemisza. O espaço oferece uma abrangente coleção de arte europeia que vai do Renascimento até a arte moderna.

Seu acervo inclui obras de mestres como Caravaggio, Rubens, Degas, Van Gogh e Hopper. Algo interessante para se observar neste museu é que por abrigar uma coleção diversa, é possível explorar a transição entre os diferentes estilos artísticos e períodos. A visita pode ser guiada, onde você pode aprender mais sobre cada artista, ou optar pelo guia de áudio disponível em diversos idiomas.

Galerias de Arte

Se você prefere expressões artísticas atuais, saiba que Madrid também é conhecida por suas numerosas galerias de arte contemporânea. Algumas das mais notáveis são:

Galeria Marlborough

Super acolhedora, a Galeria Marlborough oferece exposições temporárias e muita arte moderna. A entrada é gratuita (📸: Divulgação);

Fundada em Londres em 1946, a Marlborough Gallery abriu sua filial em Madrid em 1992 e rapidamente se tornou uma referência no cenário artístico da cidade. Representa artistas tanto espanhóis quanto internacionais e exibe uma variedade de obras, desde pintura e escultura até fotografia.

Ao contrário dos grandes museus, a Galeria Marlborough oferece um ambiente mais intimista em que é possível interagir com os curadores e artistas que estão expondo. Consulte o site da galeria ou entre em contato para saber quais artistas e obras estão em exibição durante a sua visita.

La Fábrica

A La Fábrica desenvolve projetos culturais contemporâneos ligados à criatividade, ao design e às artes (📸: Divulgação);

Se você ama fotografia, arte, literatura e cinema, não deixe de visitar a La Fábrica, especialmente conhecida por sua dedicação à fotografia contemporânea, exibindo trabalhos de artistas espanhóis e internacionais renomados. Além de galeria, o local também funciona como um centro cultural, livraria, possui uma loja de vinhos, cerâmica, produtos de design e um restaurante, bem como uma área para cursos e workshops.

O espaço oferece uma rotação constante de exposições temporárias e explora diversas mídias, incluindo também vídeo, instalação, arte digital. Verifique o site para conhecer a programação atual e aproveite para acessar o conteúdo adicional disponível. 

Matadero Madrid

Um antigo matadouro transformado em diversos espaços criativos. Desde arte urbana e alternativa até bares e cafeterias, há por ali um pouco de tudo;

Se você está buscando uma experiência diferente, então a galeria Matadero Madrid é um ponto imperdível em seu roteiro. Localizado em um antigo matadouro e mercado de gado, no bairro de Arganzuela, hoje é um centro cultural multidisciplinar que promove a integração de diferentes formas de arte e cultura.

O espaço inclui várias salas de exposições, teatros, cinemas e áreas para eventos ao ar livre. Muitas de suas exposições são interativas e convidam os visitantes a participar ativamente, proporcionando um passeio único e interessante. De fácil acesso, é uma ótima opção para uma tarde, ainda mais se você decidir estender a programação para o Parque Madrid Rio ao lado, aos bares e cafés em sua volta ou shoppings.

Sair da versão mobile