FTCMag

Como escolher a cor perfeita para a sua marca?

como escolher cor perfeita para sua marca colorido

Luz, cor e composição são apenas alguns dos fatores que entram em jogo quando nossos cérebros avaliam algo visual. Cada detalhe tem alguma influência, dependendo do contexto, do nosso amor pelo design, pela arte e nossas referências. As cores realmente desempenham um papel especialmente importante e é uma das primeiras coisas que as pessoas processam quando registram uma imagem.

Pensando nisso, não é de se admirar que muitas empresas e profissionais colocam seus esforços em cima do assunto e tendem a buscar a cor perfeita para a sua marca. Se você está trabalhando em uma grande rebranding ou apenas começando um trabalho, saiba que o impacto que os diferentes tons tem sobre o seu logo e marca podem fazer uma enorme diferença. Para entender como o público a interpreta, trazemos um pequeno resumo do que os consumidores podem enxergar. Confira:


Vermelho

Diferentes países têm diferentes significados para a cor vermelha, mas em geral, essa cor nos faz sentir energizado, apaixonado, poderoso, forte e rápido. Vermelho também tende a ganhar uma associação com o sangue, o que lhe dá um pouco de intensidade.

O que é mais interessante sobre essa cor, é que muitas vezes ela é vista em logotipos e anúncios todos os dias. CNN, Coca-Cola e Pinterest: todos usam vermelho e transmitem, de uma forma ou outra, que o seu produto possui a chave para um determinado “sucesso final”. CNN nos dá o poder de aprender, Pinterest fornece o poder de criar, e Coca-Cola oferece o poder de se divertir. Vermelho realmente tem o poder de fortalecer a mensagem de uma marca através de um icônico logotipo.

Veja mais 50 curiosidades sobre a cor aqui.

Laranja

Laranja é outra tonalidade brilhante que traz vibração e equilíbrio para um projeto. Como o vermelho, exige atenção, mas é um pouco mais suave, portanto, menos agressivo. Devido à sua associação com a fruta, o laranja é visto frequentemente em logos de bebida. Os refrigerantes Fanta e Crush são dois bons exemplos — as bebidas são associadas com o mesmo sabor.

Mas o tom também pode ser visto sutilmente no logo da Amazon, que é em preto e branco, exceto por uma seta laranja sorridente que conecta o A ao Z. Não é tão ousado como vermelho, mas ainda capta a atenção e dá uma sensação de calor.

Veja mais 50 curiosidades sobre o laranja aqui.


Amarelo

Muitas cores podem ter significados conflitantes, e isso é muito verdadeiro quando se trata do amarelo. Enquanto a cor brilhante tem algumas associações positivas como alegria, sol, verão e felicidade, também nos passa conotações negativas. Em algumas partes do mundo, o amarelo está ligado à doença, ciúme e perigo.

Entre as empresas que usam o amarelo de forma positiva estão McDonalds, Nikon e National Geographic. Cada uma dessas empresas é muito diferente, mas todas compartilham o tom que sugere alegria para a vida dos consumidores.

Veja mais 50 curiosidades sobre a cor aqui.


Verde

Verde é associado às vezes com a ideia de “siga em frente”, especialmente na cultura americana, por causa dos semáforos. Mas, em uma escala global, as marcas tendem a usar verde em seus logos se estão associadas ao meio ambiente, o que pode representar renovação, natureza, saúde e bem-estar.

Verde é muito comum nos mercados, alimentos naturais e produtos relacionados com a agricultura. Como exemplo, temos a Whole Foods e a John Deere, que adotam em suas marcas, os tons de esmeralda.

Veja 50 curiosidades sobre o verde aqui.


Azul

É a cor preferida de 45% das pessoas do mundo. Isso porque ela passa muitos aspectos positivos na maioria das culturas. E se você quer inspirar calma e tranquilidade, azul é a cor ideal. Sua forte associação com o oceano e meditação o fazem a cor perfeita para marcas que querem trazer serenidade para um processo difícil.

É por isso que muitas vezes vemos bancos, hospitais e companhias financeiras — como Chase e Visa, por exemplo — com logotipos que incorporam a cor. Estudos sugerem, por exemplo, que se um cliente vai fazer uma transação monetária, seu subconsciente faz uma associação direta com a cor da empresa. Se ela for azul, isso deve pelo menos deixá-lo mais calmo e sem preocupações, mesmo se a transação em si é um pouco mais estressante.

Confira 50 curiosidades sobre a cor mais adorada no mundo todo aqui.


Roxo 

Se a nobreza ou a sabedoria é a vibe que você quer passar, roxo é a melhor maneira de atingir seu objetivo. É conhecida como a cor da realeza e também dos criativos, já que ajudar o comportamento imaginativo.

Marcas como Yahoo e Cadbury usam roxo como fundo para seus logotipos, e ambas são instantaneamente reconhecíveis para seus consumidores. Yahoo, por um lado, quer nos passar sabedoria, com ferramentas que fornecem conhecimento (pesquisa na Internet) e inspiração. Já a Cadbury — cujos fundadores forneciam seus produtos para Rainha Vitória da Inglaterra — abraça a conotação real da história, ao usar a rica e criativa cor.

Veja 50 curiosidades sobre o roxo aqui.


Preto e Branco

Preto e branco são usados frequentemente um contra o outro. O preto nos traz mistério e sofisticação, e o branco, a limpeza e pureza. Quando combinados, criam equilíbrio. Quer um exemplo? A Cartoon Network efetivamente usa o P&B para criar seu logo simples e equilibrado, com os dois tons mostrando o yin e o yang da marca em si.

O termo “Network” transmite sofisticação e pode até mesmo dar a sensação de algo pesado, mas ao se juntar com o alegre “Cartoon”, joga com o balanço de duas ideias opostas — conceito que é também visto no desenho da marca.

É realmente importante considerar o valor emocional e o significado por trás de uma cor. Assim, é possível fazer maravilhas dentro de uma ideia! Lembre-se que é sempre mais fácil trabalhar com cores simples, e que o impacto de uma tonalidade forte e consistente com certeza ajuda a tornar sua marca inesquecível!

Via. Imagens: Shutterstock.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Sair da versão mobile