A Cidade do Cabo é realmente uma lugar para quem gosta de cores. Ao participar do projeto #LoveCapeTown, um dos passeios que mais curtimos foi o Street Art Tour no distrito de Woodstock, um dos bairros mais criativos da cidade.
Para a África do Sul, a arte urbana tem um significado muito além da estética. É algo histórico e cultural, principalmente após o Apartheid. Até 2012, Cape Town não era vista como uma área favorável para intervenções urbanas, por conta de uma rigorosa lei. Foi quando um dos principais artistas sul-africanos, Ricky-Lee Gordon – mais conhecido como Freddy Sam, começou a mudar os muros ao trazer em suas obras, grandes significados para a população local.
Logo vieram artistas do mundo todo. Ao serem convidados, o bairro estava reinventado. Atualmente, a maioria dos grafites podem ser vistos entre as ruas Albert Rd e Victory Rd e Barron St e Essex St. Também é nítido ver a concentração de estúdios de design, agências de publicidade, lojas descoladas pelo local, por conta das novas cores pelas ruas, prédios e casas.
Dá uma olhada no que fotografamos:
Woodstock é um distrito que realmente se destaca. Há muitas comunidades diferentes que ali vivem juntas, mesmo com diversas diferenças religiosas e raciais. Atualmente, o local reflete parte do que chamam de “New South Africa” – um novo movimento no país que mostra dinamismo, modernidade e abertura de novos mercados. O ano de 2014 promete ainda mais: a Cidade do Cabo será a Capital Mundial do Design!
Durante o Tour, tivemos a ótima companhia de Jamal, guia local que morou anos em Woodstock e acompanhou toda a sua evolução. Jamal diz que o Street Art Tour em Cape Town começou quando ele teve a ideia de compartilhar seu conhecimento sobre a história local e cultural com amigos, turistas e visitantes. O passeio vale muito a pena. Adoramos!
Imagens por Follow the Colours.
Veja mais no Facebook: Street Art in Cape Town.
“Esse post é resultado da campanha #LoveCapeTown, uma colaboração entre iambassador e Cape Town Tourism. Follow the Colours possui total controle editorial e opinião própria sobre o conteúdo publicado neste blog.”