Muitas vezes queremos algo que não podemos ter. Seja aquele relógio que acabou de lançar ou a pessoa dos nossos sonhos que é feliz no casamento: a natureza humana nos faz ansiar por mais e mais.

O mesmo se aplica a restaurantes. Não é incomum que os melhores restaurantes tenham uma longa lista de espera de clientes ansiosos: afinal, isso adiciona prestígio ao lugar e cria expectativas. Alguns, no entanto, são tão exclusivos que é praticamente impossível entrar. Para os fãs de uma experiência única, essa é uma perspetiva tentadora.

Aqui está uma seleção de alguns dos melhores restaurantes que estão um pouco fora de alcance.

DAMON BAEHREL, EARLTON, NOVA YORK

Damon Baehrel construiu uma reputação de incrível experiência gastronômica ao longo dos anos: tanto que o preço chega a US$4.000.

São servidos aos convidados um menu de degustação de 20 pratos com base em vegetais orgânicos, carnes curadas e a hospitalidade única do próprio Baehral, que trata a ocasião mais como um jantar do que uma refeição em restaurante.

Mas aqui está o problema: a lista de espera pode levar até 5 anos, então se você está com fome, é melhor procurar outra opção. Entretanto, é essa exclusividade que atrai as pessoas, é como um círculo vicioso, quanto maior a lista, maior a demanda.

Se você tiver sorte de conseguir um lugar neste restaurante, talvez até consiga ganhar dinheiro escrevendo uma crítica sobre ele, contando como é raro conseguir isso!

EL CELLER DE CAN ROCA, GIRONA, ESPANHA

Por falar em cozinha espanhola, não há lugar melhor para experimentá-la do que na própria Espanha. El Celler de Can Roca é famoso por seus ingredientes de origem local combinados com a magia dos irmãos Roca que fazem algumas das criações mais deliciosas da região.

El Celler de Can Roca, na Espanha, foi eleito “O Melhor Restaurante do Mundo” em 2013 e 2015 pelo theworlds50best.com. 

A CNN e o Trip Advisor o consideraram o melhor restaurante do mundo no passado e os milhares de visitantes que passam pelo local ao longo do ano tendem a concordar. A demanda é tão alta que os irmãos empregam três pessoas apenas para recusar informações e a lista de espera geralmente ultrapassa um ano.

Vale a pena esperar. Como dizem os irmãos no site: “um restaurante é um projeto de longo prazo, um modo de vida”. Embora a refeição em si possa ser rápida, a experiência única na vida é o que faz valer a pena.

RISTORANTE GROTTA PALAZZESE, ITÁLIA

As mesas são extremamente procuradas no Grotta Palazzese por vários motivos. Primeiro, ele é esculpido na lateral de uma bela caverna com vista para o cintilante Mar Adriático em Polignano A Mare, no sul da Itália. Em segundo lugar, só está aberto durante a temporada de verão devido ao seu ambiente ao ar livre. Finalmente, os chefs colocaram tanto tempo e esforço em seus pratos que desenvolveram uma reputação de uma das melhores refeições da região.

O resultado final atinge vários sentidos ao mesmo tempo. A vista sensacional do oceano, o som das ondas quebrando e o sabor excepcional da comida italiana.

O mundialmente famoso Ristorante Grotta Palazzese está situado em uma caverna nas falésias de Polignano a Mare, no sul da Itália. Que sonho! 

O restaurante recomenda reservar uma mesa com vários meses de antecedência, especialmente com as restrições da COVID que limitam a capacidade no futuro próximo.

É BY JOSÉ ANDRÉS, COSMOPOLITAN, LAS VEGAS

Embora a espera para esta experiência espanhola seja de apenas três meses, o local costuma surpreender os visitantes com seus horários de abertura estranhos e capacidade super reduzida.

Aberto apenas duas vezes ao dia para dois grupos de oito pessoas – às 17h30 e às 20h30 – acomoda os seus clientes num único bar e oferece uma refeição exclusiva de 15 pratos. Embora isso possa parecer demorado, as equipes de Andrés são super eficientes e servem os pratos rapidamente para que você ainda tenha tempo de testar sua estratégia de blackjack em um dos muitos estabelecimentos de apostas nas proximidades.

O que parece ser um ovo frito perfeito, na primeira mordida descobre-se algo totalmente diferente. A versão é um pudim catalão polvilhado com frutas cítricas e canela, servido com um molho de caramelo amargo junto com laranjas de tangerina liofilizadas e raspas. Gostaria! 

Descrito como um passeio de montanha-russa por um cliente satisfeito, o menu apresenta o melhor da cozinha espanhola com o toque pessoal do próprio Chef Andrés.

SUKIYABASHI JIRO, TÓQUIO, JAPÃO

Esperar é algo certo, mas que tal conhecer a pessoa certa? Não apenas isso, mas a pessoa tem que ser de Hokkaido e um amigo pessoal.

Os critérios de Sukiyabashi Jiro podem ser incrivelmente seletivos a ponto de ofender as pessoas, mas o restaurante fornece alguns dos melhores sushis do planeta. O proprietário serve apenas moradores de Hokkaido e seus convidados, então, se você quiser ir, é uma boa ideia conhecer alguém de lá.

O famoso chef Anthony Bourdain teve a sorte de visitar o restaurante e ele só tinha coisas incríveis a dizer sobre o local, ele contou que se soubesse que fosse morrer no outro dia, gostaria que sua “última refeição” fosse sushi. Se é bom o suficiente para Bourdain, então deve ser bom para a maioria de nós!

Jiro ganhou até seu próprio documentário na Netflix! “Jiro Dreams of Sushi” vale a pena ser assistido pela sua história e pela beleza ao respeito aos alimentos.

ALMOÇO COM BUFFETT NO SMITH & WOLLENSKY, NOVA YORK

Na mesma linha de Damon Baehrel, o almoço anual de Warren Buffett prospera em sua exclusividade, mas com um diferencial. Os participantes precisam ganhar em um leilão para obter um lugar e a competição é alta.

Ainda que o almoço de Baehral custe caro, não se compara aos vencedores do almoço com Buffett no restaurante Smith e Wollensky em Nova York que dão lances milionários pela honra. Por quê? Bem, todo o dinheiro vai para a caridade e eles têm o privilégio de uma conversa com um dos investidores mais famosos de todos os tempos.

O restaurante oferece um cardápio maravilhoso, repleto de pratos extravagantes e vinhos deliciosos, mas a verdadeira lição é o conhecimento obtido do próprio grande homem. Um participante até disse que isso mudou sua vida.

A desvantagem é que essa data está disponível apenas uma vez por ano e as chances de ganhá-la são mínimas, a menos que você tenha alguns milhões de dólares extras por aí.

Crédito das imagens: Divulgação dos restaurantes 

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários