A série *Up no Home Office em parceria com o site Adoro Home Office traz a decoração de espaços legais de várias pessoas bacanas pelo mundo, para você se inspirar com os detalhes de cada um desses ambientes.
Essa semana conversamos com Gabriela Teló, publicitária de formação que trabalha com pesquisa de mercado, é embaixadora do movimento hoffice em Porto Alegre e sócia da Zest, uma iniciativa que segue o conceito de empresas livres.
Adepta do home office há três anos, Gabi conta que só agora conseguiu organizar o espaço como gostaria. “No meu dia a dia faço muitos skypes e sempre quis ter algo para dar uma divertida neles. Decidi, então, fazer uma arte que representasse um pouco do meu trabalho”.
Foi assim que ela resolveu convidar a amiga e ilustradora Élin Godois para soltar a criatividade em uma das paredes do escritório.
A super talentosa Élin deu vida a ilustrações que têm tudo a ver com o trabalho que a pesquisadora desenvolve. O conceito da parede é uma rede distribuída de perfis de pessoas, que condiz com o universo da pesquisa.
Como a rede é algo online, a ideia foi trazer o lado real e orgânico através de uma trepadeira sutil que envolve os fios que conectam os 11 rostos.
A opção por uma decoração mais lúdica não aconteceu à toa. “Sempre tive a ideia de que o espaço onde tu trabalha tem que ser capaz de te libertar e não prender. Por exemplo, li que uma decoração muito neutra não incentiva a criatividade”, explica.
Como acontece com a maioria dos adeptos do home office, uma das maiores dificuldades que a Gabi sentiu no começo foi a solidão e a falta de regras.
“Li muito sobre potencialização do tempo, técnicas de organização e hoje, 3 anos depois, posso dizer que eu me conheço realmente. Antes eu obedecia em tudo, seguia uma linha de entra as ‘9 e sai às 6’ que não respeitava o meu corpo”, relembra.
Hoje ela trabalha nas horas em que mais produz e sabe em que turno isso acontece. Quanto à solidão, além de ter adotado a cachorrinha Amora, procura fazer com que todas as reuniões que acontecem na cidade sejam feitas no ‘mundo real’.
A experiência com o home office fez com que a pesquisadora pegasse um pouco de birra dos modelos tradicionais de trabalho, pelo simples fato de não lhe fazerem mais sentido.
“Por que eu mudaria o meu tempo biológico para produzir menos, ficar presa em um espaço e ainda ser infeliz? Eu realmente acredito que o futuro do trabalho é a flexibilidade e ela pode acontecer tanto para quem é empreendedor quanto para quem tem carteira assinada. O que eu sinto é que as empresas precisam experimentar mais esses novos modelos, pois senão eles nunca vão conquistar as próximas gerações”, conclui.
* Se você se interessa pelo universo freelancer e quer saber mais sobre a rotina e dificuldades do mercado, confira o estudo Ser Freelancer, realizado pela Zest.
* Conheça o trabalho da ilustradora Élin Godois clicando aqui e inspire-se também com o lindo Guia de Nós Dois.
Encontre mais inspirações para o seu Home Office no nosso board do Pinterest abaixo:
Siga a pasta Follow Decora: Home Office de Follow The Colours no Pinterest.
*Up no Home Office é um projeto inspirado na série Bloggers at Their Desks, realizado pelo Follow The Colours em parceria com o Adoro Home Office.
Imagens: Lisa Roos (Élin fazendo as ilustrações) e Gabriela Stragliotto (escritório em geral).