Antes de viajar, é sempre bom saber alguns dados sobre o nosso destino, não é mesmo? Então, aqui vão alguns fatos interessantes e curiosos sobre a Coreia do Sul e Seul.
Seul, a capital da Coreia do Sul, foi fundada em 18 a.C e é a maior metrópole do país. Sede de gigantes como Samsung, Hyundai, Kia Motors e o grupo LG, a cidade proporciona experiências incríveis para quem decide visitá-la. Lá você encontra muita modernidade, um sistema de transporte público exemplar e a melhor internet do mundo, mas também vai encontrar muita história nos seus pontos turísticos.
Primeiro, pode-se dizer que a população coreana é viciada em cirurgia plástica. Isso mesmo. As sul-coreanas tem o maior índice de cirurgia plástica per capita do mundo e estima-se que pelo menos uma em cada cinco mulheres já fez alguma espécie de cirurgia estética.
A Coreia do Sul é também a sede mundial do eSport. Esse gênero é tão popular no país que mais da metade da população joga alguma coisa. Para se ter uma ideia, o estádio que sediou a cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2002 – o Sangam Stadium – também foi palco de uma final do Campeonato Mundial de League of Legends em 2014. Além disso, a lenda do poker Bertrand ‘ElkY’ Grospellier contou que decidiu-se mudar para Coreia do Sul em 2011 porque era “o único lugar onde você poderia se tornar um jogador profissional de StarCraft e ganhar a vida com isso”. Em outras palavras: eles levam videogames muito a sério.
Lembram da música Gangnam Style do cantor Psy? O clipe da música bombou no Youtube e ultrapassou a marca dos 3 bilhões de visualizações. Gangnam é na verdade o distrito mais rico de Seul. O local é conhecido pela concentração de riqueza e por ter um elevado padrão de vida. Além disso, possui muitas opções de compras, galerias de arte e entretenimento.
Imagem de Gangnam: Wikimedia | por Joop | Creative Commons
Encerrando essa pequena lista de curiosidades, Seul possui uma das médias de sono mais baixas do mundo, ficando empatada com Tóquio. As pessoas dormem apenas cerca de 6 horas por noite.
Dito isso, é hora de sabermos alguns pontos que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.
Localizado no centro de Seul, o Changdeokgung é um dos cinco palácios construídos durante a dinastia Joseon e é o único a ser considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O local funcionou como residência secundária do Rei e é composto por um complexo de edifícios – em que predomina uma arquitetura típica do século XV – e um Jardim Secreto belíssimo. São cerca de 31,5 hectares de gramado, árvores, flores, lagos e pavilhões abertos ao público. Além disso, no palácio também é possível conhecer a sala de audiências – local das coroações, ver o trono real e visitar os aposentos dos reis e das rainhas.
Imagem do Changdeokgung: Wikimedia | por Francisco Anzola | Creative Commons
Apesar do Palácio Changdeokgung levar o título de Patrimônio da Humanidade, o Palácio Gyeongbokgung é que é o considerado cartão postal de Seul. Maior, mais popular e mais antigo entre os cinco palácios, o Gyeongbokgung impressiona desde a entrada através do Portão de Gwanghwamun. O complexo foi originalmente construído em 1395, mas foi queimado e bombardeado diversas vezes e chegou a ficar várias décadas abandonado. Além visitar o interior do palácio e explorar vários cantinhos do complexo, quem vai até o local também não pode deixar de assistir à troca de guarda no portão principal. São 15 minutos imperdíveis.
Imagem do Palácio Gyeongbokgung: Wikimedia | por Blmtduddl | Creative Commons
Entre esses dois palácios está localizado um pequeno e típico vilarejo coreano: o Bukchon Hanok Village. Preservado por mais de 600 anos e com a maior concentração de casas tradicionais da cidade, o vilarejo tem um pé no passado e um no presente. Enquanto a arquitetura do local é bastante conservada, lá você também encontrará uma diversidade de restaurantes, cafés, lojas, galerias de arte, boutiques de joias etc. O local é muito charmoso e ideal para quem gosta de explorar e descobrir cantinhos peculiares.
Imagem de Bukchon Hanok Village: Wikimedia| por Penmerahpenbiru | Creative Commons
Se você estiver em busca de festas, Hongdae é o seu destino. Hongdae é um bairro universitário que funciona 24h por dia. A vida ali não para e você vai se deparar com uma infinidade de barzinhos, restaurantes, opções de entretenimento e lojas.
Imagem de Hongdae: Wikipedia | por Ken Eckert | Creative Commons
Já para os que estão em busca de um bom lugar para fazer compras, Myeong-dong é parada obrigatória. O local é o paraíso das compras com centenas de opções e ruas exclusivas para pedestres. Além disso, muitos dos vendedores falam inglês, o que ajuda bastante.
Por fim, os amantes de gastronomia não podem deixar de dar uma passadinha no Mercado de Namdaemun. O mercado conta com barracas e lojas para todos os gostos e é uma ótima opção para quem quer experimentar comidas coreanas típicas de rua. Além disso, também conta com diversos restaurantes que servem pratos tradicionais da culinária local. Não dá para perder!