FTCMag

Mostre seu amor pela arquitetura com estas 10 ideias de tatuagem

Skyline, estilos arquitetônicos, diversos tipos de construções, prédios ou monumentos conhecidos mundialmente por sua arquitetura. Para quem gosta de tatuagens e o tema, encontrar o design certo é tão importante quanto encontrar o artista e o estúdio ideal. E, como dizem sempre: não tenha medo de mostrar seu amor por isso, estas ideias do Pinterest são perfeitas para você.

Abaixo, encontre 10 ideias de tattoos para os amantes da arquitetura:

1 – FIBONACCI

Imagem: Subtle Tattoos

Fibonacci é uma sucessão de números que, misteriosamente, aparece em muitos fenômenos da natureza. Descrita no final do século 12 pelo italiano Leonardo Fibonacci, ela é infinita e começa com 0 e 1. Os números seguintes são sempre a soma dos dois números anteriores. Portanto, depois de 0 e 1, vêm 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34…

Ao transformar esses números em quadrados e dispô-los de maneira geométrica, é possível traçar uma espiral perfeita, que também aparece em diversos organismos vivos. Outra curiosidade é que os termos da sequência também estabelecem a chamada “proporção áurea”, muito usada na arte, na arquitetura e no design por ser considerada agradável aos olhos.

2 – PRÉDIO

Tatuagem de Balazs Bercsenyi/ Imagem: My Modern Met

Uma tatuagem de prédio pode assumir muitas formas, desde construções hiperrealistas totalmente finalizadas até representações minimalistas de elementos arquitetônicos como o Empire State. Que tal se inspirar no seu ícone preferido e eternizá-lo?

3 – CATEDRAL

Imagem: Blog da Arquitetura

Geometria, matemática, astronomia, ocultismo. A iconografia das catedrais pode ir muito além do que a estética e religião. A arquitetura das catedrais escondem segredos e tudo influencia em sua simbologia: luz, decoração, estilo, características internas, externas, fachadas e muito mais.

4- SKYLINE

A técnica em fineline de East explora o uso de linhas retas, bem finas e precisas. Combina super com esse tipo de tattoo, principalmente quando falamos em Skylines, que nada mais é do que o horizonte artificial que a estrutura geral de uma cidade gera.

5- PONTE

Tattoo por Bicem Sinik. Imagem: Amazing Tattoos Ideas

As pontes têm suas próprias belezas e nos fascinam ao longo dos anos. Algumas resistiram ao tempo e são preservadas como tesouros. O feito de engenharia que ajudou os humanos a avançar e conquistar o mundo, hoje em dia são criadas com mais de uma função, e vão muito além de conectar dois terrenos. Seja qual for o caso, pontes são estruturas sofisticadas que nunca deixam de nos surpreender.

6- SÃO PAULO

Giulia Rosso curte o famoso padrão das calçadas de São Paulo e o tatuou no braço. Em seu bairro, Pinheiros, há essa escadaria que faz homenagem à artista que criou o conceito, Mirthes dos Santos Pinto. Assim como Giulia, os padrões, sejam de calçadas, ornamentais, monumentos, são feitos arquitetônicos bem interessantes para serem tatuados. Imagem: Fábio Tito/G1.

7- DESENHOS

A artista brasileira Fernanda da La Bottega dell’Arte, por exemplo, cria belas versões do que pode ser descrito como renderizações arquitetônicas. Sabe aqueles esboços de edifícios antigos que parecem rabiscados? Recorrendo a algumas das mais famosas obras arquitetônicas do mundo como inspiração, ela usa linhas finas, tinta preta e sketches para transformar uma tatuagem em um esboço brilhante. Imagem: Tattoodo. 

8- COMPASSO

Tatuagem de Camilo Nunes. Imagem: Archdaily

O compasso é um instrumento de desenho que faz arcos de circunferência. Também serve para marcar um segmento numa reta com comprimento igual a outro segmento dado, e resolver alguns tipos de problemas geométricos, como por exemplo construir um hexágono, ou achar o centro de uma circunferência.

Na arquitetura, ele é importante para desenvolver desenhos técnicos e projetos que necessitam de um toque a mais de criatividade, afinal, como diria Oscar Niemeyer: “de curvas é feito todo o universo”.

9- ESTILO BARROCO

Tatuagem de estilo Barroco abaixo do seio por Sara Reichardt. Imagem: Dubuddha Tattoo

arquitetura barroca é um estilo arquitetônico que surgiu durante este período, e que foi precedido pelo Renascimento e Maneirismo, e decorre até a primeira metade do século XVIII. Suas principais características são a extravagância, ser incomum e irregular, uso de movimento, proximidade do real, manipulação da luz, contrastes entre cheios e vazios, entre formas convexas e côncavas, características que também podem ser aplicadas na pele.

10- INSPIRADO EM FRANK LLOYD WRIGHT

Desenho de Gretchen Fleener. Imagem: Paintertainment

Frank Lloyd Wright desejava cidades mais harmônicas e chegou a projetar o que seria o arranha-céu mais alto de Chicago, o Illinois, que somaria cerca de 1,6km de altura. Em conformidade com os ideais naturalistas, segundo ele, o edifício seria uma construção “enraizada”, com uma estrutura profundamente fincada sob a terra. Isso porque o arquitetura prezava por construções orgânicas,  no sentido do ‘organismo’, de coisa viva”, além de valorizar ornamentos, preocupar-se com as texturas e integrar tudo com uma bela ambientação.

Para mais inspirações, siga nosso board exclusivo #tattoofriday no Pinterest:

Sair da versão mobile