Garrafa PET Veronika Richterová cactos

A artista tcheca Veronika Richterová dá uma vida nova para cada uma das garrafas PET que encontra em seu caminho. O que iria para o lixo, vira arte. Há mais de uma década, ela reaproveita o material e cria diversas esculturas. Através de vários métodos de corte e aquecimento, Veronika constrói peças translúcidas incríveis, desde luminárias até vasos fantásticos de plantas e cactos.

A artista conta que quando teve a ideia de criar a sua arte, intitulada “PET-ART” (Plastic Bottle Art), ela buscava garrafas de plástico principalmente nas lixeiras. Pouco tempo depois, descobriu que a variedade e os modelos mudavam rapidamente; alguns de suas preferidas de repente desapareciam e outras vinham à tona. Para ela, ficou claro de que era necessário preservar os objetos para o futuro. Aparentemente sem valor, eles seriam um testamento do nosso tempo.

Em 2007, Veronika e seu marido Michal Cihlář começaram uma coleção do material. Eles mapeiam sistematicamente a evolução do design das garrafas de plástico, apresentam embalagens do mundo todo, mostram as diferenças locais de seu país e apontam a imitação de rótulos e padrões. A coleção está sendo ampliada continuamente graças a muitos amigos que viajam e que estão sempre trazendo novas garrafas PET de todos os tipos.

Atualmente são mais de 3 mil PETs de mais de 76 países. Os dois criaram o PET-ART museum e escrevem incansavelmente sobre a história e o uso das garrafas plásticas em seu artigo A Tribute to PET Bottles. É realmente uma arte enxergar no que seria lixo, tantas ideias criativas! Veja outras esculturas de Veronika Richterová em sua galeria online.

Garrafa PET Veronika Richterová cactos prateleiras

Garrafa PET Veronika Richterová cacto amarelo

Garrafa PET Veronika Richterová cacto deserto

Garrafa PET Veronika Richterová rosas

Garrafa PET Veronika Richterová flor azul

Garrafa PET Veronika Richterová orquidea

Garrafa PET Veronika Richterová plantas

Fotos por Michal Cihlář. Via.

Carol T. Moré é editora do Follow the Colours. Cores, internet, design, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários