Traveluv

A outra Notre Dame: conheça a Basílica de Lyon

Notre Dame de Paris

Quando falamos em “Notre Dame” a maioria de nós pensa automaticamente na igreja localizada em Paris e que infelizmente sofreu um incêndio em 2019. Porém hoje vamos te mostrar uma outra igreja imperdível para você adicionar nos seus destinos à visitar quando estiver pela França, mais especificamente em Lyon.

Cidade de Lyon

A cidade de Lyon é conhecida como a capital da culinária francesa. A viagem por si só já é deliciosa e você pode mergulhar em temperos, molhos e refeições maravilhosas. E ir a Lyon e não conhecer a Basílica é uma pena! Ela tem uma belíssima vista da cidade e um interior maravilhoso. A visão panorâmica da cidade impressiona em qualquer estação, principalmente no pôr-do-sol.

A Europa tem infinitas igrejas, é verdade. Muitas incrivelmente belas, mas a Notre Dame de Lyon tem um charme especial. Para chegar você precisa pegar um bonde (parecido com o do Corcovado no Rio de Janeiro, sabe?) para então estar na parte mais alta da cidade. Confira abaixo algumas imagens da Basílica Notre Dame de Fourvière!

Outra Notre Dame?

E por quê ela tem o ‘Fourvière’? A expressão em francês significa “Nossa Senhora de Fourvière”. Assim como aqui no Brasil temos Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Fátima e assim por diante. Fourvière é o morro no qual a Igreja foi construída. A Igreja de Paris, de estilo arquitetônico gótico teve sua construção entre os anos 1163 até 1345. Já a de Lyon foi construída entre 1872 e 1884 em homenagem à Virgem Maria, e desde 1998 é considerada patrimônio cultural da Unesco.

Veja fotos da Notre Dame de Paris antes do incêndio abaixo:

Festival das Luzes em Lyon

Conhecida pelos franceses como “Fête des Lumières”, o festival é o evento mais importante do ano para a região e tem quatro dias de duração. Todo ano no dia 8 de Dezembro, acontece o Festival das Luzes em Lyon, com luzes espalhadas por toda a cidade, como forma de agradecimento à Virgem Maria. A comemoração atrai milhares de turistas e as luzes iluminam parques, prédios, pontes, igrejas e até mesmo atrações turísticas acompanhadas por música, arte e muita alegria.

A Basílica de Lyon foi desenhada por Pierre Bossan em estilo romanesco e bizantino, incomum para a época. Acredita-se que foi ela que salvou a cidade da Peste Bubônica em 1643, da epidemia de cólera em 1832 e e da invasão Prussa em 1870.

Você pode se aventurar em outros destinos franceses como o Vale do Loire, Normandia, Saint-Étienne e Chartres.

X