FTCMag

Tatuagem de círculo azul em diabéticos para ajudar na identificação

Uma pena sabermos dessa notícia apenas agora, mas mesmo assim, vale a pena compartilhar a ideia!

No mês em que foi celebrado o Dia Mundial do Diabetes (14/11), a campanha“Diabetes IdentiArte” foi lançada para chamar atenção sobre essa doença silenciosa que atinge 13 milhões de brasileiros. Entre as complicações mais comuns que os diabéticos enfrentam estão as crises de hipoglicemia e hiperglicemia, que podem levar à perda de consciência e até mesmo ao coma. Muitas vezes, os que estão à sua volta não são capazes de identificar qual tipo de atenção médica é necessária.

No Brasil, a ADJ (Associação Diabetes Brasil) sempre prezou pela identificação da condição nas pessoas, seja com uma pulseira, um colar, uma carteirinha ou qualquer outro acessório que informe quando ela própria não conseguir fazer isso. Pensando nisso, e para promover a conscientização para portadores, familiares, profissionais de saúde e comunidades, ela firmou parceria com o Led´s Tattoo, um dos estúdios mais conhecidos no Brasil, dando a oportunidade para algumas pessoas terem um símbolo (círculo azul) no braço que identificasse a diabetes.

follow-the-colours-diabetico-tatuagem-simbolo-internacional

Mas por que um círculo azul? Segundo a IDF – International Diabetes Federation – o círculo azul é o símbolo universal da doença. Divulgado em todas as suas campanhas, isso ajudaria na rápida identificação numa situação de emergência.

O projeto reuniu participantes com um perfil pré-determinado, que puderam fazer gratuitamente a tattoo, a fim de aumentar sua segurança. Antes, foi feito um estudo cauteloso com médicos que através de diversos exames, autorizavam a realização.

Finalizada em dezembro, a campanha teve um resultado fantástico para ambos os lados! Uma ótima ideia, não?

Se você tem diabetes e curte tattoo, quem sabe esse post pode inspirar você!

Via.

Sair da versão mobile