De repente você começa o ano com alguém te dizendo qual cor regerá os próximos 12 meses. É natural que se questione o porquê, da onde tiraram isso, o que é que você tem a ver com essa de usar uma cor só. Mas à medida que os meses começam e terminam, você percebe que aquela tonalidade pode fazer sentido.
É nesse patamar que a Pantone espera que a gente chegue ao perceber que nós, enquanto sociedade e indivíduos, temos expectativas e passamos por transformações. Foi assim com o Quartzo Rosa e o Serenidade, cores de 2016. A escolha representava uma indefinição entre os gêneros masculino e feminino, principalmente na moda. Ao mesmo tempo, havia um movimento em relação à igualdade de gêneros, liberdade de consumo no uso da cor como uma forma de expressão.
A geração não se preocupava em ser estereotipada ou julgada. E foi no ano passado mesmo que marcas passaram a investir no genderless, o sem gênero, isso na moda e na maquiagem também. Entendem como as cores se adiantam às nossas necessidades? Ou será que tentam acompanhá-las?
Desta vez, nossas demandas emocionais giram em torno do natural, da busca pela calmaria e pelo contato maior com a natureza e tudo que a envolve. Eis o porquê do Greenery ser a cor do ano de 2017, um verde mais amarelado e intenso. Existe um desejo, segundo avalia a Pantone, de sairmos um pouco do digital para vivermos o mundo real à nossa disposição. Essa necessidade pode estar associada à tensão a que estamos submetidos diariamente e por isso o verde surge como uma forma de voltarmos ao eixo e aliviar a todo esse estresse.
E é bem isso o que sentimos quando entramos em contato com a natureza, não é mesmo? Os problemas parecem se dissipar, o ar que respiramos nos revigora, saímos de parques e praias com a certeza de que deveríamos ter aquilo mais vezes em nossa rotina. De todo modo, o Greenery que tanto reflete nossas necessidades está mais presente em nossa realidade do que imaginamos.
Listamos abaixo alguns momentos do nosso dia a dia em que essa cor dá o ar da sua graça:
Na Política: Assinala a necessidade de abrir espaço para o diálogo
A explicação de Blanca Liane Cernohorsky, representante da Pantone no Brasil, é que o Greenery remete ao que é natural. Politicamente, o impacto que se pretende com esse tom é que seja aberto espaço para o diálogo, já que explosões e violência não são tidos como naturais para os humanos.
Aqui a gente pode lembrar dos conflitos que envolvem Estados Unidos e Coréia do Norte, o interesse do Estado Islâmico em aterrorizar o Ocidente, ditaduras que deixam em crise países da América Latina… Sem contar a violência frequente que encontramos no Brasil – seja a física, a moral ou até mesmo a política.
Na Moda: Paleta de cores vai dos tons pastel aos intensos
Foi no final do ano passado que a Pantone anunciou o Greenery como tom de 2017, mas não demorou muito para que a cor aparecesse nas passarelas durante as semanas de moda, como na coleção Kenzo e H&M (imagem acima). E o verde vem combinado de tons pastel aos mais intensos, passando também pelos metalizados e amarronzados.
A própria Pantone divulgou em seu site dez cartelas de cores em que podemos combinar ao verde intenso.
Na Decor: Paredes vivas, espaços verdes em casa, jardins suspensos
O retorno à natureza, ter plantas ou um pedaço de um ambiente natural dentro de espaços fechados é algo forte na decoração. Se antes existia uma samambaia ou outra espécie dentro de casa, por exemplo, e o jardim era apenas aquele do lado de fora, há uns dois anos começamos a observar um movimento e tendência contrária.
Encontramos verde em um espaço no quintal, na sala, no corredor, até mesmo na churrasqueira para deixar a natureza mais perto da gente. E vale arrematar a decoração com as referências e materiais in natura que existem por aí, como a madeira, a cerâmica e o bambu.
Lifestyle: Consumo de sucos verdes e alimentação saudável
Há pelo menos três anos surgiu a moda da ingestão dos sucos verdes e detox. Se alimentar melhor também tem sido um hábito cotado pelas pessoas, que aprenderam a valorizar sua saúde, ainda que no Brasil, por exemplo, 54,1% da população adulta esteja em sobrepeso e 20%, obesa.
Nesse período também ganharam força e importância, os profissionais que estimulam consumo de alimentos saudáveis, a dieta balanceada, um lifestyle mais natural e atividades que remetem ao assunto como yoga, meditação e até a prática do mindfullness.
Você também pode completar essa lista, caso se lembre onde o Greenery está presente na sua vida.
Imagens: Pantone Institute, Shutterstock, Stock Photos, Kenzo e H&M.