As obras do Coletivo Muda se baseiam na apropriação do espaço público e chamam atenção para a cidade.

O Coletivo MUDA foi criado em 2010 pelos artistas Bruna Vieira, Diego Uribbe, Duke Capellão, João Tolentino e Rodrigo Kalache, com o intuito de mudar a cidade. A partir da apropriação do espaço público, as intervenções do coletivo dialogam com a paisagem urbana, dando um novo olhar e significado a ela. 

Por trás de cada instalação, há um estudo e análise do que será feito. Cada criação artística é pensada e adequada para o lugar em que está. Uma obra transforma o espaço em que é colocada pela primeira vez e segue em constante mudança com ele.

O coletivo trabalha essencialmente com azulejos, material escolhido por chamar atenção. Combinados estrategicamente, como um mosaico, formam lindas peças abstratas. Além disso, cada projeto carrega a personalidade dos cinco artistas do Coletivo, o que contribui para que cada um seja totalmente diferente do outro.

As cores entram com o papel de reforçar o contraste entre o fundo branco do azulejo e o cinza da cidade. Isso ajuda a dar destaque para lugares abandonados ou com pouca visibilidade, instigando o olhar e o pensamento de quem passa por eles.

As instalações do Coletivo MUDA são feitas principalmente na cidade, no espaço público, mas recentemente também começaram a ser realizadas em ambientes fechados. A variedade de formas e cores dos azulejos possibilita diversas combinações que resultam em painéis decorativos, além de desenhos únicos e criativos.

Em 2013, o Coletivo fez sua primeira exposição com obras móveis, intitulada Território Modular. A instalação foi feita em uma galeria, mas a composição das obras obrigava os espectadores a andar diante delas, tornando-se assim um pedestre, um transeunte, como se passasse pela rua. A experiência convidava a uma reflexão sobre a relação das pessoas com a rua, o movimento e o olhar que direcionam para ela.

Além de suas diversas instalações no Rio de Janeiro, o Coletivo MUDA vem expandindo cada vez mais seu território de atuação nacional, com painéis em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina.

No exterior, as cidades de Nova Iorque, Buenos Aires, Havana, Florença, Roma, bem como as cidades lusitanas de Lisboa, Sintra, Porto e Guimarães também contam com instalações do grupo.

Coletivo Muda intervenção azulejos

Para saber mais, visite o site do Coletivo Muda

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários