A Galeria La Belle Epoque está localizada no lado Oeste da ilha de Manhattan, no encontro dos bairros Chelsea e Greenwich Village, em Nova Iorque. Os sócios Linda Tarasuk e Elie Saporta possuem coleções únicas e que contam muita histórias. Os amigos vendem apenas pôsteres originais e autenticados, de alta qualidade. Dessa forma, o acervo contém obras magníficas principalmente de estilos Art Noveau, Art Deco e Mid Century. Sendo assim, a era Belle Epoque até os tempos modernos está no acervo deles!

pôsteres na frente da loja em ny

O pôster mais caro da galeria atualmente custa cerca de 30 mil dólares, já que ele é datado de 1918, de origem Austríaca por Egon Schiele. No entanto, você pode adquirir imagens a partir de 25 dólares, ufa! E esses pôsteres que vão para novos lares todos os dias perpetuam momentos icônicos da história.

Além de que, para essa matéria, nós da FTC gostaríamos de fazer um agradecimento especial à Sofia Kfouri Pereira Gomes! Ela trabalhou na galeria de pôsteres vintage em 2019 auxiliando os dois amigos com as redes sociais da galeria e impulsionando o negócio para terem um alcance maior. Gentilmente repassou nossas perguntas à Linda e Elie. Sendo assim, confira as respostas sensacionais a seguir!

logo da belle epoque

OS PÔSTERES ATEMPORAIS DA GALERIA BELLE EPOQUE, EM NOVA YORK – ENTREVISTA
Início de carreira

FTC/Sofia: Como vocês começaram a colecionar?

ELIE: Fui apresentado aos pôsteres pela minha parceira, Linda. Eu me mudei para Nova Iorque em 1979 e tinha um pequeno apartamento com paredes brancas e tudo era muito caro para dar personalidade ao apartamento. Então ela disse: “Por que você não pendura alguns pôsteres no seu apartamento? Assim, quando você mudar para um lugar maior, poderá tê-los com você e sempre levar o que você ama junto consigo“.

Ao perguntar à Linda e descobrir que eles custavam algumas centenas de dólares, achei caro e ela me levou ao MOMA (Metropolitan Museum of Art – Museu Metropolitano de Arte em Nova Iorque). Naquela época o MOMA tinha uma linda exposição permanente de pôsteres e Linda me convenceu que eu poderia ter algo como aqueles. Em 1980 comprei meu primeiro pôster e 5 anos depois, eu já tinha cerca de 165! 

Decidimos que para satisfazer nossa sede de buscar por mais, tínhamos que vender alguns pôsteres e foi assim que entramos no negócio que eu amo. Isso tudo é tão lindo! Coisas que compramos hoje podem estar no MOMA ou no Louvre no dia seguinte. Inclusive já estivemos envolvidos em muitas exibições de museus.

Elie na Galeria La Belle Epoque

“Você consegue imaginar alguém que trabalha comprando coisas bonitas? Que tipo de trabalho é esse?”

Linda na Galeria La Belle Epoque

FTC/Sofia: Há boas histórias nas viagens ao exterior?

LINDA: Em torno de 1982, adquirir pôsteres era um mercado secreto! Na minha primeira viagem à França alguém acidentalmente falou de um leilão e eu fui, sem falar nada de francês. Sorte minha a pessoa ao meu lado não só traduziu tudo para mim como também me passou o contato de pessoas que faziam restauro e outras que também vendiam, mas na época era tudo muito sigiloso! Desde aquela época as pessoas sempre foram muito gentis comigo de me levar à pessoa seguinte. Você consegue imaginar alguém que trabalha comprando coisas bonitas? Que tipo de trabalho é esse? Foi assim que eu continuei e segui aproveitando cada momento dessa jornada.

Inclusive comprei quase tudo daquele primeiro leilão e com a ajuda do meu filho trouxemos para Nova Iorque para assim eu e Elie iniciarmos o negócio. Ou seja: foi uma época muito divertida!

Celebridades e internet

FTC/Sofia: Fatos interessantes sobre pôsteres?

ELIE: Antes de irmos do bairro Upper East Side para nossa localização atual no West Village, nós já tínhamos muitas celebridades como clientes porque muitos deles viviam perto da nossa antiga loja na Columbus Avenue. Eles se apaixonam e vão à nossa loja! Celebridades como Elizabeth Taylor (atriz famosa por ter interpretado a Cleópatra) e Barbra Streisand (atriz e cantora) são exemplos de pessoas famosas que podiam entender o poder da publicidade e da beleza dos pôsteres da nossa galeria.

Como a propaganda demorava certo tempo até convencer alguém a comprar algo ela tinha que ser “incrível de cair o queixo” para alguém parar e ler a propaganda. Os pôsteres tem energia!

FTC/Sofia: O que mudou com a internet?

LINDA: Era muito legal ir em lugares lindos, ver coisas bonitas. Essa foi uma época muito especial na minha vida mas hoje com a internet envolvida tudo mudou. A diversão em buscar e caçar pôsteres praticamente acabou. Eu ainda tenho a chance de ver coisas que eu nunca tinha visto antes, o que é sempre emocionante e muito prazeroso. Quando chegar ao ponto em que eu já vi tudo… Isso não será bom.

Loja La Belle Epoque em Nova Iorque

Amor à profissão

FTC/Sofia: O que faz essa galeria de pôsteres especial?

ELIE:  Nessa galeria os donos são colecionadores então somos muito apaixonados pela arte assim como vendê-las para ganhar a vida. Nossa mercadoria é um reflexo do nosso gosto e nós sentimos que algo que julgamos como bom o suficiente para nossas casas é algo que queremos que os clientes recebam.

vários pôsteres vintage galeria em nova iorque

LINDA: O que é muito legal é que por profissão sou uma professora e eu amo ensinar sobre pôsteres! Sendo assim, para qualquer pessoa que venha eu digo: “Você não precisa comprar nada, é um grande prazer te mostrar e te ensinar e esperançosamente te interessar o suficiente para você curtir o prazer de ter um pôster vintage real autenticado.”

Acho que todo mundo deveria ter pelo menos um, porque é viciante! Depois que você tem o primeiro, quer mais. Mas honestamente só quero que todo mundo aproveite. Além de que é muito boa a experiência de você não se sentir obrigado (a) a comprar nada quando vêm à nossa loja. Quero que você aproveite a experiência!

pôsteres chapeaux mossant e cleveland

Além da Galeria Belle Epoque, outra loja em Nova Iorque vende pôsteres vintage, com foco em filmes: clique para conhecer a Posteritati!

Você pode comprar pôsteres pelo site da Galeria Belle Epoque clicando aqui e acompanhá-los no instagram pela página @vintage.poster!

@ftcmag #ftcmag

Tereza Teixera é estudante de Arquitetura e Urbanismo com muito prazer e está sempre procurando aprender mais sobre um pouco de tudo, principalmente sobre cenografia, criatividade, inovação, filosofia, negócios e novas formas de viver. Regida sob novos desafios e convivência constante com a arte.

Tereza Teixeira – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários