Masdar quer ser 100% dependente de energias renováveis, produzir zero resíduos, ser livre de combustíveis fósseis e ainda persegue a meta de atingir o índice zero de emissões de dióxido de carbono. Essa cidade existe? 

Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia – Imagem: Atlas by Etihad

Já pensou em morar em uma cidade lixo-zero, zero emissões de carbono, total segurança, ótimas temperaturas e ainda não precisar de carro próprio para locomoção? Sim, isso será possível. Ao lado de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, está sendo construída Masdar, a “cidade do futuro”.

Totalmente planejada, Masdar ainda está em fase de construção e tem previsão de entrega até 2030. Em pleno deserto, a ideia é ser o local mais sustentável do planeta, com energia solar totalmente renovável, reutilização de todo o lixo que produz, ter apenas transporte público movido a eletricidade e neutralização de toda a emissão de gás carbônico.

Desenhada pela empresa britânica Foster and Partners, Masdar foi inspirada nas cidades árabes, tem arquitetura moderna e é um local adaptado para ciclistas e para se andar a pé. Há vários parques espalhados e os edifícios foram construídos perto uns dos outros para criar passagens estreitas abrigadas do sol.

Apesar do calor que faz nas zonas mais desprotegidas, as ruas em Masdar contam com apenas 30 a 45 minutos diários de exposição solar direta, com temperaturas registradas no interior da cidade de 10 a 15 °C mais baixas do que em Abu Dhabi.

A fachada ventilada dos escritórios de Masdar que absorve o calor da rua. Imagem: Atlas by Etihad

No centro, há uma torre eólica que gera eletricidade e diversos túneis que espalham o ar fresco. Todos os veículos são públicos, elétricos e automatizados e só circulam no subsolo. Haverá também transporte coletivo em trilho suspenso, com partidas rumo a Abu Dhabi a cada meia hora. 

Pods de circulação sem motorista em Masdar chamados de PRT: um sistema inovador, subterrâneo e sustentável. Imagem: Atlas by Etihad

Aqui não tem motorista. O sistema é completamente automatizado! Imagem: Masdar Mubadala Company.

OUTRAS TECNOLOGIAS LIMPAS

As tecnologias limpas não param por aí. Entre os projetos que estão sendo desenvolvidos está uma usina de dessalinização da água movida a partir de energia solar, além do uso de espelhos como forma de concentrar os raios de sol para aquecer grandes quantidades de água para produzir eletricidade.

Quanto aos resíduos, estão sendo construídos centros de reciclagem, centros para tratamento de água, plantações de várias espécies, centros de produção de alimentos e de biocombustíveis. Moradores também receberão composteiras domésticas. 

Um dos prédios de residência em Masdar. Imagem: Masdar Mubadala Company

Com capacidade para 40 mil residentes, Masdar está sendo projetada com o objetivo de proporcionar o mais elevado nível de qualidade de vida aos seus moradores, gerando o menor impacto ambiental possível

Centro de Masdar. A vida vai sendo construída aos poucos. Imagem: Masdar Mubadala Company

Até o momento, diversos institutos de pesquisa tecnológicos e de sustentabilidade, universidades e multinacionais se instalaram em Masdar. Aqui também está a sede de inovações da Siemens e o instituto de ciência e tecnologia. Imagem: Masdar Mubadala Company

Masdar ainda não é um super destino para ser visitado já que não está 100% finalizada e grande parte permanece em obras, a não ser que você seja arquiteto, urbanista ou entusiasta de projetos sustentáveis e queira muito visitar. 

Alguns poucos pontos já estão funcionando e abertos para visitação. A cidade está localizada a 30 minutos do Emirado de Abu Dhabi e é facilmente acessada de carro saindo de Dubai ou de Abu Dhabi. Hoje em dia há vida na cidade, mas não é algo super turístico. 

Imagem: Masdar Mubadala Company.

A cidade tem um site oficial com todas as informações sobre os projetos em andamento e as inovações aqui.

Incrível, não? Por mais ideias assim! 

*Este post foi criado exclusivamente para o Blog Todeschini. Todo mês você encontra essas e outras matérias incríveis do FTC por lá! Vale a pena acompanhar!

*Hey! Este conteúdo recebeu incentivo da empresa, isso apenas nos permite produzir mais e melhor. Em nossos conteúdos feitos em parceria, só entram marcas e produtos que a gente realmente gosta! ♥︎

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários