A vida nessa cidade pequena gira em torno da mais antiga universidade espanhola. Noite vibrante, atividades ao ar livre, a “Plaza Mayor” mais bonita que você poderia encontrar. É claro que estamos falando de Salamanca.

salaf3

Se você tiver pouco tempo, um dia e uma noite aqui são suficientes para ter um gostinho do que a capital de Castilla e León tem para oferecer. A cidade velha de Salamanca foi declarada Patrimônio Histórico da UNESCO. A arquitetura de tirar o fôlego foi uma das principais razões que levaram ao prêmio.

Isso sendo dito, alguns lugares não podem faltar. Entre eles estão a nova e a antiga catedrais, o prédio da universidade e a Casa das Conchas (abaixo), um edifício gótico de 1493 que hoje funciona como biblioteca e é um das maiores atrações turísticas. Acima de tudo, a praça central. Vá lá durante o dia e volte à noite, quando as luzes enfatizam a beleza.

Salamanca Casa das Conchas

Apesar de existirem prédios maravilhosos te esperando, a melhor dica para aproveitar a cidade é se perder nas ruas antigas, estreitas e convidativas. Um bom pedido é dar uma volta no rio Tormes ou até mesmo fazer um piquenique enquanto você estiver lá. Outro lugar para isso é o jardim de Calisto e Melibea, personagens do romance “La Celestine”. Esse é o local dedicado aos casais apaixonados. Não será difícil encontrar recados de amor e até uma fonte onde eles penduram cadeados do amor. Brega para alguns, fofo para outros.

Salamanca
A população de Salamanca não é muito maior do que 150.000 pessoas, a maioria de estudantes e idosos. A temperatura pode ficar bem baixa e até abaixo de zero. Mas a noite, felizmente, é conhecida por ferver! A agitação das ruas começa só depois das 2 da manhã. Antes disso, as pessoas podem ser encontradas nos “botellones”, reuniões na casa de amigos onde o objetivo principal é se divertir bebendo e se preparando para o que vem depois.

Já que a área onde os jovens saem não é tão grande, os lugares famosos normalmente ficam lotados à noite. As melhores boates são a Kandhavia, onde a noite só começa depois das 4 da manhã, e a Daniel’s. “La Chupitería”, também chamada de “Chupi”, é reconhecida pelos seus shots originais. Aliás, um ritual de passagem em Salamanca é beber o Diabo Verde, uma mistura de absinto e maconha capaz de te deixar bêbado surpreendentemente rápido. Experimente por seu próprio risco!

salaf2
Uma coisa incrível sobre Salamanca é que tudo fica perto. Em 10 minutos andando da Chupi você chega ao Paniagua, carinhosamente chamado de “Pani”, o bar mais agradável da cidade. Lá você pode ouvir um bom rock, escrever nas paredes, jogar sinuca e beber Água de Valência, uma deliciosa mistura de suco de laranja, vodka, champagne e gelo. Esse é o lugar em que os estudantes vão para se divertir e entrosar com turistas.

Depois de dançar, conversar e beber, você provavelmente estará com fome. Já deverão ser pelo menos 6 da manhã, mas você ainda consegue achar o restaurante de fast food Leonardo aberto! Coma o seu cheeseburguer com batata e vá para o seu quarto dormir. Se você tiver mais alguns dias, faça compras na rua Toro e aproveite as promoções. A Espanha é o melhor lugar na Europa para isso. Oura opção é pegar um ônibus ou alugar um carro. Você estará em Madrid em 3 horas!

Rent a Local Friend é uma plataforma global que conecta pessoas que amam viajar com aquelas apaixonadas pela cidade em que vivem e que tem uma boa história para contar. Mais do que um simples passeio, é o compartilhamento de informações e dicas locais que não estariam em um livro de viagens. É uma aposta na essência e na autenticidade de cada cultura.

Rental a Local Friend – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários