Tyler Hullet é cientista americano e fotógrafo especializado em filmar a natureza em timelapse (especialmente o estado do Oregon, nos EUA). Acontece que no inverno, o tempo local é tão terrível que ao estar preso em casa, e depois de ver uma postagem no FTC sobre Thomas Blanchard, ele resolveu lançar um projeto. Com $40 dólares saiu para comprar tinta, leite, sabão e óleo e seguiu o passo a passo de Thomas, experimentando misturar os ingredientes com uma câmera em mãos.
Foi assim que “Chromogenesis“ nasceu. “Não há estrelas no Oregon nesta época do ano, por isso não consigo criar timelapses. Eu tinha visto o filme que vocês postaram e resolvi experimentar. Foi aí que misturei tinta, leite, sabão e óleo.”
Tyler conta que gostou do resultado e acabou criando uma versão longa do vídeo, depois de olhar para todas aquelas cores por algum tempo e ver que elas podiam causar ainda mais a sensação de relaxamento.
“Na seção de comentários sobre o vídeo de Thomas havia um pai dizendo que ‘desejava que houvesse uma versão mais longa para seu filho autista’. E eu pensei comigo mesmo – ‘eu gostaria de ver isso também, eu aposto que eu posso fazer isso, e acho que seria divertido tentar. E 6 semanas mais tarde aqui estamos”.
[Krō’mō-jen’ĕ-sis] – A origem da cor. A matéria que nasce do vazio e do caos. Os primeiros pontos, pioneiros, crescem, se reproduzem e evoluem. Até finalmente … se extinguirem. A entropia (conceito da termodinâmica que mede a desordem das partículas) sempre aumenta. O filme ambiental experimental é criado em 4K usando tinta e óleo.
O vídeo artístico de Tyler pode ser visto repetidamente e nos provoca uma ótima sensação a cada visualização. O resultado final não poderia ser mais hipnotizante. Confira alguns detalhes em imagens:
Se você gostou, saiba que dá para conferir a versão completa de Chromogenesis aqui. São 25 minutos de líquidos coloridos em movimento para relaxar o cérebro.
Vale a pena ver também o trabalho de Tyler Hullet em timelapse e a natureza de Oregon aqui.