Para você que já conheceu os melhores pontos turísticos tradicionais do Rio de Janeiro, anote uma lista de passeios diferentes de tudo o que você já fez por lá. 

Longe do turismo convencional, a cidade maravilhosa também oferece muitos passeios fantásticos. Depois de conhecer o bondinho do Pão de açúcar, Corcovado e as praias mais famosas, que tal fazer alguns programas diferentes? Fuja do tradicional e curta a cidade carioca de um jeito que nunca aproveitou antes. Veja as nossas sugestões de opções de passeios:

7 PASSEIOS FANTÁSTICOS PARA FAZER NO RIO DE JANEIRO

 

1 – PARQUE LAGE

O parque Lage é um local público e fica ao pé do Corcovado, no Jardim Botânico. É um lugar incrível e cheio de área verde, além de possuir um palacete central. Dentro do palacete, existe um pequeno bar-restaurante, famoso por seu belo café da manhã servido até 13hs. Ali é também aonde funciona a Escola de Artes Visuais (EAV) desde 1975.

O local conta com jardins frontais que são gramados e os laterais formados por diversas plantas e flores, possui caminhos pitorescos, uma pequena caverna que abriga um aquário e até uma pequena ponte que dá um charme especial. Tire fotos e aproveite para fazer um piquenique enquanto aprecia o clima natural do parque.

2 – SÍTIO ROBERTO BURLE MARX

Antiga residência do paisagista famoso Roberto Burle Marx, o sítio possui 400 mil metros quadrados, perfeito para quem deseja descobrir espécies da restinga, mata atlântica e manguezais. Além disso, ele possui um acervo botânico com cerca de 3.500 espécies, em especial as plantas tropicais autóctones do Brasil e está situado na zona oeste do Rio de Janeiro, na Barra da Guaratiba.

Conhecido por sua preocupação ambiental e pela preocupação com a preservação da flora brasileira, Roberto inovou ao usar plantas nativas do Brasil em suas criações e isso se tornou sua característica marcante. Afinal, foi ele quem valorizou as bromélias, por exemplo, e as tornou populares.

Hoje, o Sítio Roberto Burle Marx é uma unidade vinculada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e também possui um Centro de Estudos de Paisagismo, Botânica e Conservação da Natureza.

3 – FORTE DUQUE DE CAXIAS

Construído entre 1776 e 1799, quando o Brasil ainda era parte do Império Português, o Forte Duque de Caxias hoje é uma área de proteção ambiental da Mata Atlântica, aberta à visitação pública, pertencente ao forte, de onde pode-se observar diversos atrativos da cidade.

É conhecido também como Forte do Leme e fica do outro lado da praia de Copacabana, no Leme. De lá é possível apreciar uma bela vista da Praia de Copacabana, Praia Vermelha, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Para chegar é preciso percorrer uma pequena estrada de paralelepípedo, aproveitando para apreciar a bela natureza ao redor.

4 – TOUR PELA FAVELA DE SANTA MARTA

Que tal um tour pela favela do Rio de Janeiro? Você pode escolher visitar muitas delas e conhecer um pouco da rotina da comunidade e ainda apreciar as mais belas vistas da cidade. Entre as opções, na favela Cantagalo e Pavão-Pavãozinho é possível observar de maneira privilegiada a praia de Copacabana.

Já no tour pela favela Santa Marta (super colorida!) você pode conhecer um dos lados mais incríveis da cidade e ter contato com pessoas alegres e cheias de histórias e experiências para compartilhar.

5 – FLORESTA DA TIJUCA

Imagem: Sala Geo Rio

Ela ocupa 15% do território do município e está entre as maiores florestas urbana do mundo. A Floresta da Tijuca está localizada no Parque Nacional da Tijuca, no Alto da Boa Vista, que faz jus ao nome.

Entre as atrações que a floresta oferece, estão a vista para a Capela Mayrink e a mesa do imperador. Os turistas visitam também construções históricas, cascatas, selva e mirantes. Conhecer a Floresta da Tijuca é sempre garantia de ar puro, clima ameno, vistas deslumbrantes e harmonia com a natureza. 

6 – PARAPENTE E ASA DELTA

É um passeio ousado, pra quem curte adrenalinaaventura ou uma forma incrível de conhecer a cidade, mesmo que de lá de cima. Sem contar que os locais que oferecem a atividade de Asa Delta e Parapente no Rio de Janeiro, são lugares com belezas fascinantes, bastante procurados também por amantes da natureza.

Entre as opções, a nossa dica é você praticar o esporte na:

  • Rampa na Pedra Bonita, no Parque Nacional da Floresta da Tijuca;
  • Rampa na Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu.

 

7 – PARQUE DAS RUÍNAS

Imagem: Deixa de Frescura

Além de oferecer diversas instalações e atrações culturais, o Centro Cultural Parque das Ruínas ainda dispõe de uma atração única: a vista da Baia de Guanabara, o centro do Rio e o Aterro do Flamengo. O lugar fica em Santa Teresa e é voltado à produção e difusão das diferentes formas de expressões artísticas como as artes visuais, as artes cênicas, a música, a dança e o cinema, uma ótima opção para a família toda e apreciadores de arte.

Explore o que o Rio de Janeiro tem para oferecer, com esta lista bem bacana que preparamos. Comente o que achou e nos conte já fez alguns desses passeios antes!

Texto por: Andreia Silveira, redatora, adora escrever, viajar e descobrir lugares incríveis. É focada na criação e publicação de artigos para diversas aéreas. Também é uma pessoa curiosa, colaborativa e muito comunicativa.

O FTC traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia, tatuagens, viagens e muito mais!

FTC – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários