Vila na Polônia é toda decorada com padrões florais

follow-the-colours-Zalipie-01

Zalipie é uma aldeia isolada na Polônia, conhecida pelas casas decoradas com desenhos florais pintados à mão. Não se sabe como a ideia surgiu, mas acredita-se que a tradição vem do final do século 19, já que as cores escondiam as manchas de fuligem causadas pela fumaça das lareiras. Com o surgimento da ventilação moderna, as pinturas se tornaram puramente estéticas. 

Não levou muito tempo para a ideia se espalhar para fora das casas – e é aí que uma competição amigável começou. Desde 1948, acontece no feriado de Corpus Christi, a chamada Malowana Chata. Pintores locais (alguns homens agora, mas ainda predominantemente mulheres) criam seus próprios arranjos ou retocam padrões dos anos anteriores.

Uma das moradoras, Felicja Curyłowa (1904 – 1974), tornou-se tão obcecada com as decorações florais que cobriu quase tudo que era possível com os adornos. Sua casa foi transformada em um museu. No entanto, embora seja bem cuidada, sua arte não foi criada com o objetivo de atrair visitantes. Alguns desenhos parecem um pouco desgastado e deixados à sua própria sorte. Mesmo assim, Zalipie se mostra como um lugar atraente e autêntico, nos deixando com a impressão de ser um belo lugar para se visitar!

follow-the-colours-Zalipie-02

follow-the-colours-Zalipie-03

follow-the-colours-Zalipie-04

follow-the-colours-Zalipie-05

follow-the-colours-Zalipie-06

follow-the-colours-Zalipie-07

follow-the-colours-Zalipie-08

follow-the-colours-Zalipie-09

follow-the-colours-Zalipie-010

follow-the-colours-Zalipie-012

follow-the-colours-Zalipie-013

follow-the-colours-Zalipie-014

follow-the-colours-Zalipie-015

Mais imagens aqui.

Via.

Scroll To Top