Ícone do site FTCMag

A influência das cores no mundo ao nosso redor

influência das cores

As cores têm um grande impacto em nossas emoções, comportamentos e decisões, razão pela qual é importante entender seus efeitos psicológicos sobre nós. Não apenas porque elas geralmente atuam em nível subconsciente sem que nos demos conta, mas também porque essa influência pode ser explorada com objetivos diversos.

Formas de utilização

Dependendo da atividade envolvida, uma determinada cor ou combinação de cores pode ser utilizada para ajudar a atingir o objetivo desejado. No marketing, por exemplo, as cores podem ser usadas nas aplicações da marcas e logotipos de empresas para que elas sejam lembradas pelos consumidores. Também nos itens promocionais e nas embalagens de produtos, têm um papel importante no apelo exercido sobre o consumidor. Estudos apontam que a cor representa cerca de 85% da razão pela qual um produto é adquirido. Um exemplo claro disso é o logo das mais famosas redes de restaurantes e lanchonetes, as quais usam o vermelho e o amarelo, tons que são estimulantes e remetem à fome.

Quando o assunto é entretenimento, em especial os videogames, as cores também possuem um papel de destaque. Existem hoje, por exemplo, plataformas que oferecem uma grande variedade de jogos de navegador, de estratégia a MMORPG, muitos dos quais podem ser jogados gratuitamente. Em suas interfaces gráficas, os desenvolvedores utilizam as paletas mais adequadas a cada sensação a ser estimulada. O azul, por exemplo, é utilizado em jogos de raciocínio e lógica, uma vez que ajuda a estimular a criatividade; já o vermelho traz uma atmosfera de perigo, sendo ideal para os games de ação.

Na arquitetura e no design, as cores podem ser utilizadas para criar atmosferas adequadas a cada ambiente. As tonalidades variam principalmente entre: quentes (mais amareladas), que dão a sensação de agitação e ação; frias (mais azuladas), que transmitem racionalidade e tranquilidade; claras, que geram um sentimento de flexibilidade e leveza; e escuras, que transmitem formalidade e autoridade. O mesmo é válido para a iluminação. Luzes mais azuladas são ideais para o trabalho, aumentando a produtividade, enquanto as mais amareladas trazem a ideia de conforto e costumam ser melhor aproveitadas em locais para relaxar.

Breve história da psicologia das cores

Conhecer um pouco sobre os efeitos que as cores exercem é importante, pois isso nos ajuda a utiliza-las tanto no aspecto pessoal, por exemplo, ao criar um ambiente mais aconchegante, quanto no profissional, sabendo quais as tonalidades que atraem mais clientes em determinada marca e, desse modo, conseguir mais vendas.

Sair da versão mobile