FTCMag Art Attack Taxi Fabric: projeto transforma táxis antigos em Mumbai em arte, ao utilizar muitas cores
Art Attack

Taxi Fabric: projeto transforma táxis antigos em Mumbai em arte, ao utilizar muitas cores

taxi fabric mumbai índia 01

A experiência de andar de táxi em países desconhecidos muitas vezes não é muito acolhedora. Mas, essa ideia em Mumbai (Índia) tem mudado criativamente muitos dos 55 mil veículos na cidade. Taxi Fabric é um projeto que transforma táxis em verdadeiras obras de arte móveis.

A ideia surgiu quando alguns criativos se reuniram e chegaram a pensar no seguinte: “Os táxis na Índia, particularmente em Mumbai, são a forma mais conveniente de transporte, mas também se tornaram uma peça icônica da cultura. Os taxistas costumam dar muita atenção aos seus carros – para se sobressairem diante de seus concorrentes (decoram janelas de vidro, adicionam luzes brilhantes) – mas muito pouca atenção é dada ao tecido utilizado nos assentos. Eles são muitas vezes apenas funcionais e esquecidos. E se os inúmeros jovens designers talentosos oferecessem algo nesse sentido?”

O grupo então se juntou e foi capaz de tornar um sonho relacionado ao transporte em realidade. Lançaram online a campanha Taxi Fabric no Kickstarter, reuniram um grupo de designers indianos e deixaram a imaginação correr solta. Como resultado, os artistas criaram inúmeras estampas que contam histórias de seu povo e de sua cultura. As padronagens foram impressas em tecido e costuradas em cada táxi.

Os produtos coloridos provam que podemos encontrar inspiração nos lugares mais improváveis. Hoje, a Taxi Fabric quer dar aos designers de Mumbai, uma oportunidade para eles mostrarem seu trabalho ao público. Cada projeto em um táxi dura de quatro a cinco meses, e pode ser visto por mais de 4.000 pessoas.

“Os motoristas têm comentado que eles acreditam que seus clientes estão se envolvendo cada vez mais com eles. A maioria também pergunta sobre outros projetos e os clientes aumentaram. Cinco meses atrás nós imprimimos nosso primeiro tecido. À medida que os interiores dos carros tomavam forma, nós olhávamos um para o outro e sabíamos que estávamos no caminho certo. Isso não vai ficar assim. Queremos que a ideia seja grande!”

Via.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Sair da versão mobile