Os Estampados une arte, boas energia e pessoas através de peças atemporais. Conheça essa marca brasileira casual e super versátil

Criar uma estampa exclusiva não é tarefa fácil. E quando essas estampas são transformadas em produtos alegres e que são condutores de energia do bem? Feitos por inúmeras mãos, de forma colaborativa, e por quem ama o que faz, trazendo para cada peça uma história, arte e cuidado único? Foi pensando nisso que, em 2015 em Porto Alegre, surgiu a marca ‘Os Estampados’.

Luana, uma das sócias, teve a percepção de que, por trás de cada estampa, há uma pessoa/um artista e por isso, uma história individual sobre ela precisa ser contada. Os Estampados quando prontos, estão sempre presentes de uma forma colorida, versátil e fluída nos momentos especiais de cada cliente, podendo as peças serem utilizadas em diferentes ocasiões e composições.

A marca preza por construir novas formas de cuidado com o meio ambiente, em trabalhar parcerias com artistas que ganham um percentual por produto vendido, além disso, cada peça adquirida recebe um tag contando um pouco sobre quem criou a estampa. O percentual para peças lisas ou estampas não exclusivas, tem parte do valor revertido para instituições sociais infantis de apoio à valorização da arte, cultura e sustentabilidade. Mas como tudo começou?

O INÍCIO

A ideia dos primeiros produtos da marca Os Estampados surgiu em Bali quando Luana se encantou com os kimonos e cangalhas (canga com toalhas) e os trouxe para o Brasil.

No início, as estampas não eram 100% exclusivas, pois o mínimo de impressão era grande e o produto chegaria em um valor muito alto aos clientes. A vontade sempre foi de mostrar quem era exatamente a pessoa por trás daquela arte.

“Ainda que nas estampas não exclusivas, há um artista, só não o conhecemos”, contam as sócias. No dia em que a Luana anunciou no seu Facebook o início da marca, a artista Yara Pansani, que trabalha com várias técnicas de pintura, inclusive grafite, falou que estava à disposição para embarcar junto no projeto e desde então, uma super parceria começou.

Depois de uns 2 anos no mercado, Ana começou a estagiar como responsável da área criativa e artista. Foram experiências muito enriquecedoras que a fizeram virar sócia de Luana, logo que ela se formou na faculdade. Como a harmonia sempre foi boa, e Ana é mais ligada a criação e contato com os artistas, e Luana voltada ao comercial e financeiro, acabou que tudo fluiu muito bem e hoje cada uma usa seus potenciais na área que curte.

A MARCA HOJE

No momento, Os Estampados trabalha com quase 10 artistas parceiros, que compartilham com a ideia das pessoas carregarem uma “arte vestível”, cheia de significados e cores.

Ana diz: “Estamos cada vez recebendo mais contatos de novos artistas que querem fazer parte do nosso time, isso é algo muito especial e gratificante pra gente. Nós geralmente temos um contato no início e conhecemos um pouquinho dele, de como a arte influencia sua vida, e é muito legal ver que cada um incorpora a usa de maneira única e muito autoral as cores, desenhos e formas. Geralmente não impomos limites para o artista de temas e cores. Apenas passamos algumas referências do que o nosso público anda curtindo e quais tons acabam saindo mais.”

Essa abertura, ajuda o artista a entender o mercado e fazer a arte dele se tornar algo mais comercial, não limitando seu traço ou técnica. Serve apenas como um direcionamento criativo, pois a marca precisa ser um meio comercial entre o artista e o consumidor, explica uma das sócias.

SOBRE AS CORES

“Nossa relação com a cor acaba sendo muito forte, temos algumas peças lisas para compor os looks, mas nosso foco mesmo é a arte aplicada em estampas. Sempre temos estampas super coloridas, outras com uma paleta cromática mais especifica e em P&B – e algumas clientes que começam a usar estampas partindo dos clássicos e neutros”, diz Ana.

O legal não são apenas as cores, mas a técnica aplicada em cada desenho. Os Estampados trabalha em conjunto com artistas que fazem desenho digital e outros que preferem a mão livre, canetinha e aquarela. Ana, por exemplo, cria bastante no digital, mas está sempre se arriscando com colagens, traços manuais e carimbos.

Outros artistas fazem quadros, e à partir deles criam desenhos lindos que são compartilhados com a marca. A impressão no tecido ganha essas texturas variadas de cada processo, o que acaba tornando a peça muito rica visualmente.

A PRINCIPAL PROPOSTA – OS ESTAMPADOS

O que antes começou com uma pegada mais praieira, agora já é algo mais para o dia a dia, para as mulheres usarem no trabalho ou nos finais de semana. A proposta, além da pessoa levar a arte com ela para onde for, é criar roupas que sejam versáteis e práticas. Sabe aquelas peças que temos no guarda roupa que amamos vestir e que sempre dá um up no look?! Então!

A marca faz questão de divulgar com um tag o artista responsável pela criação e fazer com que o consumidor conheça quem está por trás do desenho. “Quantas vezes deixamos de lado ou nem sabemos o artista que está por trás disso tudo?” – questiona Ana.

Os Estampados carrega cor, arte, propósito, boas energias e há muita troca. “Achamos muito importante ter uma troca da arte do artista para com a sensibilidade das pessoas. Todos nós somos feitos de estampas, marcas que temos em nossa vida, que carregamos com a gente. Poder oferecer uma estampa colorida e que mude o astral da pessoa é uma busca diária. Além disso, ter o contato com diferentes artistas nos abriu novos pontos de vista sobre a importância do desenho como forma de expressão e de como isso é lindo, de diferentes formas.”

PARA O FUTURO

Além de Porto Alegre, Os Estampados poderão logo ser encontrados em São Paulo. A ideia é aumentar o número de colaborações com artistas e divulgar um pouco mais sobre eles e seus desenhos nas redes. Além disso, a marca pretende continuar na moda e também lançar acessórios até o final de 2019. “Queremos que a nossa arte tenha produtos mais acessíveis para que mais pessoas possam compartilhar nosso propósito pelas ruas”. 

É uma moda colaborativa, brasileira, que traz peças versáteis, estampas exclusivas e valoriza muito arte e artista. Pura inspiração autoral pra vestir!

Lindo, não? Curtiu? Você tem R$20 de desconto em qualquer peça com o código #20followthecolours no site ‘Os Estampados’ ou na loja física em Porto Alegre (ao dar um print na matéria!) *Cupom válido até 30/09/2019.

Veja todas as peças e compre pelo site ou acompanhe as novidades da marca no Facebook e Instagram!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


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