A gente fala sempre por aqui sobre slowfashion, consumo consciente e outros assuntos importantes ligados à moda sustentável. E isso não significa somente comprar menos, ou comprar de pequenos produtores, usar materiais que não agridem o ambiente, como também, reutilizar peças e valorizar lojas de segunda-mão.

A realidade é que o Brasil ainda tem um certo preconceito quando falamos em adquirir roupas, acessórios e outros itens de brechós. Porém, muita coisa vem mudando de uns tempos para cá. Surgiram alternativas compartilhadas, projetos que estimulam a troca de peças, além de consumidores que passaram a valorizar produtos usados e em bom estado.

As lojas físicas que eram muito bagunçadas tem passado por uma transformação, e com a internet, hoje também é possível comprar achados incríveis que mal foram usados, além de peças vintage.

O fato é que está cada vez mais fácil garimpar peças fantásticas (roupas, sapatos, acessórios, decoração, móveis), graças à curadoria especializada de algumas marcas que selecionam itens para todos os gostos. Sim, é preciso um pouquinho mais de tempo para pesquisar e achar aquilo que deseja em brechós, mas é justamente pela seleção que estes brechós se diferenciam.

É como aquele ditado: “roupa guardada, energia parada“. Compre, venda, troque, pesquise, garimpe. Vem conferir as nossas sugestões!

12 BRECHÓS ONLINE

1 – ENJOEI

Um dos sites mais famosos de peças usadas, no Enjoei é possível encontrar desde roupas até eletrônicos e peças de décor. E o melhor? Qualquer um pode vender as suas próprias peças, basta criar a sua lojinha e se desapegar do que você enjoou.

2 – PEGUEI BODE

O Peguei Bode é um brechó virtual criado por duas irmãs que tem como foco o luxo e roupas seminovas. Ali você encontra peças desejo de marcas famosas como Dior, Prada, Chanel, entre outras.

3 – REUSE BRECHÓ

O Reuse Brechó trabalha com vendas consignadas – aumentando a vida útil daquelas roupas que estavam paradinhas no closet – e também garimpa peças incríveis e únicas pelo mundo afora. A loja online às vezes vende o reuso tal qual encontra, às vezes os modifica para deixar eles ainda mais exclusivos.

4 – YOUTOPIA

O Youtopia traz moda vintage e second hand. É curadoria de roupas, acessórios e objetos novos e seminovos de marcas nacionais e internacionais. Aqui não existem roupas repetidas ou de tamanhos variados. Tudo é higienizado, fotografado, e todos os itens são descritos de maneira transparente em relação ao seu estado de uso.

5 – MUD FOR GOOD

O Mud For Good é um brechó virtual que “garimpa tralharias pelo mundo afora”. Tem roupas, sapatos, acessórios, mas também decoração, bugigangas e arte. Para quem tem um perfil mais moderno e descolado, vale a pena dar uma fuçada no site todo!

6 – GARIMPÁRIO

Garimpário é um brechó online que oferece algo que vai muito além de uma peça que já foi de outra pessoa: traz sugestões de looks, de um estilo autoral e exclusivo, aliado à consciência ambiental. O site cria diversos editoriais para quem tem interesse de levar pra casa uma peça diferente, sem passar pelo constrangimento de encontrar alguém usando a mesma por aí.

7 – TROCARIA

O site Trocaria te ajuda a desapegar daquelas peças que você não quer mais e ajuda você a encontrar outras incríveis! A ideia é incentivar o reuso. Na plataforma, você pode comprar, vender e até realizar a troca de peças. Legal, não?

8 – REPASSA

O Repassa tem como objetivo dar utilidade aos bilhões de reais que estão parados nos guarda-roupas das pessoas, diminuindo o impacto ambiental da indústria da moda e gerando recursos para projetos sociais. O projeto mantém a categoria ‘Repasse Solidário’, que destina a porcentagem selecionada das vendas de quem quer doar, para a ONG de sua escolha.

Ball Gown Wedding Dresses

9 – BRECHÓ DA POPPI

Novas. Usadas. Repaginadas. Handmades. A designer Bianca Poppi, além de garimpar peças vintage e desapegos, está sempre à caça de tecidos e retalhos para suas novas criações, já que possui uma marca própria de roupas com tecidos que já estão em sua fase final no mercado.

10 – REJEITADOS

O Rejeitados traz garimpo de peças novas e usadas dando um novo destino àquilo que estava esquecido. O legal é que o perfil possui várias peças Plus Size e também faz o maior sucesso com a customização de camisetas e moletons com patches!

11 – SER.SER

Garimpos com afeto. Para a Ser, ressignificar é a maneira de ser e vestir. Além das peças vintage lindas disponibilizadas pelo Instagram, a marca participa bastante de feiras e eventos.

12 – BRECHÓ Ô BEM AMADO

Ô Bem Amado é a união do amor por brechós, fotografia e arte. A marca trabalha apenas com peças selecionadas, voltadas para o público feminino e masculino, buscando expô-las de forma inusitada por meio da arte e da fotografia contemporânea.

celebrity dresses

É tempo de transformar e ressignificar a moda e o consumo!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários