Saiba como aplicar essa textura em seus ambientes;
Se você quer dar uma cara nova para um ambiente sem gastar muito ou fazer reformas demoradas, a dica é simples: mude o acabamento! Com criatividade, diferentes texturas, cores e efeitos podem transformar um cômodo de forma rápida e eficaz.
Imagine a seguinte cena: você está de mudança, buscou um apartamento para alugar em Joinville, e acredita que ali pode ser o início de uma ótima fase em sua vida. Mesmo que seja temporário, você já pensou em como refletir sua personalidade na décor do novo lar; aquele espaço seria o cenário perfeito para boas histórias e conquistas.
Após falar com o dono do imóvel, as transformações planejadas poderão ser feitas. Esta é a oportunidade de aplicar aquela tendência que tem te encantado cada vez mais, o cimento queimado. Além disso, o revestimento é uma ótima solução para combinar o estilo de decoração industrial, minimalista e contemporâneo.
Como fazer uma parede com aspecto de cimento queimado
A composição básica do cimento queimado é bastante simples: apenas areia, cimento e água. A mistura é aplicada na superfície desejada e pode ser utilizada tanto em paredes como em pisos.
Esta é a técnica mais conhecida, mas vale a pena colocar na balança as vantagens e desvantagens de acordo com o local em que o efeito será colocado. Apesar de parecer simples, uma série de variáveis podem influenciar seu aspecto final.
Por isso, é recomendado contratar um profissional com experiência para que a superfície fique com o resultado desejado.
Outras técnicas para obter o mesmo efeito
No caso dos pisos, por exemplo, é necessário selar o acabamento e as juntas de dilatação para evitar que rache menos com o tempo.
Também é possível usar o porcelanato, que simula bem o efeito. Além do revestimento não apresentar as imperfeições que podem aparecer com o tempo e que costumam incomodar, como manchas e rachaduras, não possui aparência porosa, além de ser resistente a quase todos os agentes de limpeza.
Para obter a aparência do cimento queimado nas paredes, uma solução é usar uma tinta pronta com o mesmo efeito. Basta preparar a superfície com uma base branca homogênea e depois aplicar com uma espátula. Atualmente, existem muitas opções de cores no mercado, o que facilita a combinação com móveis e acessórios. Neste sentido, é até legal baixar um aplicativo que simule a paleta de cores para visualizar toda a decoração.
Prateleiras, pias e bancadas de cozinhas, escadas, nichos e vasos feitos com o material também tem feito muito sucesso, dando aquele toque extra, sem gastar muito.
Vantagens do cimento queimado
Apesar da estética rústica, o cimento queimado traz modernidade, em grande parte pelo charme industrial que carrega. Por isso, um dos primeiros pontos a mencionar é sua versatilidade, já que as possibilidades de decoração com estilo são inúmeras.
Também faz com que os ambientes pareçam maiores e mais integrados, e sua cobertura também facilita a limpeza. O baixo custo e a durabilidade são outros motivos pelos quais a maioria das pessoas começa sua estrutura com o revestimento.
Quais ambientes não utilizar
Apesar de se adaptar muito bem em quase todos os ambientes, em alguns casos a proposta deve ser evitada. Por ter textura mais lisa, não é recomendado em ambientes mais úmidos, como banheiros e áreas próximas a piscinas, pois quando entra em contato com a água, pode tornar-se escorregadio.
Além disso, em espaços externos, é preciso ter cuidado com a exposição constante ao sol e as mudanças climáticas. Fissuras e manchas podem aumentar junto com os custos de manutenção.
Agora que você conhece as opções e vantagens do cimento queimado, fica bem mais fácil entender como aplicar a tendência em sua casa! Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais!