Threadstories é o codinome de uma artista cercada de mistérios sobre sua identidade. O que sabemos é que ela tem origem irlandesa e que tem um talento inquestionável para criar obras de arte que podem ser vestidas.
Graduada em Escultura na Faculdade de Belas Artes em 2004, ela cria o que o The Jealous Curator classificou como “máscaras têxteis lindamente bizarras”.
Dentre as diversas técnicas que Threadstories utiliza estão o crochê, o estofamento, o tingimento, a descoloração, a performance, a fotografia e a filmagem. Isso porque, além de executar as peças manualmente, ela também as registra posteriormente por meio de fotos e vídeos.
E são esses registros que ela utiliza como resultado de suas experiências com as máscaras: “Para mim, a fotografia ou o vídeo é que são a obra de arte, e não a máscara física”. A artista defende que “a máscara não é nada até ser ativada pelo usuário”, o que reforça o caráter escultórico e performático de seu trabalho.
COMO SURGIRAM AS MÁSCARAS DE THREADSTORIES
Em entrevista ao Iverna, ela contou que produziu sua primeira máscara no ano de 2015, com o intuito de usá-la em um festival. A artista diz que primeiro fez uma espécie de balaclava, e em seguida começou a adicionar fios que a deixavam com um aspecto escultórico: “Esse método de construir uma superfície maleável me pareceu ter um potencial infinito, e aí começou a compulsão”, complementa.
A formação em Escultura pode parecer distante do seu trabalho atual, mas ambos têm muito em comum. A irlandesa conta que manipular as máscaras e registrá-las é sua parte favorita do processo, e que é neste momento que ela se sente livre para criar e comunicar diferentes narrativas visuais, explorando uma infinita possibilidade resultados.
Seu processo de criação envolve fotografar as peças nas mais variadas formas, testando os movimentos do usuário. A partir desses testes ela acrescenta ou remove materiais dos objetos até conseguir que eles fiquem do modo ideal pra ser fotografado ou filmado. O processo todo é bastante experimental.
AS MÁSCARAS E A PRIVACIDADE ONLINE
O trabalho de Threadstories tem a intenção de gerar reflexões sobre privacidade e sobre manipulação de imagens nas mídias sociais. A maneira como nos vemos e como nos retratamos online é seu grande interesse de pesquisa: “Na maioria das vezes, sabemos que o que vemos nas mídias sociais é falso ou falsificado, mas ainda assim o ‘compramos’ em algum nível”, ela diz.
A artista afirma que já desenvolvia trabalhos relacionados à privacidade durante sua graduação, e que continuou questionando essa temática por considerá-la intrigante.
Ultimamente Threadstories tem expandido a escala de suas máscaras, de modo que elas se transformem em algo como vestimentas para todo o corpo, o que amplia suas narrativas visuais e permite que ela explore emoções e sensações mais amplas em relação a linguagem corporal.
Quando questionada sobre o que gostaria que as pessoas levassem de suas obras, ela afirma: “Eu espero que as pessoas estejam intrigadas com o trabalho e isso as incentive a querer gastar um pouco de tempo contemplando o que possivelmente está acontecendo na imagem”, conclui.
Acompanhe o trabalho de Threadstories através do perfil da artista no instagram.