O Studio Trinca é um atelier criativo com intuito de buscar, através de pesquisas e práticas, um caminho alternativo de tingimento natural. Com projetos voltados para as áreas de moda e arte, o Studio Trinca, tem em sua essência, três núcleos interconectados: REEDUCAÇÃO SOCIAL, MODA SUSTENTÁVEL E ARTE TÊXTIL.

O Studio nasceu em 2015, no Rio de Janeiro, pelas mãos da Artista Têxtil e Figurinista Fabíola Trinca. Filha de Oxanguian, taurina e 32 anos, Fabíola Trinca, conheceu o tingimento natural em 2014 depois de tingir com tintas tóxicas, despertando para novas alternativas e abrindo caminho para a entrada do tingimento natural na sua vida. Atualmente, se divide entre o figurino de cinema e o seu atelier, onde desenvolve projetos em seus diferentes núcleos, de forma unificada ou separada.

O núcleo de REEDUCAÇÃO SOCIAL é o primeiro foco de trabalho do atelier, que tem participado da discussão sobre sustentabilidade através de debates, workshops, vivências e livros coletivos/e-books, distribuídos gratuitamente pela rede. Na tentativa de contribuir com uma mudança de paradigma sobre o tingimento natural na sociedade brasileira e carioca, o Studio Trinca busca promover a ampliação da informação sobre o uso dos pigmentos naturais, sua relação com a nossa saúde e os cuidados com os agentes tóxicos e cancerígenos que existem nas composições químicas encontradas nos corantes industriais, facilitando novos esclarecimentos sobre o uso da água na indústria têxtil e as consequências na natureza do mecanismo industrial do que usamos, por exemplo.

“Usamos diversas matérias orgânicas encontradas na cozinha ou no próprio lixo, em algumas de nossas vivências/workshops, trazendo a noção de reuso para o nosso dia-a-dia, como: cascas de legumes, frutas, chás, diversos temperos, dentre outros. Este tópico do trabalho, influencia diretamente todos os outro. É através da educação que podemos transformar efetivamente nossas ações no micro cosmo da nossa vida”, conta Fabíola.

Dentro do núcleo de MODA SUSTENTÁVEL, o Studio Trinca produz dois diferentes projetos Cápsula, de dois em dois anos. São resultados comerciais de estudos tintórios com pigmentos e extratos naturais provenientes da flora brasileira, em sua essência. O primeiro projeto se chama Cápsula Botânica e está preocupado em explorar de maneira sustentável a impressão botânica direta no tecido, onde os resultados são adquiridos através de um trabalho de pesquisa químico e pigmentório da planta. O segundo projeto, Cápsula Vintage, visa trazer de forma abrangente as diferentes coresconseguidas através da própria natureza.

“Tudo influencia no resultado final da estamparia natural: a estação do ano em que as plantas são colhidas, a quantidade de chuva na região que aumenta as propriedades químicas do solo, as particularidades geográficas de uma determinada região e por fim, o não uso de agrotóxicos nas plantas. Sendo o foco desse trabalho, a valorização do desenho natural da planta no tecido, como uma tela sendo pintada à mão pela própria natureza”, conta Fabíola.

No terceiro núcleo, ARTE TÊXTIL, o Studio Trinca, através da artista Fabíola Trinca, realiza trabalhos de artes visuais utilizando tecidos naturais como linguagem primordial para dialogar dentro da arte contemporânea. É a intensão da artista, provocar questionamentos sobre o uso do tecido, da sua qualidade, da sua procedência e do seu descarte, unido a ideia de conexão com o corpo humano. Para a artista, nossos movimentos externos são consequência dos nossos movimentos internos e através da prática tintória podemos nos revelar em trabalhos que expressam nossos interesses como reciclagem, consumo e preservação.

Para conhecer mais, acesse o site do Studio Trinca e siga o trabalho de Fabíola pelo FacebookInstagram!

*Esta matéria é um compartilhamento do Estilistas Brasileiros e também pode ser lida aqui.

O Estilistas Brasileiros é uma plataforma voltada para a fomentação de marcas e estilistas brasileiros independentes, com o propósito de divulgar talentos nacionais que produzem moda autoral, criativa e consciente, feita no Brasil.

Estilistas Brasileiros – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários