Depois de muito trabalho e estudo, nada melhor do que pensar em férias e uma bela viagem para curtir com os amigos, família ou a pessoa amada. O sul do Brasil é uma boa escolha, e para que a experiência dê certo, o ideal é pesquisar por cidades incríveis e plurais com diversão para todos como a capital do Paraná que traz diferentes tipos de passeios em Curitiba, e é um super destino. E depois de visitar Curitiba (você vai se apaixonar!), que tal dar uma esticadinha na viagem? Comece pelas lindas e relaxantes hospedagens em Gramado, porque só desse jeito a experiência de conhecer um pouco mais do sul do país estará completa!

Em primeiro lugar, para que uma viagem seja algo positivo, é necessário decidir em conjunto os destinos principais com as pessoas envolvidas: Curitiba, Florianópolis e Gramado são lugares muito especiais e divertidos. Sendo assim, comece procurando, por exemplo, por hospedagens em Gramado e em Curitiba, de início isso é fundamental. Em Florianópolis, acampar poderia seria uma opção. Se a viagem começar na capital do Paraná, então, a primeira coisa a se fazer é analisar as opções de passeios em Curitiba e depois nas outras cidades, montar um roteiro do que todos gostariam de fazer para embarcar com tudo organizado e poder aproveitar muito bem cada dia para que não haja qualquer desentendimento!

DICA: Tenha na mão sempre um smartphone. Aplicativos sempre ajudam quando saímos de casa em qualquer situação e também a descobrirmos lugarzinhos escondidos e darmos uns rolês locais bacanas.

O QUE FAZER EM CADA CIDADE? 

CURITIBA

A capital de Paraná é a capital ecológica do Brasil por conta da quantidade de metros quadrados de espaço verde por habitante. Isso quer dizer que há muitos passeios em Curitiba ao ar livre, em plena natureza, que merecem ser vividos e curtidos plenamente.

As melhores atividades e passeios para fazer em Curitiba:

– Conhecer o Jardim Botânico, um ícone de Curitiba, o cartão postal da cidade. Inspirado nos jardins de Versailles, é um belo lugar para percorrer e tirar belas fotos. O setor da estufa é pequeno em comparação, mas uma estrutura bonita e que aparece em todos os cartões postais!

– Visitar o Museu Oscar Niemeyer, o grande arquiteto brasileiro. Possui 17 mil metros quadrados, sendo o maior museu da América Latina. Possui um importante acervo de artes visuais, design e arquitetura.

– Passear pelo centro de Curitiba, onde há uma feira de artesanatos aos domingos (Feirinha do Largo da Ordem), conhecer a Catedral, a Praça Garibaldi, percorrer a Rua XV de Novembro, onde há muitas lojas e bares e é pedestre.

-Visitar o Parque das Pedreiras e aproveitar o Vale da Música, conhecer a Ópera de Arame e almoçar em seu delicioso restaurante.

Pra quem é vegano, uma lista de lugares descolados e deliciosos na cidade! 

FLORIANÓPOLIS

Atividades para fazer em Florianópolis:

– Visitar a Fortaleza São José de Ponta Grossa. Fica no noroeste da ilha e está rodeado de praias. É um belo lugar para percorrer por dentro e aproveitar para tirar fotos das lindas vistas ao redor.

– Fazer a trilha para a Lagoinha do Leste. É uma praia espetacular e afastada. É necessário andar durante uma hora através do bosque ou pegar um barco, mas é necessário conhecer esse lugar paradisíaco!

-Se pegar um dia frio ou nublado e não puder curtir as praias, visite o Centro Histórico, o Mercado Público, o Projeto Tamar, Costa da Lagoa.

-Visitar o vilarejo de Santo Antônio de Lisboa – um dos primeiros povoados açorianos da ilha — é meio que a “Santa Teresa (RJ)” de Florianópolis: um lugar bucólico e artístico, que fica a 14 km do Beiramar Shopping, pela SC-401.

GRAMADO

As hospedagens em Gramado, por sua vez, oferecem um amplo leque de opções de hotéis, pousadas e cabanas para todos os gostos, do mesmo modo que em Curitiba. Portanto, é só decidir e escolher onde ficar e por quanto tempo.

O que fazer em Gramado, a Suíça brasileira:

– Em primeiro lugar, é obrigatório comer o chocolate de Gramado, que é famoso e não tem nada que invejar aos chocolates suíços e belgas. Diversos tipos e, fazendo frio, o chocolate quente é o melhor do mundo!

– Visitar o Parque das Nações. É uma praça a modo de homenagem aos colonizadores de Gramado. Alemanha, Itália e Portugal possuem um espaço na praça e cada um deles é diferente do outro. Vale a pena conhecer.

Curtir Gramado à noite. A vida noturna é bem movimentada, os restaurantes atendem até a meia-noite e depois há bares e baladas até o sol raiar.

– Fazer uma excursão para Canela. Fica a poucos quilômetros de Gramado e vale a pena conhecer a magnífica Catedral, bem como passear pelas ruas e conhecer os ‘parques temáticos’, que são lojas decoradas com diversos temas como dinossauros, trens, chocolate.

E aí, pronto para dar uma volta por esses destinos maravilhosos no sul do Brasil?

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários