FTCMag

Estas serão as principais tendências de decoração em 2022, segundo especialistas

De árvores internas a designs curvos, aqui está o que esperar para este ano

Um novo ano costuma trazer otimismo e a promessa de fazer diferente. O mundo, cansado de pensar em como será o futuro, depois de dois anos coletivamente no caos, parece que está se desdobrando para que a nova vida em casa seja melhor do que nunca.

Muitas das principais tendências de decoração e interiores de 2022 são reiterações daquelas que já vimos nos dois anos anteriores mas, felizmente, estamos sendo mais fiéis a nós mesmos e ao que nos faz sentir bem, principalmente quando falamos em lar.

Assim como a evolução da moda nos últimos anos, o design de interiores está se tornando cada vez menos sobre o que está na moda e mais sobre a expressão pessoal. Isso capacitou os consumidores a encontrar sua própria opinião sobre cada tema e está levando a uma abordagem altamente única e com mais nuances na decoração.

Ainda assim, vários temas recorrentes estão no horizonte e apontam como as principais tendências de decoração 2022. Vamos saber mais:

TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO 2022

1 – Paletas Paisagem

O caso de amor com verdes e azuis suaves e tons terrosos continua, mas não é necessariamente uma preferência estética.

Pesquisas mostram que esquemas de cores naturais e formas orgânicas como as encontradas na natureza reduzem o estresse, diminuem a pressão arterial e a frequência cardíaca, aumentam a produtividade e a criatividade e nos deixam mais felizes”, conta Michelle Lamb, diretora editorial da The Trend Curve.

Talvez porque a humanidade nunca precisou dos poderes curativos da natureza mais do este momento, há uma busca para aprofundar ainda mais essa abordagem.

Michelle prevê tons mais inspirados na selva – assim como o verde azeitona e o musgo – usados ​​em conjunto com a madeira natural, pedras com granulação proeminente, bambu, vime, musgos secos, flores e folhas.Parece que também estamos olhando para o céu em busca de inspiração. 

“Acreditamos na crescente importância de um meio-tom luminoso que lembra a luminosidade do céu claro e, portanto, é frio e otimista”, diz Gemma Riberti, chefe de interiores da WGSN. “É uma cor ótima para trazer positividade, e funciona bem nos espaços e produtos com uma leveza e uma simplicidade tranquilizadora”.

De acordo com Lisa White, diretora criativa e diretora de interiores da WGSN , o azul e a terracota continuarão seu papel de protagonista em um ano em que “a cor deve ser fundamental e esperançosa”.

Lisa continua: “O apelo dos tons de terracota se traduz em produtos de interiores em geral, de materiais duros como pedra natural, metais oxidados, madeira e argila, bem como materiais macios como linho, couro, camurça e tecidos de pilha escovados .” Por fim, ela acrescenta: “Estamos até vendo produtos sendo lindamente reciclados ao serem mergulhados na cor terracota”.

2 – Biofilia, natureza em casa

Depois de encher a casa de vasos de plantas, os millennials vão transformar os próprios ambientes em vaso. Isso mesmo: as pessoas vão buscar ideias e soluções biofílicas, que integrem o interior e o exterior da casa e aumentem o bem-estar.

Levando a criação de plantas e o design biofílico para o próximo nível, as pessoas vão querer participar plenamente da era Planthroposcene (a relação entrelaçada entre plantas e pessoas) cultivando uma árvore dentro de casa, ou pelo menos em sua varanda.

Imagem: Archdaily

Uma combinação de clima cada vez mais quente, a necessidade de socialização ao ar livre levaram os consumidores a gastar mais tempo e dinheiro do que nunca em seus jardins e espaços ao ar livre

As pessoas querem trazer suas salas de estar e espaços ao ar livre, e cada vez mais o ar livre para dentro, levando a criação de plantas e o design biofílico a novos patamares. Veremos o surgimento das árvores internas – ocupando o centro do palco em grandes vasos.

Para aqueles com pouco ou nenhum espaço ao ar livre, átrios internos e jardins embaixo da escada serão considerados. A propagação de plantas caseiras está se tornando mais popular, e os fabricantes estão cultivando espécies de plantas em locais como estufas em miniatura. 

Imagem: TrendBible / Clem around the corner

“O jardim de inverno contemporâneo é um visual que será tendência, seja criando uma ambiente inspirado em um jardim com papel de parede estampado e móveis de vime, ou simplesmente estilizando um canto em um local ensolarado da casa”, completa Lisa White. O intuito é aproveitar o novo espaço de vida.

3 – Experiências Sensoriais em casa

Consumidores estão prestando muito mais atenção às experiências sensoriais de suas casas.

O perfume tomou o centro das atenções durante a pandemia, e as pessoas estão espalhando cheiros em áreas específicas de sua casa e diferentes aromas como forma de habitar o espaço com todos os seus sentidos”, diz White. “Talvez o home office seja perfumado com sálvia para promover a saúde mental, enquanto o quarto será perfumado com flor de laranjeira para promover a calma e o sono”.

Ramos, CEO da agência de previsão cultural The Ideatelier , diz que o tato , a composição e a estimulação sensorial estão influenciando as escolhas das pessoas por produtos de interiores. “A experiência sensorial é dinâmica e individualmente única, mas muito desejável estes tempos. Isso inclui combinações de cores vibrantes e estimulantes, alta tecnologia, como torneiras de cozinha ativadas por voz, bambu como a fibra mais importante no design de móveis, e a iluminação, que deve ser natural, sustentável e orgânica.”

4 – Na decoração, o futuro é redondo

Essa tendência vai se espalhar pela casa toda, chegando à cozinha, à parede, à piscina e onde mais o coração mandar.

A feminilidade terá um impacto na forma em 2022, transmitida por meio de detalhes arredondados que variam de elementos estruturais circulares a curvas suaves. “Pense: cantos arredondados, sofás curvos, braços alargados em cadeiras. Cantos em cascata em mesas e consoles reforçarão a tendência, assim como mesas e formas recortadas, de tapetes a pufes.”

Imagem: Boca do Lobo

Riberti acrescenta que nem sempre as curvas precisam ser dramáticas. “Formas confortáveis, curvilíneas e acolhedoras serão primordiais”, diz ela. “Não necessariamente gordo e exagerado, mas suave aos olhos e às mãos para criar uma sensação geral de relaxamento e conforto dentro do espaço.”

As curvas dão personalidade àqueles cantos da casa que precisam de um “up”. A sala anda meio sem graça? É só colocar um sofá curvo. O ambiente ficou muito básico? Aposte numa parede de plantas em arco.

5 – A decoração nunca foi tão emotiva

Já pensou em ter um quarto reservado para sentir raiva ou alegria? É mais ou menos isso que as pessoas vão começar a fazer, planejando ambientes da casa para diferentes emoções ou hobbies. Entre as tendências também estão quartos temáticos de música e cômodos dedicados às massagens.

Monte sua decoração relaxante, santuário, seu quarto de yoga, seu quarto temático de música, quarto dos cristais, sua biblioteca.

6 – Seu pet de casa nova

Quem ama seus bichinhos não se contenta mais em comprar brinquedos e arranhadores. Em 2022, os pets mais fofos vão realizar o sonho da casa própria, com direito a quarto exclusivo e ideias pra “gatificar” os ambientes.

O Brasil é um dos países que vão estar na vanguarda da arquitetura para pets em 2022. Com buscas como quarto de luxo rosa para cachorro e travesseiro para gatos crescendo cada vez mais no Pinterest, por exemplo, o Brasil vai ser pioneiro na decoração criativa para pets. E aí, alguém quer construir um palácio para o doguinho?

Fontes: Trendbible / Pinterest Predicts 2022 / ADPro

Sair da versão mobile