Dois terços da população mundial ainda não tem acesso à internet. Eu sempre achei que o sinal wi-fi deveria ser liberado para e todo o mundo, como se estivesse “em volta” do planeta. Mas, com essa novidade, quem sabe?! Acredite ou não, o Google lançou o Loon for All, projeto que tem como objetivo fornecer conexão à web usando balões que flutuam na estratosfera. Sim, balões que viajam 20km de altura da superfície da Terra – onde os ventos são mais estáveis – e conectam pessoas à internet em áreas rurais, remotas ou após alguma catástrofe, ajudando-as na cobertura de sinal.
Cada balão consegue suportar sinal para uma área de 40km de diâmetro e a velocidade é similar ao sinal 3G. O controle de onde ele está e onde precisa ir é feito por algoritmos de geolocalização, além de serem equipados com painel solar e bateria para armazenar energia e funcionar durante à noite. Para conectar, basta usar uma antena especial ligada a um prédio ou casa. A ideia começou em Junho de 2013 com uma rede experimental na Nova Zelândia. Um pequeno grupo testou a tecnologia em Christchurch e Canterbury.
Os resultados do teste-piloto, bem como dos testes na Nova Zelândia, no Vale Central da Califórnia e no Nordeste do Brasil, estão sendo usados para melhorar a tecnologia na preparação das próximas etapas do projeto. Por aqui, continuamos esperando mais ideias geniais como essa. E que seja o começo de muitas outras para levar mais informação para pessoas. Confira: