food trucks saudáveis shutterstock_243281167

Você, com certeza, já deve ter visto ou ouvido falar nos Food Trucks. A moda dos restaurantes e lanchonetes ambulantes chegou com tudo e já se espalhou por todo o Brasil. O novo conceito de fast food se destaca por oferecer preços acessíveis, desenvolver contato direto com o público e apresentar cardápios específicos e sofisticados, seguindo a onda “gourmet”.

O grande diferencial dos Food Trucks, além da cozinha reduzida e adaptada a um caminhão, é a ausência de um ponto fixo de venda. Os caminhões seguem determinado itinerário que, geralmente, é divulgado por meio das redes sociais.

Mas nem só de hambúrgueres enormes, pizza e cachorro quente vivem esses restaurantes. Pensando nisso, selecionamos algumas das iniciativas sobre rodas que tem uma pegada mais natural. São 5 exemplos de Food Trucks saudáveis, com alimentos mais leves, opções veganas, que estão espalhados por todo o Brasil. Então, se você estiver de passagem ou mora em SP, RJ, Brasília ou Fortaleza, não hesite em procurá-los! Confira:

Graviola_01

1) Graviola Gourmet, Rio de Janeiro: cardápio saudável sofisticado e combinações leves

O Graviola Gourmet começou por meio de jantares que o casal Manoela Maia e Abner Lopes promovia em sua casa. A cada reunião, os amigos se surpreendiam com o sabor das comidas e com o bem que elas faziam à saúde. A partir daí, surgiu a ideia de comercializar essas especiarias tão gostosas e, ao mesmo tempo, saudáveis. A escolha do food truck em vez de um restaurante foi, inicialmente, por questões financeiras e também por conta da paixão do casal por viagens e o desapego a rotinas.

O cardápio, além de saudável, é bem sofisticado e agrada o público de maneiras diferentes nos mais diversos eventos. Em alguns lugares, a preferência é o salmão defumado, em outros, o mais vendido é o hambúrguer de grão de bico, linhaça e cenoura. Mas o que agrada todos é, sem dúvidas, o espaguete de palmito pupunha e abobrinha no pesto de manjericão. No momento, o Graviola passeia pelo Rio de Janeiro.

Graviola_05

Graviola_06

Graviola_02

2) Gorilla Food Truck, São Paulo: pratos sem fritura ou óleo, capazes de nutrir um atleta 

Idealizado pelos empreendedores e amigos Hermann Caser Junior, Fabio Kumelys e Guilherme Delanhese, o Gorilla Food Truck faz uso de uma cozinha combinada para preparar pratos com ingredientes saudáveis eliminando qualquer tipo de fritura e óleo. A ideia é oferecer uma alimentação saudável capaz de nutrir um atleta, por isso a escolha dos hambúrgueres.

Os queridinhos do público têm sido o Veggie, feito com quinoa e vegetais, acompanhado de molho pesto, abobrinha, berinjela e rúcula, servidos no pão integral, e o Kong, hambúrguer de fraldinha, cheddar inglês, maionese de ervas, picles, shimeji e alface no pão australiano. Eles também oferecem grandes porções de saladas acompanhadas de deliciosos molhos, açaí orgânico e sucos funcionais. Atualmente, o Gorilla está em São Paulo, mas já participou de eventos no interior do Rio de Janeiro e se desloca por todo o país.

food truck saudáveis gorilla gourmet

food truck saudáveis gorilla gourmet

food truck saudáveis gorilla gourmet

food truck saudáveis gorilla gourmet

3) Fit Truck, São Paulo: linha fit e pratos vegetarianos com especiarias

Também seguindo a linha fit, o chef de cozinha Henrique Falcão deu origem ao Fit Truck. Ele, que já tinha o costume de cozinhar pratos saudáveis para a esposa, levou ao truck especiarias como o Fit Burguer (hambúrguer de kafta, molho de hortelã, mussarela light, cebola caramelizada (com baixo índice de gordura), tomate, alface e pão integral), o Nhoque Fit (nhoque de batata doce recheado com nozes e creme de ricota ao molho rústico de tomate – sem glúten), o Lanche Natural Vegetariano (pão integral, creme de tofú, shimeji, cebola, alho-poró, amêndoas e alface), o Crepe Francês, recheado e sem glúten, entre vários outros pratos servidos com cerveja, água mineral, água de coco e sucos.

Outra iguaria do Fit Truck é a Salada Grega, preparada com alface, tomate cereja, pepino, azeitonas, pimentão, queijo feta e filé de frango grelhado. Eles também oferecem a opção “fat”, feita com hambúrguer de picanha, maionese temperada, queijo cheddar, cebola e alface. O Fit Truck se desloca por eventos em todo o estado de São Paulo e não tem itinerário fixo.

SONY DSC

Fittruck_04

SONY DSC

SONY DSC

4) Hey Joe, Fortaleza: sabor e qualidade na escolha de ingredientes sem gordura e com massa integral

O Hey Joe – Comida & Arte – é fruto da paixão por culinária de seu idealizador desde a infância. Durante toda a vida, Fabiano Pedon mantinha a cozinha como hobby, até o momento em que decidiu transformá-lo em empreendimento. Ao desenvolver o negócio, ele notou o crescimento da alimentação saudável no Brasil e, a partir daí, teve a ideia de elaborar um food truck saudável, com receitas rápidas e que não abram mão do sabor e da qualidade dos ingredientes.

Dentro desse segmento, o Hey Joe oferece pratos especialmente elaborados com o intuito de agradas a todos os paladares. O cardápio conta com seis sanduíches, dentre eles o de filé mignon suíno, camarão, hambúrguer artesanal sem gordura, hambúrguer artesanal de salmão – feito com molho tártaro à base de ricota, rúcula, mix de cogumelos ao vinho, mussarela light no pão artesanal ou integral de cenoura –, hambúrguer de frango e hambúrguer vegetariano de quinoa e soja – com creme de ricota e parmesão, rúcula, mussarela light, pasta de tomate seco, também servido no pão integral ou artesanal de cenoura.

Eles também oferecem sucos naturais de fruta, açaí e waffle de massa integral e açúcar mascavo. O truck circula por Fortaleza-CE e mantém contato com o público na internet por meio da divulgação dos produtos e do itinerário a ser seguido.

Heyjoe_06

Heyjoe_03

Heyjoe_04

Heyjoe_05

5) Komboleria, Brasília: bolos sem glúten e sem lactose, mas com muito sabor

A ideia do Komboleria surgiu quando os irmãos Thiago e Tatiana Sabadini decidiram vender bolos em uma Kombi. Eles começaram a testar receitas sem leite, por conta das filhas de Tatiana serem alérgicas à lactose. As experiências foram dando certo e logo começaram a surgir pedidos. No início, ela ficava na cozinha, enquanto ele fazia as entregas. Seis meses depois, Tatiana deixou o Komboleria aos cuidados de Thiago, que assumiu o negócio de vez e começou a desenvolver receitas que além de não incluir leite, também eram livres de glúten.

Nesse momento, o Komboleria deixou de ser apenas um food truck para ganhar também uma loja fixa. Inicialmente, o cardápio não era definido. Hoje, os sabores são fixos e os mais vendidos são chocolate com amêndoas, chocolate com abobrinha, limão siciliano com mirtilo, abacate com limão e castanha do Pará com amêndoas. Por enquanto, o Komboleria atua apenas em eventos e festas ao ar livre de Brasília – DF e também se desloca em alguns pontos fixos da cidade.

komboleria bolos food truck sem glúten lactose

komboleria bolos food truck sem glúten lactose

komboleria bolos food truck sem glúten lactose

Komb_01

Imagem topo: Shutterstock.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Ana Carolina Prado é estudante de Jornalismo e amante de música, cultura e tinta na pele. Viciada em pontos, vírgulas e palavras, acredita que a vida é feita de sonhos, amores e histórias pra contar.

Ana Carolina Prado – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários