Após um ano marcado pelo retorno das atividades, muitas pessoas tem se mostrado mais aventureiras com suas escolhas. Confira as principais tendências de cores para 2023;
Escolhemos as cores para nossas paredes, roupas, como uma importante forma de expressão estética e de comunicação. É comum que as cores definam nosso estado de espírito, personalidade e até mesmo a forma como queremos ser vistos pelo mundo.
Como tudo o muda, o que é tendência também passa por mudanças. Se você está se preparando para reformar a sua casa, ou quiser se reinventar, é importante ficar de olho nestas tendências de cores para 2023, de acordo com as opiniões de especialistas.
Coral Expressivo
A indústria de design de interiores (principalmente) tem feito um movimento bem maior em direção a tons mais saturados. Para 2023, há o anseio por cores ousadas e uma mudança para os tons inesperados, especialmente depois de vários anos em que os neutros e suaves ficaram no centro das atenções.
Como o momento se mostra certo para destacar e incentivar essa vontade de ser criativo e expressivo por meio da cor, mesmo que isso signifique romper com o que é testado e comprovado, o vermelho-laranja impactante tem o seu lugar.
Este tipo de tom vivaz e eclético, que mistura vermelho, laranja e terracota, como um coral, oferece Joie de Vivre, ou seja, aviva os sentidos com seu otimismo elétrico, aumenta a vitalidade, tem a capacidade de tirar as pessoas de sua zona de conforto, além de energizar e elevar nosso espírito.
É possível utilizá-lo facilmente em uma sala de jantar, sala de estar para dar uma animada, ou apenas adicionar um toque de cor em um lavabo ou banheiro.
Lavanda Digital
Como o próprio nome sugere, o Digital Lavender é um tom perfeito para o digital, experiências gamificadas, de bem-estar e autocuidado. Este roxo-lilás “reconfortante” e “calmante” eleito pela WGSN/Coloro como Cor do Ano de 2023, ainda é adequado para os filtros de beleza virtuais e skins de moda digital, especialmente quando combinado com brilho e iridescência.
Além de trazer uma sensação de equilíbrio fundamental, marca presença nesta expansão digital, em produtos que promovem a saúde mental, o autocuidado, práticas de cura, sono e no design inclusivo de gênero. Também cai bem para eletrônicos e consumo digitalizado, como os apps fitness inteligente, wearables.
Muitas pesquisas sugerem que as cores com um comprimento de onda mais curto, como o Lavanda Digital, evocam calma e serenidade. Incorporada à cultura, o tom convive bem nos mundos virtual e físico.
Veremos esse roxo sendo importante também no design de interior e na moda. A cor inclusiva e jovem, expressa estabilidade e serenidade diante de tempos desafiadores.
Para quem deseja usar a tonalidade de maneira expressiva, a dica é aplicar em itens específicos de decoração como as luminárias para aumentar o humor, utensílios domésticos, almofadas, nas paredes ou pintar o teto de um ambiente.
Magenta Pulsante
Embora seja derivado do vermelho, o magenta tem um espírito vibrante próprio. Eleita pelo Pantone Color Institute como a cor oficial do ano de 2023, Viva Magenta (18-1750) é por natureza, alegre e poderosa. O vermelho com notas sutis de roxo complementa perfeitamente muitas paletas diferentes.
Criada com inspiração no vermelho da cochonilha, um dos corantes naturais mais preciosos do mundo, mostra a força e o brilho que ainda existe no mundo.
O tom não-convencional para tempos não-convencionais é enraizado pela natureza e nos reconecta à matéria original. Explora a dinâmica entre a Inteligência Artificial e a criatividade humana, vibra com força e energia.
Corajosa e destemida, esta cor expressa um novo vigor. É pulsante, exuberante, promove força, otimismo, alegria, impulsiona as celebrações, encoraja a experimentação e a auto-expressão sem restrições.
Verde Inesperado
O esverdeado claro e terroso vai conquistar casas em todo o mundo por sua capacidade de evocar a natureza. Nuances únicas como Silêncio de Inverno, a Cor do Ano de 2023 eleita pelas Tintas Coral, traz resultados inspiradores.
Sua qualidade cítrica e ácida, que pode ser inesperada para uma parede, traz o natural, a plenitude, a calma e oferece transformação. A cor, que lembra também flores secas e campos, pode trazer a sensação de permanência, mas quando complementada com outra paleta, cria um espaço divertido e sofisticado ao mesmo tempo. Cheia de energia, torna a casa aconchegante.
Pensada para fazer parte do morar a longo prazo e com o natural em seu centro, a escolha está em sintonia com o momento que vivemos. O tom equilibrado e encorpado oferece novas oportunidades e misturá-lo com mais ousados para acrescentar profundidade, personalidade, além de potência e criatividade.
Versão Mineral
Como vimos, há um interesse crescente em tons naturais, inclusive aos mais ligados à terra e ao artesanato. Em particular, tons de cobre e marrom quente que lembram diferentes tipos de madeiras, minerais e até joias.
Calcita Alaranjada, por exemplo, da Suvinil, é uma tinta feita com pigmentação 100% mineral. Através da combinação de argilas, dispensa o uso de sintéticos em sua composição.
O laranja terroso traz energia e inovação; incorpora perfeitamente o movimento em direção ao orgânico, fundamenta espaços com conforto e estabilidade, ao mesmo tempo em que fornece um background diferenciado para uma nova construção.
Ideal para momentos de transição traz inovação, como os laranjas dos anos 1970, e nos remete aos tons escavados no solo por nossos primeiros ancestrais.
É uma cor que nos ajuda a caminhar firme pelo presente, estimula os sentidos quando aplicada na parede e que apresenta uma textura sutil que nos convida ao toque e acorda o tato.
Blush Rosado
Expandir os horizontes e se abrir para as descobertas é o que inspira este neutro rosado eleito pela Sherwin-Williams como a cor do ano 2023. ‘Meu Caminho’ (SW 9081) vem em contrário ao passado para adotar uma disposição quente e terrosa.
O tom de blush transmite simplicidade para que as pessoas permaneçam curiosas e empáticas em relação a si e aos outros, à comunidade. A ideia é encontrar a beleza além de nós mesmos.
Os especialistas em cores explicam que por ser contemplativa, nos convida à compaixão e à conexão em qualquer espaço, além de desempenhar um papel importante no estabelecimento de uma base sólida.
Pode ser utilizado em qualquer ambiente e é facilmente combinada com tecidos de aparência natural, detalhes e objetos em madeira, terracota e peças feitas em argila.
Alternativa ao Preto
O preto nunca sai de moda, mas há uma infinidade de outras tonalidades que podem trazer sensação de profundidade e elegância. Como parte da previsão de tendências de cores, Benjamin Moore destacou o Wenge, um chocolate profundo com notas de marrom, violeta e preto, como alternativa.
Quente e envolvente, os tons terrestres, que mostram popularidade, conseguirem carregar drama e força que o preto nos traz. A paleta sofisticada foi projetada para funcionar perfeitamente sozinha ou em combinação com outra cor através de camadas.
Enigmática, combina conforto, incentiva o impulso, vai além do tradicional para ser experimentada como uma cor verdadeiramente excepcional. É ideal para aumentar a saturação em ambientes com paredes predominantemente neutras ou trazer equilíbrio a um espaço com muita cor.
Escolher uma cor é abraçar uma nova abordagem
As tendências de cores surgem a cada ano para renovarmos o olhar a nossa volta. Escolher uma cor é abraçar uma nova abordagem, é celebrar a liberdade, é emoção ao experimentar algo novo. Qual a sua favorita?