A coleção Vans x Van Gogh Museum, que inclui tênis e acessórios de vestuário, pretende levar a arte de Van Gogh para fora dos museus. 

Van Gogh é talvez um dos artistas mais misteriosos e que alcançou fama tempos depois de sua própria época. Sua vida e morte carregam histórias incertas e o imaginário popular aceita aquela que lhe agrada mais. O pintor, nascido na Holanda, passou muito tempo em Paris, onde se hospedou em uma pousada que está retratada em uma das suas criações mais famosas.

No filme Com amor, Vincent, uma obra prima e belo tributo ao trabalho de Van Gogh, em que cada cena foi pintada à mão por um time que artistas que imitavam os traços característicos do artista, podemos conhecer um pouco mais da história desse homem sensível e apaixonado pela natureza, talvez atormentado pela própria mente.

Seja como for, as obras de Van Gogh hoje são de grande sucesso. Acadêmicos se dispõem a estudar o seu estilo e pessoas no mundo inteiro aprendem na escola a respeito do artista pós-impressionista. Alguns de seus quadros mais memoráveis são Terraço do Café à Noite, Quarto em Arles, A Noite Estrelada, Autorretrato com Chapéu de Palha e Os Comedores de Batata.

Para celebrar o trabalho de Van Gogh e manter viva sua obra, levando-a para um novo público, a marca de tênis Vans, em parceria com o Museu Van Gogh de Amsterdã, lança uma coleção exclusiva com calçados e roupas estampados com algumas obras selecionadas do artista. Os produtos estarão disponíveis em lojas do mundo todo a partir do dia 3 de agosto/18 e no Brasil, estarão disponíveis a partir da segunda quinzena do mês.

Fazendo um trocadilho com o lema da Vans, “Off the wall”, as obras de arte sairão das paredes do museu diretamente para as ruas, em acessórios descolados. Entre eles, jaquetas, bonés, mochilas, camisetas, moletons e claro, tênis. Algumas das pinturas escolhidas para essa parceria são “Caveiras” (Skull), “Amendoeira em Flor” (Almond Blossom), “Girassóis” (Sunflowers) e o “Autorretrato”.

AMENDOEIRA EM FLOR

“Amendoeira em Flor” estampada em alguns produtos da parceria exclusiva Vans x Van Gogh Museum.

“Caveiras”, por exemplo, trata-se de pinturas de crânios que fizeram parte dos estudos de Van Gogh a respeito da teoria das cores e do jogo de luz e sombra nos objetos. Já o quadro da amendoeira traz uma obra com mais cor e delicadeza, lembrando as árvores cerejeiras. A série “Girassóis” demonstra a busca do artista por explorar a versatilidade das cores, já que ele criou cinco quadros que retratam essa flor, mas usando apenas três tons de amarelo em cada um.

Uma última criação, por final, traz emoção e carrega uma pouco da história de Van Gogh. A Vans criou uma estampa exclusiva para um Slip-On, em que foram reunidos trechos de mais de 700 cartas enviadas por Vincent a seu irmão Theo, grande incentivador de seu trabalho.

GIRASSÓIS

AUTORRETRATO

CAVEIRAS

Todos os tênis da coleção Vans x Van Gogh têm palmilhas personalizadas que imitam os inconfundíveis traços de Van Gogh e cada um carrega uma tag com informações e fatos históricos a respeito da obra que o estampa.      

Parte do dinheiro das vendas será destinada ao Museu Van Gogh, em Amsterdam, para a preservação das obras e legado do artista. “Nós gostamos muito da coleção Vans x Van Gogh Museum, por seguir com nossa missão de manter a vida e obra de Vincent van Gogh acessível para o máximo de pessoas possível, para enriquecer e inspirar as pessoas” diz Adriaan Dönszelmann, membro da diretoria do museu.

CARTAS PARA THEO

 

Há também parcerias da instituição com outras marcas, como a Samsonite e coleções próprias de acessórios de cozinha e decoração. É possível conferir a linha completa pelo site do Museu Van Gogh. 

ONDE ENCONTRAR VANS X VAN GOGH MUSEUM

A coleção Vans x Van Gogh Museum estará disponível no mundo inteiro, inclusive no Brasil, a partir da segunda quinzena de Agosto, no site da Vans.com.br e em revendedores autorizados no Brasil.

Imagens: Divulgação

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários