follow-the-colours-Nikos-Gyftakis-01

Nascido em Atenas, na Grécia, Nikos Gyftakis estudou pintura, figurinos para teatros e música. Foram os dias no conservatório que lhe trouxeram inspiração para buscar sua veia artística.

Ele então resolveu investir nisso e criou inúmeras pinturas, cenários para filmes e espetáculos teatrais, fez curadoria de arte, ao mesmo tempo em que suas pinturas estavam sendo expostas em museus e galerias pelo mundo, como a Saatchi Gallery em Londres.

Em 2004-2005, Nikos criou uma de suas séries mais marcantes. “Self Portraits” e “Liquid Friends” – que trazem diversas obras psicodélicas que retratam o próprio artistas e alguns amigos, através de linhas vibrantes e curvas coloridas feitas com lápis de cor ou tinta a óleo, cheias de movimento circulares e fluxos contínuos.

Os rostos surrealistas se transformam através de padrões e texturas. Nikos contorce, puxa e empurra as imagens com os dedos. Cada peça é uma interpretação de como ele vê o mundo ao seu redor e vai além da superfície do rosto de cada pessoa.

Hoje morando na Suécia, o artista vem ensinando pintura e figurinos em cursos de Design e Moda em instituições públicas e privadas.

follow-the-colours-Nikos-Gyftakis-03

follow-the-colours-Nikos-Gyftakis-03a

follow-the-colours-Nikos-Gyftakis-04

follow-the-colours-Nikos-Gyftakis-10

follow-the-colours-Nikos-Gyftakis-05

follow-the-colours-Nikos-Gyftakis-06

follow-the-colours-Nikos-Gyftakis-07

follow-the-colours-Nikos-Gyftakis-08

follow-the-colours-Nikos-Gyftakis-09

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários