FTCMAG Traveluv Uma visita ao Distrito Histórico Art Déco em Miami Beach
Traveluv

Uma visita ao Distrito Histórico Art Déco em Miami Beach

Miami Beach reúne a maior quantidade de prédios inspirados pelo movimento visual nos Estados Unidos;

Pops de cor, cantos e bordas curvas, blocos de vidro. Iluminação neon, cromados, vigias redondas, pisos de tijoleira. Em Miami Beach, as notáveis linhas arquitetônicas e fontes do estilo Art Déco podem ser encontradas por toda parte. Mas um de seus bairros históricos possui destaque especialmente por estes edifícios.

Breve história da Arquitetura Art Déco em Miami Beach

Além das praias, uma das características mais marcantes da cidade é a arquitetura Art Déco, movimento visual popularizado pela primeira vez em Paris na década de 1920, que se espalhou pelo mundo até a 2ª Guerra Mundial.

Construídas entre 1923 e 1943, a maioria das estruturas Art Déco em Miami Beach foram consideradas parte da segunda onda, conhecida como Streamline Moderne, por trazer referências do design aerodinâmico.

Logo, por conta das influências tropicais e litorâneas do destino, os prédios acabaram categorizados como Tropical Deco, por combinar formas geométricas e linhas elegantes, estátuas, uso de cores vibrantes pastel, que vão de azuis e rosa pastel a laranjas brilhantes, motivos exóticos de flora e fauna, além de adornos aquáticos e náuticos, que lembram transatlânticos.

Miami além do óbvio – 5 dicas de passeios culturais cheios de design pela cidade e arredores

Art Deco Historic District

Hoje, lar da maior concentração de prédios que contemplam o movimento nos Estados Unidos, o Art Deco District é reconhecido pelo Registro Nacional de Lugares Históricos. Porém, décadas de negligência quase levaram o cenário ser demolido, até que Barbara Baer Capitman fundou uma organização sem fins lucrativos dedicada a preservar, proteger e promover a integridade local.

Foi através de seu trabalho árduo e perseverança que a Art Déco em Miami ganhou projeção nacional, motivando a restauração da área, de seus hotéis, boutiques e restaurantes ao estilo original.

Com cerca de 800 edifícios históricos designados, embora alguns deles também se mesclem com outros de diferentes épocas, a região é parte da história e uma ótima opção de passeio.

Prédios famosos no Distrito Histórico em Miami Beach

Lincoln Road 

Embora a Lincoln Road seja mais conhecida por suas lojas, bares e restaurantes, se você estiver procurando um pouco da herança Art Déco de Miami Beach, também a encontrará aqui. O famoso arquiteto Morris Lapidus foi o responsável por pensar no amplo calçadão de 10 quarteirões como um espaço para reunir pessoas, com muitas esculturas e paisagismo. É possível observar vários prédios influenciados pelo movimento na região.

Colony Theater 

Ainda na Lincoln Road, o Colony Theatre é uma joia e sede do Miami New Drama, uma tradicional produtora de teatro que oferece programação rotativa de produções locais.

Lummus Park 

Assim como na Lincoln Road, o Lummus Park é um ótimo local para admirar a arquitetura Art Déco. Por ali, até a sede do Beach Patrol fica em um prédio projetado de acordo com as características do movimento.

A dica é aproveitar o sol enquanto observa o horizonte tomado pelo estilo, especificamente ao caminhar pela longa Ocean Drive.
 

Hotéis 

A assinatura do movimento é bem proeminente em muitos hotéis de Miami Beach, incluindo o National, com sua icônica piscina infinita, o Delano, que já foi o edifício mais alto da área, o Colony, o Baliza South Beach, e tantos outros com destaques em neon e design elegantes.

Na Ocean Drive, o Crescent Hotel foi construído em 1938.

O estilo Art Déco é proeminente em muitos hotéis na Ocean Drive e contribuem para enriquecer o passeio pela região, incluindo o Breakwater Hotel e o Colony Hotel, com seus destaques em neon.

Leslie Hotel e Waldorf Towers Hotel também se destacam pelo design típico Art Déco.

O Carlyle hoje é um prédio residencial, mas ficou famoso por ser cenário de filmes, como A Gaiola das Loucas.

Ao entrar no lobby do Cavalier, os visitantes são recebidos por belos móveis pretos e dourados, decorações náuticas, piso de cerâmica e uma lareira falsa cercada por velas e arte para completar a decoração eclética. Desde 1936, o hotel mantém sua fachada exterior original em cores e design.

Onde fica o Art Deco Historic District?

O Art Deco Historic District está localizado em Miami Beach entre a 5th Street e a 23rd Street, ao longo da Ocean Drive, Collins Avenue e Washington Avenue.

Seria praticamente impossível encontrar outro lugar com tantos edifícios com esse peculiar estilo e, principalmente, em perfeito estado de conservação depois de quase cem anos. Vale a visita! 

Sair da versão mobile