Now Reading
Uma viagem pela gastronomia Niçoise: 6 lugares para comer deliciosamente bem

Uma viagem pela gastronomia Niçoise: 6 lugares para comer deliciosamente bem

Nice gastronomia Lu Fran-Carlin
Nice gastronomia Lu Fran-Carlin
Nice gastronomia Lu Fran-Carlin
Nice gastronomia Lu Fran-Carlin +16
View Gallery
Nice gastronomia Lu Fran-Carlin

Por que você deveria ir para Nice e comer nestes lugares? A explicação é simples: a gastronomia é um patrimônio

Comer em viagens é uma das melhores coisas. Agora que deixamos isso claro, vamos falar sobre Nice. O histórico meio francês e meio italiano da cidade faz com que seja um destino muito rico em arte, arquitetura e, especialmente, gastronomia.

gastronomia niçoise, com um interessante mix de França com Itália, consiste em comer bem, e muito, e beber bem, e muito bem. Os pratos são grandes e as refeições são compostas por diversas partes – entrada, prato principal, sobremesa, aperitivo, vinho, água, e por aí vai.

Nesta matéria, reunimos três restaurantes, uma gelateria e duas docerias que você absolutamente precisa conhecer se for para lá. Mas, antes disso, vale explicar algo importante: a gastronomia é um patrimônio, e em Nice isso é levado a sério.

Os restaurantes de comida autêntica e local passam por uma avaliação anual e recebem um selo de Cuisine Nissarde, que fica exposto na fachada e/ou cardápio. Nós adoramos a iniciativa e é algo extremamente útil para os turistas. Confira o nosso top 6 de lugares para ter uma experiência verdadeiramente incrível em Nice:

1 – LU FRAN-CALIN 

Lembra do tal almoço das 24h? Foi aqui. Comer no Lu Fran-Calin foi como visitar a casa dos avós italianos. O restaurante é comandado pelo casal Daniel e Elvira Silvetti – enquanto ele cuida da cozinha, ela cuida do serviço. O ambiente é familiar e o cardápio é bem completo, já que o endereço possui diversos selos de Cuisine Nissarde.

Nice gastronomia Lu Fran-Carlin

Nice gastronomia Lu Fran-Carlin

Para algo bem tradicional e diverso, comece com o L’Assiette Dégustation, com especialidades locais. Para prato principal, experimentamos o Les Gnocchis de Pomme de Terre maison Sauce Daube, nhoques de batata com molho de carne – também tradicional. De sobremesa, adoramos o Le Tiramisu aux Spéculos et Confiture de Lait. E mais importante de tudo: vá com fome!

Onde fica: 5 Rue Francis Gallo, 06300 Nice, França

2 – ACCHIARDO

Um restaurante como poucos outros, o Acchiardo está na família desde 1927, há quatro gerações. Mais do que isso, muitas delas moram ou já moraram nos andares superiores da casa medieval. O décor é simples e rústico, para deixar a arquitetura tomar conta do espaço, e muito charmoso. Você vai ver muitas fotos da família nas paredes.

O cardápio também é tradicional e local. De entrada, comemos Pissaladière maison, uma espécie de pizza de cebola. Como prato principal, provamos o Merda de Can – um macarrão verde – com molho de carne (o sugestivo nome é por conta do formato da massa, que lembra um cocô de cachorro. Mas é uma delícia, ok?!). De sobremesa, Mousse au chocolat. Não deixe de provar os apéritifs e faça reserva com antecedência.

Onde fica: 38 Rue Droite, 06300 Nice, França

3 – SENTIMI

Azulejos coloridos, estilo industrial, paredes de pedra e uma oliveira permanente compõem a atmosfera do SENTIMI, que tem uma pegada mais moderna e italiana. As pizzas são a especialidade da casa, e todas são feitas com farinha orgânica e recheadas com ingredientes frescos e da estação.

Por lá, comemos um tipo de pizza de entrada, ravioli de salmão e, claro, tomamos um Aperol Spritz.

Onde fica: 2-4 Place Garibaldi, 06300 Nice, França

4 – MAISON AUER CHOCOLATERIE CONFISERIE

Aberta em 1820, a Maison Auer Chocolaterie Confiserie fica em uma das ruas mais tradicionais de Nice. No interior, tudo é original da época (!), e o endereço foi frequentado pela rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX. Frutas cristalizadas, chocolate, nozes caramelizadas e outras delícias podem ser encontradas ali. Atualmente, a confiserie está na quinta geração da família Auer.

Onde fica: 7 Rue Saint-François de Paule, 06300 Nice, França

5 – ARLEQUIN GELATI

Nos faltam elogios para falar sobre esta gelateria italiana. Vamos resumir em: o Arlequin Gelati é o melhor sorvete/gelato que eu já tomamos na vida. Roberto é o mestre por trás do sabores e é super simpático – pode ser que você cruze com ele na loja, que ocupa uma esquina movimentada em uma área comercial da cidade. O sabor de pistache é a coisa mais incrível, assim como o chocolate quente (daqueles cremosos) e o spread de pistache (tipo Nutella, mas de pistache puro). Absolutamente vá.

Onde fica: 9 Avenue Malaussena, 06000 Nice, França

6 – LAC CHOCOLATIER

Doces, macarons e chocolates mais sofisticados são a especialidade da LAC Chocolatier, criada por Pascal e Valérie Lac  em 1995. Resistir à vitrine é um desafio. São três lojas em Nice, uma em Saint Laurent du Var, e uma em La Trinité. A marca já venceu três prêmios do Club des Croqueurs de Chocolat: segundo e terceiro lugar na categoria “melhores dos melhores” fabricantes de chocolate na França (2009 e 2013, respectivamente), e foi considerada “Imperdível” entre os 20 melhores fabricantes de chocolate da França em 2014.

Onde fica: 12 Rue de la Préfecture, 06000 Nice, França

ONDE NOS HOSPEDAMOS EM NICE: AROME HOTEL

A apenas 3 minutos a pé da Promenade des Anglais, o Arome Hotel fica localizado em um prédio que data do início dos anos 1900. O hotel foi inaugurado em abril de 2018após cinco meses de reforma, comandada pelos proprietários e parceiros Fabio Gasparri e Fabrice Fourré, que falam francês, italiano, português, inglês e alemão.

São oito opções de quarto e o atendimento personalizado de Fabio e Fabrice faz toda a diferença. Ar condicionado, cofre, janelas com vidros duplos, secador de cabelo, frigobar, cafeteira, chaleira, TV e Wi-Fi estão disponíveis em todas as acomodações e em respeito ao meio ambiente, todos os produtos do banheiro são orgânicos. Apesar de não servir café da manhã por conta do espaço, o hotel oferece café e chá à vontade. Nós adoramos a nossa estadia no Arome Hotel e com certeza, se voltarmos para Nice, nos hospedaremos lá no futuro.

*O FTC viajou com o apoio da Air France e do Escritório de Turismo de Nice/Côte d’Azur. Esse post é resultado de um projeto exclusivo, visando trazer aos nossos leitores uma abordagem única e com olhar diferenciado sobre um dos principais destinos turísticos do mundo. O FTC tem total controle editorial e opinião própria sobre o conteúdo publicado.

Scroll To Top