A artista turca Mentat Gamze cria incríveis tatuagens minimalistas com elementos geométricos e detalhes em cor.
Mentat Gamze é uma artista de Istambul, na Turquia, que tem conquistado muitos clientes ao redor do mundo com seu estilo minimalista. Mentat cria especialmente tatuagens que tem detalhes e pontos de cor em vermelho.
A história de como ela chegou até aqui é longa. Na verdade, sua formação acadêmica não está relacionada com artes/design. Ela tem mestrado em Literatura Alemã pela Universidade de Hacettepe, em Ancara e começou a trabalhar quando ainda era uma estudante. Ao longo dos anos teve vários empregos, desde ser especialista em importação (compras para bartenders) até se tornar designer gráfico e fazer merchandising.
Há cerca de um ano, Mentat começou a tatuar fantásticos temas como a natureza (montanhas, flores, animais), formas geométricas e outros objetos, com traços finos e um pontilhismo elegante. Em muitos de seus projetos, o vermelho acrescentava algo a mais dando maior destaque para o desenho. A ideia pegou.
Hoje ela tem um estúdio em casa em Istambul, diz que se encontrou e ama o que faz. A artista turca nos contou um pouco mais sobre sua trajetória e inspirações. Confira entrevista exclusiva ao FTC:
FTC: Fale um pouco sobre você e seu estúdio. Como você se tornou uma tatuadora?
Posso dizer que passei a maior parte da minha vida adulta como um designer gráfico, mas eu era infeliz. Embora eu goste de trabalhar com isso, eu não estava bem com o que eu estava fazendo. Comecei a desenhar para mim, em seguida, para os amigos, em seguida fiz camisetas e bolsas. Naquele momento, eu não tenho certeza, mas alguns amigos vieram com a ideia de fazer tatuagens com os meus desenhos.
Após a primeira tattoo, tudo ficou claro, era isso que eu queria fazer. Infelizmente eu não estava em círculos de artistas ou profissionais e não tinha ninguém para perguntar, aprender ou observar. Eu passei por um momento muito delicado. Faz um ano agora, e após a prática como autodidata, eu realmente me encontrei.
Há muito para aprender e descobrir, mas saber disso, ter a certeza, é emocionante o suficiente pra mim. Eu tive um ato de fé, eu acho, coloquei tudo em risco, mas eu espero que eu possa inspirar outras pessoas a fazer o mesmo. Por agora, eu trabalho em meu estúdio próprio, na minha casa, em Istambul.
Hoje eu tatuo pessoas de diferentes países e culturas, escuto suas histórias, interajo com os clientes e testemunho o início de suas novas histórias com minhas tatuagens em sua pele. Eu acredito que cada pessoa é única, assim como deve ser a sua tattoo.
FTC: Como que as cores influenciam o seu trabalho? Você pode me dizer mais sobre o uso de vermelho?
Eu não gosto de usar cores em meus projetos, por isso que eu uso principalmente a tinta preta. Eu comecei recentemente a usar alguns detalhes em vermelho. Cada um tem um significado diferente na verdade.
Alguns expressam os dias felizes após os tempos sombrios, alguns o bem estar. Alguns são planetas e alguns são apenas um contraste do preto e escuro. Todo mundo tem suas próprias histórias, quer expressar isso pela vida toda. Eu estou apenas tentando dar uma ênfase melhor para alguns detalhes quando uso a cor.
FTC: Como você se inspira?
Eu me inspiro bastante com a natureza, animais, plantas e o universo. Na verdade, tudo o que meus olhos podem ver, além do que somos. E é claro, a partir de sonhos e fantasias.
FTC: Você pode nos contar 3 sites que você gosta bastante?
Tattrx, Bored Panda e o Pinterest.
FTC: Quando falamos sobre tatuagens nos tempos atuais, o que você pensa sobre este momento que estamos vivendo? As pessoas estão tatuando desenhos únicos feitos para ela, alguns são verdadeiras obras na pele. Não é apenas uma cópia de algum desenho, é algo pensado para uma só pessoa como você faz.
É muito bonito ver tatuagens exclusivas principalmente na era da mesmice. Novos estilos, melhores profissionais, ideias e designs incríveis estão aparecendo a cada dia. É impossível não ver a diferença quando olhamos para as tatuagens da década de 90.
FTC: Se você pudesse dar um conselho para uma pessoa que quer fazer uma tatuagem, qual seria?
Por favor, faça algo que foi criado apenas para você.
FTC: Como você descreve o seu trabalho?
Eu gosto de dizer que eu faço tatuagens detalhadas com linhas finas. Também é importante para mim que elas pareçam algo meio mágico, talvez como nos livros infantis. Eu não sou uma grande fã dos trabalhos realistas. Quero dizer, a realidade já está bem debaixo do nosso nariz, eu não quero ter isso também cravado na minha pele.
Acompanhe o trabalho de Mentat Gamze no Instagram, Facebook, Tumblr e Behance.