FTCMag

Feelipa: sistema brilhante permite que deficientes visuais “vejam” as cores

Sistema Feelipa permite deficientes visuais vejam cores 01

A cor é parte vital da comunicação. Mas, para os 285 milhões de deficientes visuais no mundo, ela realmente pode ser um desafio. Pensando nisso, a designer portuguesa Filipa Nogueira Pires inventou uma linguagem totalmente nova, que pode ajudar essas mesmas pessoas a “verem” as cores de maneira diferente.

Filipa lançou uma solução simples e genial, um tipo de sistema como o Braille, que permite que com o toque, cegos identifiquem os diversos tons através da combinação de formas geométricas. Assim nasceu o Feelipa Color Code (Feeling Colors), uma ideia pensada para trazer uma maior independência para essas pessoas.

Eis como o código funciona: um quadrado significa vermelho, um triângulo significa amarelo, o círculo quer dizer azul. Três barras verticais levantadas significam preto, cinza são duas barras média, uma é o branco. Misture as formas das cores primárias e crie outros tons. Por exemplo, um quadrado + um triângulo = laranja. Adicionar as barras levantadas, representa o quão brilhante é a tonalidade. 

A designer diz que o sistema pode ajudar as pessoas a compreenderem melhor as cores e os objetos ao seu redor. Elas poderiam vir como adesivos em relevo, por exemplo, que seriam aplicados em brinquedos, mapas de transportes ou até em medicamentos.

Felipa também quer introduzir o sistema em escolas e tem esperanças de que um dia, o código se transforme em uma linguagem universal.

Confira o vídeo:

Via.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Sair da versão mobile