Clari Benatti é graduada em Desenho Industrial. Antes de ser tatuadora, trabalhou como designer gráfico durante 10 anos. Construiu uma carreira sólida na área e acumulou experiência em diversos segmentos como moda, varejo, agências de publicidade, eventos. Até que a tatuagem apareceu em sua vida em um momento em que ela decidiu colocar a sua veia artística a serviço das pessoas. “No design sempre brotou aquela pontinha de insatisfação por nunca conseguir imprimir a minha identidade artística nas criações, já que ficava refém das interferências e gostos dos clientes”.

Um belo dia, Clari conheceu um amigo do seu marido que era tatuador e conversaram bastante sobre o universo da tattoo. A partir de então, ela teve um ‘estalo’ e percebeu que era uma profissão em que podia, enfim, utilizar todo seu repertório artístico e desenvolver um trabalho autoral. “Isso aconteceu em 2015, quando comecei a estudar e me aprofundar no assunto. No mesmo ano o Studio BenArtti nasceu”.

“Acredito que a minha arte está intimamente ligada ao conceito de empatia e percepção do outro. As tatuagens, na verdade, são a representação simbólica das experiências de vida de outras pessoas. Quando crio os meus desenhos me coloco no lugar do outro. Procuro entender quais sentimentos e emoções permearam a vida daquela pessoa para que eu possa entrar em ação e criar uma representação simbólica para o acontecimento”.

Além de toda a experiência trazida da área do design, as inspirações de Clari Benatti vêm das viagens que faz, da troca de experiências com outros tatuadores. É uma profissão que a coloca sempre em movimento, complementa a artista ao FTC. “Recebo muita gente no Studio BenArtti e todo o meu repertório artístico nasce dessas experiências”.

Quando perguntamos qual a sua primeira tatuagem em cliente, Clari responde: “Foi no Lucas Miranda, meu parceiro da vida e sócio no Studio. Ele foi a minha ‘cobaia’ rs, assim que terminei o curso de tatuadora”.

O QUE VEM PELA FRENTE?

Para o futuro, Clari, no momento, devido a grande procura pelo seu trabalho, está começando a pensar em como levar a sua arte além da tattoo para as pessoas que moram muito longe e não conseguem vir até ela, mas gostariam muito de tê-la representando suas histórias.

Clari gostaria de espalhar também a sua arte para outros países, ter a oportunidade de crescer profissionalmente e expandir seus horizontes com outras culturas. Confira um pouco mais de seu delicado e incrível trabalho!

DELICADEZA NA PELE POR CLARI BENATTI

Sobre seu trabalho delicado e a maioria de suas clientes serem mulheres, Clari comenta: “Muitas mulheres nem sequer sonhavam em ter uma tatuagem. Acredito que a relação das mulheres com a tattoo vai além da auto estima. O trabalho autoral as torna mais especiais, enaltece a individualidade de cada uma.”, explica Benatti.

Muitas optam por expressar o amor que sentem pelos seus filhos, por exemplo, utilizando a delicadeza do traço minimalista. Ela ressignifica lembranças ao tatuar desenhos exclusivos e personalizados para cada cliente.

O estúdio da tatuadora fica localizado no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio. Acompanhe o trabalho de Clari Benatti no Instagram e Facebook.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários