Sustentabilidade, conforto, valorização do artesanal, do consumo consciente e do comércio justo são só alguns dos conceitos da marca Calça Thai. A empresa slow-fashion é a primeira loja online de calças tailandesas no Brasil, e mais do que oferecer bem-estar para quem usa suas roupas, a Calça Thai visa também ajudar a comunidade na qual está inserida.

A loja hoje conta com peças que permitem que homens e mulheres se vistam do seu jeito, sem se importar com as tendências. As peças versáteis, feitas de algodão orgânico rayon e tecidos naturais, não possuem nenhuma matéria-prima de origem animal e são costuradas à mão por artesãs tailandesas locais, que desempenham a sua função em sua própria residência, se mantendo próximas aos filhos e família.

As calças são feitas para ficarem soltinhas e se encaixarem perfeitamente no corpo. Por isso, todas as peças são de tamanho único e realmente vestem do PP ao GG, fazendo com que as pessoas sintam liberdade ao vestir um estilo atemporal. Os diversos modelos também são muito utilizados por gestantes, plus size, na prática de yoga, pilates e aulas de dança. Legal, não?

Conversamos mais para saber como a marca funciona, o processo de criação das calças e inspirações. Confira entrevista exclusiva com os criadores:

https://www.hairbro.co.uk/collections/lace-hair-replacement-systems-toupee-uk

FTC: Quem são as pessoas por trás da Calça Thai?

Somos jovens criativos e sempre gostamos da Tailândia, um país que nos inspira em todos os sentidos, inclusive quando falamos em roupas.

Existem inúmeras vestimentas tradicionais que sempre achamos incríveis: as utilizadas por grupos étnicos, em eventos ou festas religiosas e as Calça Thai, claro, que são as de modelo mais folgado, para o dia a dia, mas também estão atreladas a uma história e cultura de importância.

Foi pensando em tudo o que o país refletia em nós, e depois de nos apaixonarmos pelas comunidades e tradições, que resolvemos valorizar essa ideia e transformar todas as referências que tínhamos em um projeto profissional. A partir disso, fomos em busca do nosso sonho e das realizações.

FTC: Por que investiram em calças tailandesas no Brasil?

As comunidades do norte da Tailândia têm a tradição de usar calças largas há muito tempo. Resolvemos, então, reinventá-las e adaptá-las aos tempos atuais, mas respeitando as raízes históricas, cores e formas.

Com tanta correria, marcas fast-fashion, trabalho infantil e escravo, e consumo excessivo, resolvemos investir no conforto, simplicidade, praticidade, leveza, no feito à mão com responsabilidade e no ecológico, algo que o consumidor, inclusive o brasileiro, tem procurado cada vez mais.

Nós fomos pioneiros no Brasil e fazemos bastante sucesso com as peças. Até hoje, para garantir que a entrega tenha o mesmo cuidado da produção, por exemplo, não trabalhamos com intermediários. Nós mesmos embalamos e enviamos direto da Tailândia para onde você quiser. São produtos exclusivos e comercializados somente online.

FTC: Quais os materiais que vocês utilizam? 

As Calça Thai são feitas com tecidos ecológicos e sustentáveis como o algodão ou algodão rayon, uma fibra desenvolvida com materiais naturais (celulose) que é leve e que deixa a pele respirar. Nós também nunca utilizamos matéria-prima de origem animal.

FTC: Por que a produção das calças é toda feita em outro país?

Às vezes recebemos essa pergunta, mas para nós sempre foi muito clara a razão: queremos manter nossas peças mais autênticas possível, produzindo no país onde elas foram originadas, com ética. Dessa maneira conseguimos ter autenticidade, controle da produção, ser responsável, uma marca slow-fashion de verdade.

Além disso, mantemos as tradições vivas e proporcionamos uma renda a essas pessoas nas áreas rurais do país.

FTC: Vocês falam bastante sobre serem uma empresa consciente e sobre comércio justo. Quais as principais políticas que a empresa trabalha? 

Procuramos construir uma empresa consciente, desde o processo de produção até a definição do preço final, para que todos saiam ganhando. Respeito é palavra chave para a nossa marca, algo extremamente importante quando falamos nos colaboradores e parceiros.

Tratamos todos com igualdade (inclusive de gênero), sempre pensamos em oferecer novas oportunidades para os designers e costureiras, além de pagarmos (muitas vezes antecipadamente) salários justos. Todos ganham acima da média nacional.

Também garantimos que nenhum menor de 18 anos trabalha ou está envolvido de alguma forma nos processos.

FTC: Onde querem chegar?

A nossa marca representa muito mais do que uma peça nova no seu guarda-roupa. Buscamos mesmo é trazer um conceito que vai além da moda e das tendências comerciais.

Queremos conscientizar mais e mais pessoas sobre um estilo de vida alternativo que preza pelo bem-estar, pela simplicidade, valoriza o caráter humano, as tradições e as pessoas por trás delas, além de proporcionar conforto e movimento que os dias atuais exigem – e que tudo isso seja de uma maneira leve e responsável!

Veja como a Calça Thai é fabricada e todo trabalho junto com a comunidade do país:

Gostou? Acesse o site da Calça Thai e confira todos os modelos. Acompanhe a marca também pelo Facebook e Instagram.

*Hey! Este conteúdo recebeu incentivo da empresa, isso apenas nos permite produzir mais e melhor. Em nossos publis, só entram marcas e produtos que a gente realmente gosta!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários