Now Reading
Tour grátis e guiado traz oportunidade de conhecer a história do Centro de SP

Tour grátis e guiado traz oportunidade de conhecer a história do Centro de SP

centro de sp

O passeio, que é gratuito, será realizado em todos os sábados. Um ótima opção de lazer e de conhecimento

O Centro de SP não é um apenas um lugar de trabalho intenso. É de lazer e cultura também. Sucesso absoluto desde 2019, o Tour Guiado pelo Centro Histórico já recebeu mais de 3 mil pessoas. É uma grande oportunidade para conhecer um pouco mais sobre os monumentos, as construções e a história da formação da maior cidade do país.

Nos meses de Junho, Julho e Agosto de 2022 será oferecido o roteiro Destaques do Centro Histórico. O passeio visita mais de dez pontos turísticos diferentes, como o Pateo do Collegio, Solar da Marquesa e Mosteiro de São Bento. O trajeto é realizado a pé e tem cerca de duas horas de duração.

Mosteiro de São Bento. Sua estrutura atual começou a ser construída entre 1910 e 1912, a partir do projeto criado pelo arquiteto alemão Richard Berndl (1875-1955). Imagem: Divulgação/Pátio Metrô São Bento

Os roteiros pelo Centro Histórico são uma iniciativa do Pátio Metrô São Bento em parceria com grupo de guias de turismo Caminhos do Triângulo, e acontecem com saídas sempre aos sábados, às 11 horas da manhã, na Praça da Colmeia no metrô São Bento. Como o passeio é gratuito, as senhas devem ser retiradas a partir das 10h30. 

A atividade é uma ótima ideia para quem quer conhecer as curiosidades e o processo de formação da cidade, revisitando a história desde o período colonial até a república.

Detalhe da fachada da Basílica Abacial, Mosteiro de São Bento. Imagem: Unsplash

O Triângulo Histórico de São Paulo

A cidade de São Paulo foi fundada em 1554 por um grupo de jesuítas que se estabeleceu no alto de um planalto cercado pelos Rios Anhangabaú e Tamanduateí. Durante 300 anos, teve seus limites demarcados pelas construções pertencentes a três irmandades: Beneditinos, Franciscanos e Carmelitas, formando assim o que chamamos de Triângulo Histórico

Tudo começou a mudar com a Expansão Cafeeira e a construção da ferrovia São Paulo Railway, que tinha sua principal parada na Estação da Luz. No século XIX, a cidade sofreu um crescimento desenfreado e se transformou cultural e arquitetonicamente. A chegada de imigrantes de diversas partes do mundo mudaram São Paulo para um grande centro financeiro, cultural e religioso.

Centro de SP: uma viagem no tempo! Imagem: Unsplash

Passear pelas ruas do Triângulo Histórico é encontrar os três períodos da história do Brasil em um só local: Colônia, Império e República se mesclam e proporcionam uma experiência de imersão e identidade pelas ruas do centro. 

Ponto de Encontro:

O ponto de encontro para a saída do tour é a Praça da Colmeia, que fica dentro do Pátio Metrô São Bento, bem aos pés do Mosteiro de São Bento. É necessário retirar a senha para o passeio com 30 minutos de antecedência. O número máximo de participantes é de 20 pessoas.

Edifício Altino Arantes ao meio (ex-banespão, hoje Farol Santander) e edifício Martinelli ao lado direito (o 1º arranha céu da América Latina): vistas de tirar o fôlego. Imagem: Unsplash

Trajeto do passeio:

  • Ponto de encontro: Pátio Metrô São Bento
  • Rua Boa Vista (Associação Comercial de S. Paulo, Ladeira Porto Geral, antigo escritório Ramos de Azevedo)
  • Pateo do Collegio
  • Casa 1, Beco do Pinto, Solar da Marquesa de Santos
  • Largo São Francisco
  • Rua São Bento (Largo do Café, Praça Antônio Prado, Edifício Martinelli)
  • Largo São Bento / Mosteiro de São Bento
  • Pátio Metrô São Bento

Vai lá:

Ponto de encontro: Praça da Colmeia, dentro da Estação São Bento do metrô

Preço: Grátis (sujeito à lotação, retirada de senha 30 minutos antes do início da atividade)

Saídas: todos os sábados a partir de 4 de junho

DATAS

dias 4, 11, 18 e 25 de junho

dias 2, 9, 16, 23 e 30 de julho

dias 6, 13, 20 e 27 de agosto

Horário: 11 horas, retirada de senhas às 10h30

Scroll To Top