Vai para Viena? Repare nos semáforos. Isso mesmo, nos semáforos! Isso porque ao invés de usar pictogramas únicos de pedestres, a cidade criou uma intervenção urbana que mostra figuras de casais homossexuais, com a intenção de retratar a diversidade e o apoio à comunidade LGBT, além de querer inspirar as pessoas a participarem da causa.
Tudo começou quando Viena recebeu alguns eventos gay-friendly que passam por toda a Europa, como o Festival Eurovision Song Contest. Pensando nos turistas e nos moradores locais, a capital austríaca lançou a Wiener Ampelpärchen, e deu vida à algumas imagens, através das luzes, de casais do mesmo sexo de mãos dadas. Em seu 60º ano, o Festival Eurovision tem sido uma data importante no calendário gay internacional, já que mais de 40 países participam do concurso.
Cerca de 120 sinaleiros foram programados dessa maneira e substituídos nos cruzamentos das principais ruas. O objetivo? Melhorar a segurança das pessoas ao atravessarem a rua, atraindo a atenção de todos, além de espalhar uma linda atitude, ao mostrar para o mundo que aceitam essa diversidade. 2.000 camisetas da campanha também foram distribuídas com as figuras em vermelho e verde em um fundo preto.
Os novos semáforos deveriam ser desligados em junho de 2015 após o término dos eventos. O Partido da Liberdade de direita (FPÖ) disse que iria apresentar uma queixa criminal contra a vereadora Maria Vassilakou que aprovou a ação, por supostamente infringir as regras de trânsito e desperdiçar o dinheiro dos contribuintes. No entanto, a recepção das pessoas foi tão boa que as luzes serão mantidas como um elemento permanente.
E não para por aí. Há outras campanhas como essa em andamento para instalar os sinais especiais em outras cidades austríacas, além de estarem se espalhando pela Alemanha. Recentemente, Munique lançou seus próprios semáforos gays para dar boas vindas ao festival do orgulho LGBT.
Via.
Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.