FTCMag FTC Decora Uma volta pelo escritório da capital mundial do design 2014: Cape Town!
FTC Decora

Uma volta pelo escritório da capital mundial do design 2014: Cape Town!

followthecolours-world-design-capital-cape-town-03

Depois de um hiato para participarmos do Projeto #LoveCapeTown, o FTC retornou da África com várias novidades. Foram muitas inspirações da Cidade do Cabo –  a Capital do Design em 2014. E por falar em design, fomos visitar o escritório pop-up da organização e conversamos com o pessoal que estava a todo vapor trabalhando para colocar as ideias em prática.

Para Cape Town, o evento é super importante pois a cidade tem como objetivo, usar o design como ferramenta de transformação. Com o tema “Live Design. Transform Life“, querem construir de uma maneira mais sustentável, a inclusão social e econômica dos sul-africanos. Isso significava reimaginar diversos espaços públicos e mudar a rotina das pessoas para alterar a sua realidade.

Foram diversas atividades, exibições, iniciativas e eventos paralelos durante o ano todo, sobre como o design poderá transformar vidas (principalmente em diversas áreas pobres do país). Em 2014, Cape Town ainda contou com a celebração de 20 anos de democracia e fim do apartheid, marco importantíssimo para todos. Motivos para comemorar? Vários!

Quatro temas principais foram desenvolvidos:

– Inovações africanas, conversações globais: ideias para se espalhar pelo mundo;

– Abertura de um caminho, sem separação, para o design reconectar e reconciliar a cidade e suas comunidades (que até hoje são bem divididas por conta do apartheid);

– Construir hoje, um futuro melhor: soluções sustentáveis para as pessoas e o planeta;

– Espaços e objetos mais bonitos: inspirar a arquitetura, design de interiores, gastronomia, moda, acessórios, craft, arte e a criatividade;

O escritório sem fins lucrativos fica no The Fringe District, um dos bairros mais criativos da cidade. O conceito e decoração é de Etienne Hanekom, um premiado designer do país. Em 4 semanas, o espaço foi construído utilizando peças recicladas, industriais e utilização de novas tecnologias.

As cores amarelo e preto fizeram jus a toda a comunicação gráfica do evento. E o mais legal? Todos os moradores que apoiaram a ideia, ganharam tinta amarela de graça para pintar suas casas e estabelecimentos comerciais. Demais! Dá uma olhada em alguns detalhes que captamos. Não dá vontade de trabalhar lá!?

Nós apoiamos! Cape Town além de ter sido toda design em 2014, conta com diversos passeios e pontos turísticos de tirar o fôlego.

 

Imagens: Follow the Colours e WDC2014.

Esse post é resultado da campanha #LoveCapeTown, uma colaboração entre iambassador e Cape Town Tourism. Follow the Colours possui total controle editorial sobre o conteúdo publicado neste blog.”

Sair da versão mobile