Notre Dame de Paris

Quando falamos em “Notre Dame” a maioria de nós pensa automaticamente na igreja localizada em Paris e que infelizmente sofreu um incêndio em 2019. Porém hoje vamos te mostrar uma outra igreja imperdível para você adicionar nos seus destinos à visitar quando estiver pela França, mais especificamente em Lyon.

Cidade de Lyon

A cidade de Lyon é conhecida como a capital da culinária francesa. A viagem por si só já é deliciosa e você pode mergulhar em temperos, molhos e refeições maravilhosas. E ir a Lyon e não conhecer a Basílica é uma pena! Ela tem uma belíssima vista da cidade e um interior maravilhoso. A visão panorâmica da cidade impressiona em qualquer estação, principalmente no pôr-do-sol.

A Europa tem infinitas igrejas, é verdade. Muitas incrivelmente belas, mas a Notre Dame de Lyon tem um charme especial. Para chegar você precisa pegar um bonde (parecido com o do Corcovado no Rio de Janeiro, sabe?) para então estar na parte mais alta da cidade. Confira abaixo algumas imagens da Basílica Notre Dame de Fourvière!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outra Notre Dame?

E por quê ela tem o ‘Fourvière’? A expressão em francês significa “Nossa Senhora de Fourvière”. Assim como aqui no Brasil temos Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Fátima e assim por diante. Fourvière é o morro no qual a Igreja foi construída. A Igreja de Paris, de estilo arquitetônico gótico teve sua construção entre os anos 1163 até 1345. Já a de Lyon foi construída entre 1872 e 1884 em homenagem à Virgem Maria, e desde 1998 é considerada patrimônio cultural da Unesco.

Veja fotos da Notre Dame de Paris antes do incêndio abaixo:

Festival das Luzes em Lyon

Conhecida pelos franceses como “Fête des Lumières”, o festival é o evento mais importante do ano para a região e tem quatro dias de duração. Todo ano no dia 8 de Dezembro, acontece o Festival das Luzes em Lyon, com luzes espalhadas por toda a cidade, como forma de agradecimento à Virgem Maria. A comemoração atrai milhares de turistas e as luzes iluminam parques, prédios, pontes, igrejas e até mesmo atrações turísticas acompanhadas por música, arte e muita alegria.

A Basílica de Lyon foi desenhada por Pierre Bossan em estilo romanesco e bizantino, incomum para a época. Acredita-se que foi ela que salvou a cidade da Peste Bubônica em 1643, da epidemia de cólera em 1832 e e da invasão Prussa em 1870.

Você pode se aventurar em outros destinos franceses como o Vale do Loire, Normandia, Saint-Étienne e Chartres.

Tereza Teixera é estudante de Arquitetura e Urbanismo com muito prazer e está sempre procurando aprender mais sobre um pouco de tudo, principalmente sobre cenografia, criatividade, inovação, filosofia, negócios e novas formas de viver. Regida sob novos desafios e convivência constante com a arte.

Tereza Teixeira – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários